A força feminina do samba é a grande protagonista do novo show que as Matriarcas do Samba levam ao palco do Teatro Rival Petrobras em 5 de julho, às 19h30min. Formado por Nilcemar Nogueira, Vera de Jesus e Selma Candeia, o grupo vocal apresenta o espetáculo “Pérolas negras do samba”, com um roteiro dedicado a sucessos eternizados por compositoras e intérpretes que se tornaram referências na história de lutas e conquistas do samba e, também, da presença da mulher no mais genuíno gênero musical brasileiro. O grupo terá ainda as participações especiais das cantoras Tia Surica, Ana Costa, Criss Massa e Flavia Saolli.

Foto: Divulgação

Nilcemar e Vera, respectivamente netas de Cartola e de Clementina de Jesus, e Selma, filha de Candeia, emprestam suas vozes a novos arranjos de clássicos de Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Lecy Brandão, Elza Soares, Clara Nunes, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra. A noite contará ainda com participações de convidadas especiais.

“Este show é muito especial para nós porque vamos homenagear grandes mulheres que, com seu pioneirismo, talento e coragem, abriram espaço para que hoje pudéssemos estar aqui. Com algumas delas chegamos a conviver em nossos quintais, junto com nossos pais e avós, sem saber da importância delas, tanto para a música, para a preservação e crescimento do samba, quanto para as conquistas femininas”, afirma Nilcemar Nogueira.

A data de estreia não foi escolhida por acaso. É que em 25 de julho se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 1992. Na mesma ocasião também é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído por lei federal em 2014.

Sobre as Matriarcas do Samba

O grupo Matriarcas do Samba foi lançado em maio de 2021, com um show virtual no Museu do Samba e, posteriormente, com um show presencial no Teatro Rival, em novembro daquele ano. A formação atual conta com Selma Candeia, filha de Antônio Candeia Filho, Vera de Jesus e Nilcemar Nogueira, que são, respectivamente, netas de Clementina de Jesus e de Cartola.

As apresentações do trio costumam reproduzir o ambiente e o clima das rodas de samba dos quintais do subúrbio carioca. No roteiro, sempre dedicam espaço para contar histórias das composições de seus ancestrais e a cantar clássicos de Cartola, Candeia e Clementina de Jesus, entre outros grandes sambistas que são símbolos de excelência musical e preservação da memória do samba.

SERVIÇO – Show
Matriarcas do Samba – Pérolas Negras do Samba
Local: Teatro Rival Petrobras
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia
Data: 05/07/2024(sexta-feira)
Horário: 19h30
Abertura da casa: 18h30
Classificação: livre
Ingressos: entre R$ 50 e R$ 120
Link para compra antecipada: https://bileto.sympla.com.br/event/94819/d/260312