InícioGrupo EspecialGrátis! Torcedores da Unidos da Tijuca se cadastram para assistirem aos desfiles...

Grátis! Torcedores da Unidos da Tijuca se cadastram para assistirem aos desfiles no Setor 1 da Sapucaí

Foram disponibilizados 450 ingressos para a comunidade da escola marcando um momento de oportunidades no carnaval carioca

Em parceria com a Liesa, a Unidos da Tijuca realizou na última quinta-feira o cadastramento de torcedores da escola para assistir ao desfile no Setor 1 da Sapucaí. Uma iniciativa que aproxima ainda mais a comunidade do espetáculo e valoriza aqueles que acompanham a agremiação durante todo o ano, principalmente, as pessoas que nunca estiveram na arquibancada da passarela do samba.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Estou emocionada e querendo assistir ao desfile. Vai ser a minha primeira vez e tem uma tia minha que hoje é da velha guarda, ela desfila desde pequena junto com a minha avó e eu mesma nunca participei. Esse ano eu decidi que eu quero assistir e aí veio essa oportunidade maravilhosa de ganhar o ingresso”, diz Gisele, de 42 anos, moradora do morro do Borel e torcedora da escola.

tijucana ingresso 7
Gisele (direita), de 42 anos, moradora do morro do Borel e torcedora da escola

As inscrições foram realizadas presencialmente na quadra da escola e o processo de cadastramento consistiu na apresentação do RG, CPF, fornecimento do nome completo e tirar uma foto do rosto, que ficará salvo em um programa de reconhecimento facial para o acesso ao setor 1, mas é recomendado levar documento original com foto no dia do desfile, caso haja algum erro na função e bater com a informação do sistema.

“Foi tranquilo. As meninas do atendimento foram bem atenciosas explicando todo o processo e o preenchimento foi bem rápido”, declara Daniela Monteiro, de 40 anos, analista de projetos de instalações a gás e componente da Unidos da Tijuca há 1 ano.

tijucana ingresso 5
Daniela Monteiro, de 40 anos, analista de projetos de instalações a gás e componente da Unidos da Tijuca

Com vagas limitadas, foram disponibilizadas 450 inscrições e o período de cadastramento foi das 19h às 21h, porém às 20h já estavam esgotadas. Muitas pessoas que chegaram por volta deste horário, infelizmente não conseguiram o benefício. A torcedora da escola, Gisele, garantiu o último ingresso e comentou a sua felicidade. ‘’Encerrou na minha vez. Era pra ser meu, então eu vou. E como eu não tive outras oportunidades antes, sou mãe de 4 crianças, hoje eu tenho e quero estar lá’’.

Emoção é diferente no Setor 1!

Popularmente conhecido como o espaço das torcidas organizadas e de membros das comunidades das escolas, o Setor 1 da Sapucaí é o ponto inicial e fundamental para a energia do desfile. Com capacidade para 9 mil pessoas, em assentos dispostos em uma rampa, sendo as primeiras fileiras mais baixas e as últimas mais altas, é considerado o ambiente da emoção e eleito por muitos o melhor setor da Sapucaí.

“Sinceramente, eu acho que é o melhor setor de todos porque é onde inicia tudo, onde a gente interage com a escola que está chegando, é onde nós passamos a emoção para eles que vão entrar na avenida com o pé direito e levantar o astral da galera”, afirma Daniela Monteiro, componente da Unidos da Tijuca contemplada com o ingresso.

Localizado no início de tudo, é nesse setor que todos os sentimentos podem surgir, desde a animação com a entrada da escola, até mesmo o clima de tensão quando acontece algum problema inesperado.

tijucana ingresso 6
Andrea Brasil, de 39 anos, gaúcha, que mora no Rio de Janeiro há três anos

“È muita alegria, é muita bagunça, o pessoal se anima de verdade e acompanha tudo ali, se acontece algum problema, a gente fica tenso mas se passa, a gente fica feliz e quando a escola entra, a gente fica mais feliz ainda”, declara Andrea Brasil, de 39 anos, gaúcha, que mora no Rio de Janeiro há três anos e torcedora da Unidos da Tijuca.

“Estou doida para que chegue logo para que a gente possa aproveitar e usufruir desse grande espetáculo que nós temos aqui no Rio de Janeiro”, é o que diz a servidora pública, Krishna, de 53 anos, desfilante da escola há 2 anos que resume o clima de felicidade e ansiedade das pessoas que conseguiram os ingressos através da ação da Unidos da Tijuca.

