A Acadêmicos do Grande Rio realizou no último domingo seu primeiro ensaio de rua na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no Centro de Duque de Caxias. A escola demonstrou muita força e garra neste primeiro treino, com uma atuação especial de Evandro Malandro junto à bateria de Mestre Fafá, além da demonstração de que a obra já está na ponta da língua dos componentes. A Tricolor caxiense levará para a Sapucaí o enredo “A Nação do Mangue”, sobre o movimento Manguebeat, surgido no Recife e que tem como um dos seus principais expoentes o músico Chico Science. A agremiação será a terceira escola a pisar na Sapucaí na terça-feira de carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

granderio rua712 1
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Daniel Werneck e Taciana Couto encantaram muito nesta noite com uma dança que une o tradicional do bailado a movimentos mais representativos e explicativos do samba da escola. Encantando os espectadores do ensaio da Grande Rio, o casal realizou giros com grande precisão, demonstrou sincronia em diversos movimentos e apresentou um cortejo bem clássico, somando a agilidade à leveza que ambos possuem ao desfilar, sem perder a força dos gestos ao longo da apresentação.

granderio rua712 3

SAMBA E HARMONIA

Com Evandro Malandro conduzindo, a agremiação conseguiu mostrar o quanto o samba para o próximo carnaval já está na veia do Tricolor Caxiense. O cantor estreou bem neste fim de ano e demonstrou o quanto busca força e potência para transmitir não só as histórias, mas também os movimentos sociais ao seu redor. Evandro foi auxiliado por seu carro de som, que também demonstrou muita segurança no trabalho conjunto. O samba da escola funcionou muito bem e foi cantado de ponta a ponta da rua, com grande participação dos componentes, que abraçaram fortemente a obra, especialmente nos momentos em que o canto é jogado para eles, como em “Freire, ensine um país um analfabeto” e “Eu também sou caranguejo, à beira do igarapé”.

Ao CARNAVALESCO, Evandro comentou sobre esse primeiro ensaio de rua, destacando a força do canto da comunidade da Baixada.

“Estou muito feliz, a gente estava ansioso para pisar aqui na Brigadeiro e dar o show que costuma dar para Caxias, para a Grande Rio e para todos os visitantes. Espero que todos estejam saindo felizes, foi um ensaio maravilhoso. Estou muito feliz com o comportamento do pessoal, tanto quem estava desfilando quanto quem estava na calçada. Foi maravilhoso ver todo mundo cantando. Acho que Caxias precisava disso, vir logo para a rua para mostrar o quanto a revolução já começou”, afirmou.

granderio rua712 5

EVOLUÇÃO

A evolução da escola teve muita força do componente caxiense, que passou bem solto durante este primeiro treino. Os foliões vieram tranquilos dentro de suas alas, mas sempre felizes, comemorando com os braços e com elementos como leques, bastões de luz e mastros, demonstrando muita energia. A escola apresentou uma ala coreografada que não impactou a evolução, assim como foi dissipado o temor de que a presença de Virgínia Fonseca, rainha da escola, pudesse causar algum tipo de interferência, o que não ocorreu.

Thiago Monteiro, diretor de carnaval, comentou também sobre o mini desfile na Cidade do Samba e analisou o primeiro ensaio de rua, destacando a participação da comunidade e o reforço de grades ao longo do trajeto.

“Ali fomos com 3% do contingente dar uma volta no quarteirão, fazer uma festa. Para a gente, tecnicamente, ali é nada. Hoje, efetivamente, começa a nossa preparação de deslocamento. Treinamos na quadra, em ambiente fechado e controlado. Hoje começa nossa preparação real. Para o minidesfile, a gente faz festa, não avaliamos tecnicamente. Ali é uma grande festa maravilhosa, parabéns para a Rio Carnaval e todas as escolas, mas a Grande Rio não entra em pilha”, declarou.

granderio rua712 2

“Superou minhas expectativas. A comunidade cantou muito, os segmentos funcionaram muito. Lógico, é o primeiro ensaio de rua. No nosso planejamento, temos ensaios agora em dezembro, janeiro, os ensaios técnicos, e a escola sabe onde quer chegar. Estou muito satisfeito, vendo a escola lotada, todo mundo com vontade, sabendo o que tem que fazer. Isso é o fundamental. Agora vamos continuar no caminho”, afirmou.

“Estamos acostumados com o povo. Colocamos grades em alguns pontos, um pouco mais para janeiro. A escola tradicionalmente está acostumada a esse tipo de ensaio. Gostamos do calor do povo de Caxias. Nossa filosofia é que o povo vem com a gente. Na hora da pista, sabemos o que fazer, a comunidade sabe o que fazer, sabe quando tem que formar, onde tem que andar. Isso nunca foi questão. Ganhamos um carnaval assim. A comunidade de Caxias é muito importante para a gente. Afinal, desfilamos em outro município, e é aqui que nos abastecemos. Na minha ótica e da diretoria, não gostamos de afastar, de apartar. É todo mundo junto. Se a comunidade for problema para a gente, a gente deixa de existir”, disse sobre as grades.

OUTROS DESTAQUES

A bateria de mestre Fafá foi um grande destaque da noite. Os ritmistas fizeram diversos momentos de paradinhas, bossas e outras intervenções que deram muito gás aos componentes. Fafá falou ao CARNAVALESCO sobre o primeiro ensaio.

granderio rua712 4

“Tudo que a gente se propõe a fazer na quadra vem dando certo. O sistema do caminhão funcionou muito bem, a bateria se portou muito bem, a escola se portou muito bem. O nosso samba vem crescendo, evoluindo a cada ensaio, a cada terça e agora também aos domingos, que é de suma importância. É muito feliz quando você acaba o ensaio e os presidentes e a direção de carnaval te parabenizam, dizendo que foi muito bom, que a escola fluiu muito bem. Continuamos com nossa métrica de silêncio e trabalho. Acho que temos que falar menos e trabalhar mais, e a resposta se vê na avenida. Sabemos que podemos evoluir cada dia mais, sabemos que podemos melhorar, e vamos melhorar até chegar ao ponto certo”, afirmou.

granderio rua712 6

A rainha Virginia Fonseca também chamou bastante a atenção do público, mostrando evolução no samba e sendo muito receptiva, dentro das possibilidades, com quem acompanhava o ensaio. A comissão de frente, comandada por Hélio e Beth Bejani, não esteve presente neste primeiro treino.