As gravações do audiovisual dos sambas-enredo da Liga-SP seguem de forma intensa. O trabalho iniciou na última sexta-feira e irá terminar no próximo domingo. A empresa Sala 22 Áudio e Vídeo é a responsável por gravar com as escolas do Grupo Especial e Acesso 1, fazendo toda a captação em pouco mais de uma semana. Outras organizações estão envolvidas no projeto. É isso o que conta Guma Sena, diretor da empresa e que está liderando o serviço. O dirigente falou sobre parceiros, deu detalhes das faixas e explicou brevemente o visual do local.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

guma gravacaosp25
Foto: Gustavo Lima/CARNAVALESCO

Buscar a semelhança com o som da Avenida

Guma explicou o início do projeto e qual é a ideia. De acordo com o diretor, a proposta é ficar semelhante ao Som da Avenida, playlist que fez sucesso nos últimos dois carnavais, onde foi captado todo o som do Anhembi. Isso irá acontecer somado aos clipes.

“Esse ano nós fomos convidados para fazer parte deste projeto. Um projeto audiovisual que nasceu através da experiência da avenida, que é o “Som da Avenida” e o “Esquenta”. A gente gravou já pelo terceiro ano e foi um sucesso, teve uma repercussão muito boa. A ideia é replicar esse trabalho aqui em estúdio, em um formato próximo do que é na avenida, que o nosso público gosta e consome, pensando sempre nas redes sociais, que hoje é o carro chefe para tudo. A gente tomou cuidado com algumas situações, principalmente na questão de introdução, um pouco mais curta, pensando em atingir o público jovem das redes sociais. Já fizemos o Acesso 2, que foi em estúdio. Nós temos um prazo muito curto e isso foi decidido em comum acordo, até pelo prazo do lançamento também. Foi uma experiência muito legal, depois de tantos anos cada escola gravando a sua faixa, mas é diferente quando nós temos um produto único. O resultado ainda não mixou, mas até aqui foi sensacional”, contou.

Empresas parceiras

O profissional falou sobre os parceiros que estão ajudando a realizar o trabalho. São renomados estúdios que gravam sambas-enredo o ano todo há muito tempo e empresa que gera o som do Anhembi, além de ter o apoio da prefeitura e da equipe operacional da Liga-SP, mostrando que o investimento e a crença em um ótimo trabalho é alto.

“Temos parceria com O Balanço Estúdios do Clayton Reis, RW Studios do Rodrigo Pimentel, que também está nesse projeto com a gente, fazendo a captação, gravação, a Tuka Som, que é quem faz o som da avenida, tem o pessoal da Onix Eventos também, o Chocolate, que está fornecendo todo o material de iluminação, a prefeitura está nos apoiando com a estrutura e a equipe operacional da Liga-SP também, incansável. Todo dia a gente está formatando ideias, sempre pensando no crescimento do nosso carnaval. Acho que a gente está conseguindo mostrar o resultado, ano a ano a gente está conseguindo mostrar um pouco do que é o carnaval de São Paulo”, disse.

Visual do local

O local das gravações conta com uma iluminação de alta qualidade e está sendo realizado no Espaço Cultural da Fábrica do Samba. Segundo Guma, todo o processo de estudo do local para montar o cenário demorou praticamente um mês.

“Esse projeto desde quando bateu o martelo, nós tivemos praticamente um mês entre o projeto, a planta baixa, as ideias e o projeto 3D que a gente faz para poder montar o cenário. Tem a operação também que é bastante complexa. Isso demorou em torno de 15 dias mais ou menos para montar tudo. E aí é o prazo da execução, fizemos a primeira parte que é o grid, a parte de luz, depois vem a parte de Lycra também para fechar todo o espaço, depois entrou o LED, e por fim entrou a parte de áudio e vídeo. Fizemos o cheque e todos os testes”, declarou.

Parceria com a Liga-SP

A empresa Sala 22, liderada por Guma Sena, tornou-se uma grande parceira da Liga-SP. Esquenta de Bateria, Som da Avenida e documentário “Bastidores do Carnaval” são alguns dos projetos realizados pela organização junto ao carnaval paulistano. O diretor celebra a parceria e diz que sempre buscando a melhora junto à sua equipe.

“Nós estamos, profissionalmente, indo para o sexto ano de empresa. Eu como representante, já venho pesquisando há muitos anos. No carnaval, fiz muitos laboratórios. A ligação que a gente sempre teve eu acho que contribuiu dia a dia para que a gente conseguisse fazer alguns registros, tanto de áudio quanto de vídeo. Ano a ano vamos melhorando. A gente está sempre buscando melhorar. A nossa equipe é um complemento. A gente sempre vai explorando novas ideias. Temos muitas pessoas competentes, muitos profissionais, juntamos as ideias em um formato que a gente quer gravar. O resultado, graças a Deus, é sempre satisfatório. Cada um contribui com sua habilidade profissional. Esse ano a gente está indo para o quarto ano com a Liga-SP, eu comecei com um filmaker fazendo alguns conteúdos, e hoje a gente está fazendo três operações na avenida, que são os esquentas, o conteúdo que a gente gera dentro da pista para a Liga durante o ano, e a operação de drone, que também foi um sucesso esse ano, teve uma repercussão muito boa. Agora a gente está fazendo um projeto audiovisual, onde queremos atingir não só o público do carnaval, mas outros públicos também para que a gente consiga levar essa mensagem, o que é o carnaval, o mais próximo possível do que é feito lá na pista com qualidade, com equipe, parceiros super competentes, e é isso que a gente vai buscar entregar”, finalizou.