Após oito carnavais no domingo, a Grande Rio voltará a desfilar na segunda-feira (será a quinta), em julho de 2021, caso o Brasil esteja vacinando sua população, e a Liesa receba a autorização das autoridades sanitárias para realização dos desfiles. A última vez que a Tricolor de Duque de Caxias desfilou na segunda-feira foi em 2013, quando apresentou o enredo “Amo o Rio e vou à luta… Ouro negro sem disputa” e terminou como sexta colocada no Grupo Especial do Rio de Janeiro.
O diretor de carnaval, Thiago Monteiro, comemorou o sorteio para os desfiles de 2021.
“Após um longo e tenebroso inverno, depois de oito anos, estamos de volta à segunda-feira. Para gente é muito bom. Antes do sorteio, eu até brinquei que segunda é dia de Exú. Se Deus quiser, ele já está abrindo os caminhos para gente fazer um grande carnaval. Era a posição que nós queríamos, última escola (a concentrar) nos Correios, na segunda-feira de carnaval, então posso garantir que a gente está muito satisfeito. As pessoas da escola, todo mundo muito feliz, comemorando esta posição”.
No dia da entrega da sinopse do enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, de autoria dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, Thiago Monteiro também falou sobre o momento da Grande Rio.
“É a primeira vez que Exu será homenageado. É a nossa aposta mais alta. Há muito tempo não temos isso no carnaval. É uma história muito grande. Vai ser um divisor de águas. Tenho certeza pela forma que está sendo conduzido pelos carnavalescos. Temos algo grande na mão. Se para 2020 estávamos com muito esperança, posso falar que estamos ainda mais com esse enredo. É a certeza que estamos no caminho certo”.