Após um desfile de muitas inovações, principalmente, em relação ao uso da luz do Sambódromo, a Grande Rio se prepara para 2025, com grandes expectativas, após o terceiro lugar na disputa do último carnaval. O CARNAVALESCO conversou com Thiago Monteiro, diretor de carnaval da escola, e mestre Fafá, comandante da bateria, sobre o que esperam do sorteio da ordem dos desfiles, no próximo dia 23 de maio, na Cidade do Samba.
Altas expectativas
Thiago Monteiro falou sobre como a escola, apesar das preferências de que posição desfilar, deve fazer um excelente trabalho: “A expectativa é que a Grande Rio caia na melhor posição possível, evidente, que papai do céu nos abençoe e nos reserve uma boa posição para se distribuir em 2025. É lógico que a escola que quer ser campeã não pode escolher muito horário, mas a gente tem nossas preferências”.
Mestre Fafá caminha pelo mesmo lugar, torcendo para que a escola fique em uma boa posição, para prosseguir planejando o próximo carnaval: “A expectativa é muito grande. A gente vem de um grande carnaval, muito disputado. Tivemos cinco ou seis escolas brigando pelo primeiro lugar. E a gente sabe o quanto está ficando mais difícil, o quanto está ficando mais criterioso o carnaval. Espero ter uma boa posição de desfile dentro das expectativas que a escola almeja para poder planejar mais um grande carnaval. A gente está muito confiante no nosso enredo, com o pé no chão e humildade. Acho que são os maiores lemas da Grande Rio. A gente melhora o que a gente já sabe, o que a gente sabe que está certo, e tenta corrigir o que está dando errado. Nossa expectativa é muito alta para a gente conseguir uma boa colocação de desfile”.
Grande Rio apresenta integrante que vai atuar em parceria com os carnavalescos na pesquisa do enredo
Um carnaval diferente
Sobre o Grupo Especial ter três dias, o mestre acredita que será uma disputa muito mais acirrada, aumentada, por conta da novidade, enquanto Thiago comentou também sobre as outras novas em relação aos desfiles de 2025: “Sem dúvida, é um carnaval totalmente diferente. Na verdade, é uma forma de ver o desfile totalmente diferente, além de você ter os três dias, você ter um fechamento de notas no dia. Estou mesmo muito curioso para saber como vai se dar isso, como vai ser o comportamento tanto das escolas como os do júri, nesse novo formato. Acho que é uma incógnita não só para mim mas como para todo mundo, mas eu estou com os olhos bem positivos, com a expectativa bem positiva para tudo que irá acontecer, acho que as escolas que desfilaram nos primeiros dias terão algo, realmente uma avaliação, muito diferente dos últimos anos e não pelo comparativo, no geral, realmente é algo muito novo e eu pretendo ver como isso vai se portar”.
Que venha segunda ou terça
Thiago e Fafá terminaram falando que gostariam de desfilar na segunda ou terça de carnaval. Thiago, primeiramente, ressaltou o espaço que terá a mais na concentração com uma escola a menos de cada lado, mas que ainda sim deseja estar no lado dos Correios.
“Eu não queria cair no domingo, isso é fato. Agora, entre segunda ou terça, eu ainda tenho as minhas dúvidas. Eu vou ficar satisfeito se cair segunda ou terça. Acho que é a única diferença dos últimos anos em que todo mundo, eu acho que majoritariamente, gostaria de cair numa segunda-feira de carnaval num domingo. Sinceramente, esse ano, se a Grande Rio cair na segunda ou na terça-feira, acho que eu vou estar bem satisfeito, porque é novo. A partir do próximo ano, para 26, aí sim a gente pode ter uma opinião formada melhor a respeito disso. Mas para mim cair na segunda ou na terça para mim é muito bom. E de preferência lá da concentração dos Correios. É o mais importante ainda. Eu gosto muito da concentração dos Correios, o que é mais fácil para a gente se armar, posicionar as categorias, se bem que agora a gente vai ter. Muito mais espaço para ficar, porque tem as duas escolas a menos, ou uma escola menos de cada lado, melhor dizendo. A gente tem mais espaço para se concentrar. E os Correios era muito apertado nesse sentido, principalmente para a terceira escola, agora não existe essa terceira escola daquele lado, então quem ficar fechando sendo a última do lado dos Correios vai ficar bem tranquilo lá pela sua armação. Gostaria de ser pelo menos a última do lado dos Correios, isso aí eu gostaria bastante”.
Mestre Fafá também deseja vir no lado dos Correios no Carnaval de 2025, e acredita ser a terceira escola de segunda ou terça já ajuda bastante a Grande Rio na busca do segundo título, mas a escola vai buscá-lo independente de qual posição estiver: “A Grande Rio, mais uma vez, vai tentar buscar essa segunda estrela e, conhecendo a escola, a forma que a escola trabalha, que os presidentes gostam de trabalhar, os carnavalescos, o nosso diretor de carnaval, Thiago Monteiro, a nossa Comissão de Harmonia, acredito eu que seria uma terceira de segunda ou uma terceira de terça-feira. Acho que seria um dia que a escola gostaria muito de desfilar. Claro que quem quer ser campeão não escolhe o dia, tem que fazer um bom trabalho e apresentar um grande espetáculo. Mas acho que seria bom, acho que a terceira de segunda eu particularmente adoraria muito. Eu gosto muito de concentrar do lado dos Correios e eu tenho muita superstição, então quando a gente foi campeão, a gente veio do lado dos Correios, então eu queria muito voltar para lá, mas eu entrego nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré, já que agora a Grande Rio vai falar de Belém do Pará, tenho certeza que Nossa Senhora de Nazaré vai abençoar a gente, a gente vai conseguir uma boa colocação”.