Um setor, histórias inesquecíveis

Quem já frequentou o setor 1 é bem provável que tenha alguma história que ficou marcada para contar. Esse é o caso da Andreia Brasil, que no ano de 2022 foi assistir ao desfile na Sapucaí no primeiro setor pela primeira vez e protagonizou um momento de tensão junto ao seu filho Bryan, que na época tinha 15 anos, mas que no fim teve um final feliz.

“Eu levei meu filho de 15 anos comigo e no setor 1 eles estavam dando copinhos de água para o público, eu pedi para o meu filho ir pegar para a gente e ele foi. Só que bem na hora que ele desceu as escadas, passou o surfista Pedro Scooby lá embaixo e ele admirado por sua primeira vez naquele ambiente, e por gostar muito do Pedro Scooby, ele ficou realmente bastante admirado, só que nisso iniciou o desfile da Imperatriz, todo mundo levantou e o meu filho se perdeu de mim”, conta Andrea relatando o seu desespero.

tijucana ingresso 4

“Eu chorava e as pessoas perguntavam qual era a idade dele. Eu respondi que ele tinha 15, que era a primeira vez dele na Sapucaí e somos novos no Rio de Janeiro’’. Depois de meia hora procurando pelo filho e ela já com a identidade pedindo ajuda aos bombeiros, que tentavam tranquilizá-la o tempo todo dizendo que iriam encontrá-lo, Andrea teve uma surpresa. ‘’Quando desci, senti alguém batendo nas minhas costas e era ele dizendo ‘mãe, eu estou aqui’ e eu o abracei muito emocionada”. Ela finaliza dizendo que o filho ficou muito envergonhado, ela completamente aliviada, emocionada e dando risada porque a experiência ficou marcada por uma boa história para contar.

União entre comunidade, escola e desfile

A Unidos da Tijuca será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro, e sua comunidade já se prepara para dar um verdadeiro show de entusiasmo e paixão na Sapucaí, e depois aproveitar a atmosfera do setor 1.

“Estou muito ansiosa de passar pelo setor 1 desfilando e depois voltar para assistir os outros desfiles”, declara a empresária Loiva, de 38 anos, componente da escola há 2 anos.

tijucana ingresso 2
Empresária Loiva, de 38 anos, componente da escola há 2 anos

Uma iniciativa que se destaca como uma oportunidade para quem não tem condições financeiras de arcar com o ingresso e para as pessoas que sonham em assistir aos desfiles pela primeira vez. È o que comenta a componente da agremiação, Daniela Monteiro.

“Estou achando espetacular porque nem todo mundo tem uma situação de comprar um ingresso, muito menos de assistir o desfile porque a gente sabe que não é barato, então a gente fica muito grato em poder assistir gratuitamente”. Ela revela que já esteve assistindo aos desfiles na avenida quando criança, mas que agora, aos 40 anos de idade, será como a primeira vez.

Festa do povo, feita pelo povo e para o povo. Os desfiles das escolas de samba são momentos de celebração e exaltação das raízes culturais do Brasil, e a chance de estar participando dessa atmosfera, está sendo vista como uma forma de valorização. “É louvável porque a gente está enaltecendo a cultura popular brasileira e afrodescendente, ou seja, a gente está dando valor às raízes do nosso país, às tradições populares, então acho muito importante esse acesso da população, da comunidade a essa cultura”, ressalta Miriam Souza, de 53 anos, desfilante da Unidos da Tijuca há 2 anos.

tijucana ingresso 3
Krishna, componente da agremiação tijucana

Como uma forma de reconhecimento, a ação foi bem avaliada pelos participantes da comunidade. “Isso já devia acontecer desde o começo, a gente merece assistir, a gente dá o sangue na avenida, desfila com muito amor, com lágrimas, suor e muito coração e a gente merece esse privilégio de assistir as escolas”, finaliza Krishna, componente da agremiação tijucana.

- ads-

Bloco dos Puxadores reúne intérpretes do Rio e SP em esquenta para o carnaval no domingo

O Bloco dos Puxadores promete sacudir Vila Isabel neste domingo com um time de intérpretes consagrados do Carnaval do Rio de Janeiro e de...

União de Maricá: 90% das fantasias prontas para o Carnaval

A União de Maricá está com quase tudo pronto para buscar o tão sonhado acesso na elite do Carnaval em 2026. Com apoio da...

‘Um grito por justiça’: Unidos de Bangu dá voz à luta indígena com enredo sobre a Aldeia Maracanã

Muito além dos cinco dias de desfiles, o carnaval tem um papel histórico de amplificar vozes silenciadas e dar visibilidade a quem não é...