A porta-bandeira Squel Jorgea, que estava na Estação Primeira de Mangueira no Carnaval 2022, anunciou recentemente a aposentadoria na carreira. A sambista parou no auge. Por reconhecimento ao seu trabalho e arte em prol do carnaval e das escolas de samba, ela foi homenageada pelo site CARNAVALESCO com o prêmio Estrela do Carnaval. Squel explicou a decisão de parar.
“A minha decisão é muito difícil, mas eu precisei pensar em mim, olhar minha saúde, olhar minha vida, são 23 anos vivendo de forma intensa o carnaval e eu me vi doente e nisso uma série de reflexões passaram na minha cabeça, e eu preciso cuidar de mim, preciso de um tempo para mim e se 20 anos de carreira como primeira porta-bandeira não é um tempo bonito, eu não sei mais o que é. Eu acho que toda a contribuí que eu podia dar, eu dei, onde eu puder somar, eu vou somar, ajudar, mas estando fora, fora dos holofotes, fora da pressão, fora das cobranças, porque isso nos desgasta muito, é muito cansativo, não é fácil ser uma porta-bandeira, exigem muito da gente e a gente se exige muito. A gente se coloca num lugar de super-heróis, de máquinas, mas nós somos seres humanos, então tem uma hora que a doença vem, e eu sempre pensei muito sobre esse momento. Em que hora parar? Como parar? Como eu quero fazer isso? Qual a imagem eu quero deixar para as pessoas? Eu preferi parar ouvindo coisas boas, as pessoas me dizendo que vão sentir falta. É uma escolha difícil, mas eu precisei de muita coragem para poder olhar pra mim agora”, disse.
Ela agradeceu o carinho e reconhecimento por parte do site CARNAVALESCO em entregar o Estrela do Carnaval por tudo que ela fez para escolas de samba em que participou e pelos sambistas.
“Poder receber esse prêmio… Eu fiquei muito surpresa, porque eu não esperava e poder encerrar a carreira recebendo esse carinho do público, eu fiquei até surpresa com carinho das pessoas, eu ainda não consegui responder a todo mundo que mandou mensagem. Estou muito emocionada, eu ainda estou um pouco sem palavra, um pouco trêmula, mas eu me preparei muito pra estar aqui, eu rezei muito pra ficar boa logo, pra ter uma melhora nessa semana, para poder estar aqui bem. É com muita emoção e gratidão eu recebo esse prêmio e a gente se dedica tanto, tanto, e é poder ser lembrada é o que a gente leva e é o que fica pra história e eu sou muito grata ao site CARNAVALESCO por esse carinho”.