A TV Globo e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) assinaram nesta sexta-feira a renovação oficial do contrato de transmissão dos desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo para 2026. A informação é do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo. Com validade de um ano, o acordo garante à emissora os direitos exclusivos e multiplataforma para exibir os desfiles das 14 agremiações paulistanas, que acontecerão nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

anhembi 2
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP

Segundo a Folha, embora o valor fixo do contrato tenha sido menor que em anos anteriores, cerca de R$ 7 milhões a serem divididos entre as 14 escolas, a proposta da Globo incluiu um aumento na participação das agremiações nas receitas publicitárias. Em 2025, a emissora conseguiu, pela primeira vez desde 2019, obter lucro com os desfiles paulistanos, o que incentivou o novo modelo de divisão de receita. A expectativa de ambas as partes é que o faturamento aumente em 2026, ano de Copa do Mundo, quando o mercado publicitário costuma investir mais em campanhas de grande alcance, como as transmissões dos desfiles.

Na sexta-feira de Carnaval, desfilam Mocidade Unida da Mooca, Colorado do Brás, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Vai-Vai e Barroca Zona Sul. Já no sábado, será a vez de Império de Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco.

Em nota, a Globo reafirmou seu compromisso com a cultura brasileira: “Reforçando seu compromisso com a cultura popular brasileira e a autenticidade de uma das manifestações mais potentes do país, a Globo renovou a parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, a LIGA-SP, para continuar transmitindo os desfiles de Carnaval das escolas do Grupo Especial em 2026”.

Os desfiles do Carnaval de São Paulo têm alcançado números significativos de audiência. Em 2025, a transmissão registrou média de 8 pontos na Grande São Paulo, principal mercado televisivo do país. Desde 2023, por exigência contratual, a Globo também exibe os desfiles paulistas para o público do Rio de Janeiro, medida que ainda gera insatisfação entre cariocas que preferem assistir à Série Ouro, cuja transmissão permanece com a Band até 2028.