A Baixada Santista conheceu, no último sábado, a ordem dos desfiles do carnaval da região em 2026. Em um grande evento sediado no Parque Valongo, nova opção para unir turismo e bem-estar na cidade e inaugurado em julho de 2024, e organizado pela Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (LICESS), com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura da cidade de Santos, o mundo do samba conheceu a sequência das agremiações que passarão pelo Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

santos ordemdesfiles2026 1

Grande motivo para que todo o evento acontecesse, a definição da ordem dos desfiles tinha duas únicas regras. A primeira era uma trava: a tradicionalíssima Brasil, sétima (e última) colocada do Grupo de Acesso, teria que, obrigatoriamente, abrir a sexta-feira de carnaval — em 2026, no dia 06 de fevereiro. A segunda era justamente o oposto: a total liberdade para que a X-9, atual campeã do Especial, escolhesse horário e data reservados para o primeiro pelotão da Baixada Santista.

Primeiro, as escolas do Grupo de Acesso escolheram. Pela ordem: Bandeirantes do Saboó (sétima colocada do Grupo Especial de 2025), Sangue Jovem (oitava do Especial), Império da Vila (terceira do Acesso), Imperatriz Alvinegra (quarta do Acesso), Dragões do Castelo (quinta do Acesso) e Academia de Samba Unidos da Zona Noroeste (sexta do Acesso). Como não houve trocas, tudo que foi sorteado se manteve.

Em Santos, os primeiros três horários da sexta-feira e os primeiros quatro horários do sábado são reservados para as escolas do Grupo de Acesso. Assim ficaram definidas as ordens do pelotão:

santos ordemdesfiles2026 3

Sexta-feira – 06 de fevereiro
Brasil
Império da Vila
Bandeirantes do Saboó

Sábado – 07 de fevereiro
Imperatriz Alvinegra
Dragões do Castelo
Academia de Samba Unidos da Zona Noroeste
Sangue Jovem

Após a definição do Acesso, era chegada a hora de conhecer a ordem do Grupo Especial. Como definido pelo regulamento, a X-9 escolheria posição e data, e optou pelo sétimo horário de sábado. No sorteio, diga-se, as ordens são somadas às do Acesso.

Depois da atual campeã, vieram, pela ordem: União Imperial, Unidos dos Morros, Mocidade Amazonense, Mocidade Independência, Real Mocidade Santista, Mocidade Independente de Padre Paulo e Vila Mathias.

Assim como na definição do Acesso, após cinco minutos para que presidentes conversassem sobre eventuais trocas, nada mudou depois do sorteio. Logo, pensando apenas no Grupo Especial, a divisão das noites ficou da seguinte maneira:

Sexta-feira – 06 de fevereiro
União Imperial
Real Mocidade Santista
Vila Mathias
Mocidade Independência

Sábado – 07 de fevereiro
Mocidade Independente de Padre Paulo
Mocidade Amazonense
X-9
Unidos dos Morros

No consolidado das noites, a seguinte divisão foi chancelada

Sexta-feira – 06 de fevereiro
Brasil
Império da Vila
Bandeirantes do Saboó
União Imperial
Real Mocidade Santista
Vila Mathias
Mocidade Independência

Sábado – 07 de fevereiro
Imperatriz Alvinegra
Dragões do Castelo
Academia de Samba Unidos da Zona Noroeste
Sangue Jovem
Mocidade Independente de Padre Paulo
Mocidade Amazonense
X-9
Unidos dos Morros

Chama atenção o fato de que as três primeiras colocadas do Grupo Especial de 2025 (que, inclusive, empataram em número de pontos, com tudo sendo decidido nos critérios de desempate) estão nas extremidades do pelotão: enquanto a União Imperial é a primeira a desfilar, X-9 e Unidos dos Morros encerram os desfiles santistas.

Também vale destacar que, no Grupo Especial, todas as escolas do sábado possuem, ao menos, dois títulos: a Padre Paulo tem sete taças; a Mocidade Amazonense, duas; a X-9 é a recordista em troféus na Baixada Santista, com vinte e sete; e a Unidos dos Morros, cinco.

Atrações para todos os gostos

A união da Liga Santos (apelido popularmente utilizado para se referir à LICESS), Prefeitura e Secretaria de Cultura proporcionou um evento cheio de atrativos para pessoas de todas as idades. Logo ao chegar no Parque Valongo, à direita, um píer para o cais de Santos era a grande atração – o local, por sinal, faz parte de um projeto de revitalização de antigos armazéns do famoso porto da cidade, o maior da América Latina.

Mais à frente, uma praça de alimentação foi montada com uma série de opções, que iam das tradicionalíssimas batatas fritas até mesmo opções que remetiam à comida japonesa. Havia mais de uma opção para comprar bebidas, tanto dentro quanto fora do espaço principal.

santos ordemdesfiles2026 4
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

O espaço principal, por sinal, é um dos tantos armazéns que foram revitalizados. Ao fundo, havia banners da LICESS com os pavilhões das escolas filiadas e espaços para profissionais mostrarem obras de artesanato. Mais centralizado, o palco onde shows e o sorteio propriamente dito aconteceram.

E não faltaram atrações para todos que compareceram ao local. Dentre as que não envolviam escolas de samba, destaque para os shows de Ed Show, Leozinho e Projeto L&L.

Falando em samba…

É claro que as escolas de samba, entretanto, eram as principais atrações do evento. Tudo começou com os shows das duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso de 2025 – e que disputarão o Grupo Especial em 2026: a vice-campeã Vila Mathias e a campeã Mocidade Independente de Padre Paulo.

Depois do sorteio, mais três escolas de samba abrilhantaram o evento. A primeira delas foi a União Imperial, vice-campeã do Grupo Especial de 2025. Primeira colocada, a X-9 veio na sequência. E, por fim, o Rosas de Ouro, campeão do Grupo Especial de São Paulo em 2025, também marcou presença.

Vinicius Sérgio, diretor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, definiu o que representa o carnaval para a cidade em discurso pouco antes do sorteio:
“Todo mundo sabe a importância que o carnaval tem e que nós pactuamos com a Liga das Escolas de Samba (que tem feito um trabalho magnífico na organização do carnaval) para que a gente possa colocar o carnaval para cima — e, ano a ano, fazer um carnaval melhor para Santos. Para Santos, não: para toda a Baixada Santista. Parabéns à LICESS por essa festa linda representando o carnaval de Santos. Boa sorte a todas as escolas para esse momento de grande expectativa que teremos”, destacou.