728x90
InícioSão PauloGerente de Comunicação da Liga-SP enaltece sinergia com os sambistas e foca...

Gerente de Comunicação da Liga-SP enaltece sinergia com os sambistas e foca no maior carnaval da história

Hoje, o leitor 'conversa' com os canais da Liga, gerando engajamento e acessos. Estratégia é trazer o público para perto do carnaval paulistano

Responsável pela comunicação da Liga-SP, Jairo Rozen, desde 2012, mudou a relação com a imprensa, e, principalmente, com os sambistas. A aprovação é grande e tudo isso passa por um trabalho eficiente. Ele vem coordenando com êxito, instruindo os profissionais e o segmento só tem a crescer e atrair públicos maiores. Em se tratando de carnaval é algo diferente, que virou referência para todos os outros lugares. A forma “descontraída” abordada nas redes sociais e nas lives é um dos aspectos positivos. Hoje, o leitor “conversa” com os canais da Liga, gerando engajamento e acessos. Recentemente, a transmissão do evento de lançamento dos sambas de 2023 com os mini desfiles foi de grande sucesso. Além disso, as artes, capas de CD e o marketing para a venda de ingressos se destacam bastante.

jairo rozen

“A Liga tem dado importância para que dentro da pista corra bem e fora dela corra melhor ainda para que a gente tenha um ambiente onde a pessoa que não conhece o carnaval, se apaixone e volte novamente. É o cuidado não só das escolas e da parte burocrática, também com nosso público, as pessoas que vêm assistir carnaval e tem a festa como um entretenimento. Fazer com que o carnaval não seja só um desfile na pista, mas que seja um mega evento que é um dos principais da cidade de São Paulo”, declarou Jairo Rozen.

As lives de transmissão de ensaios técnicos e desfiles de Acessos I e II ‘salvaram’ muita gente que não puderam ou por algum motivo, não conseguiram ir ao Anhembi. Além disso, expandiu o carnaval paulistano para o Brasil todo. O gerente de comunicação falou que pretende melhorar para essa temporada. “A ideia é fazer cada vez mais as nossas transmissões dos nossos canais nas redes sociais serem melhores. A partir do dia 27 de janeiro teremos a transmissão dos ensaios técnicos. Vamos transmitir os desfiles do Acesso 1 e 2. A gente está planejando isso porque ficamos devendo. Foi um carnaval diferente, onde o grupo de Acesso I e II foram antes do Especial e a TV Globo estava montando sua estrutura. Esse ano a ideia é que a gente chegue com uma transmissão melhor que 2020, que foi perto do ideal”, explicou.

Jairo Rozen contou que a principal estratégia para melhorar é cada vez mais trazer o público para perto. “Eu acho que esse trabalho que a gente tem feito dentro do Sambódromo e eventos é de grande importância. Queremos trazer conforto para o público se sentir em casa. A Liga não é esse ‘ser superior’, essa entidade suprema. Pelo contrário, a Liga é a casa dos sambistas. Hoje, a gente tem todas as escolas dentro da Fábrica do Samba e quem quiser conhecer a Liga e quem trabalha nela, pode fazer isso. A conexão vem daí mesmo. Não entender a Liga como se fosse um ‘deus’. A Liga é um facilitador para as escolas, imprensa e para o público. Esse é o nosso trabalho”, disse.

As capas dos CDs do carnaval de São Paulo são muito criativas nos últimos anos. O uso do colorido e a forma que se enaltece a escola campeã do ano anterior agradam os sambistas. Jairo Rozen explicou o processo de criação. “As capas nos últimos anos a gente tem feito internamente. A Dani (Daniella Strachino), que é a nossa designer, tem sido responsável por fazer todo o projeto gráfico. Não só da capa do CD, mas como toda a comunicação visual do carnaval. Ela está responsável por isso desde o carnaval de 2019. Esse é o quarto ano. É algo que a gente construiu. Não ficar dependendo de agências e pessoas externas. Temos aqui pessoas do carnaval que sabem do que os sambistas gostam e querem ver. O que funciona e não funciona. Sobre a capa, eu fico muito feliz porque eu vejo a cada ano muitas pessoas elogiando. É trabalhoso, desde o dia do desfile a gente contrata um fotógrafo específico para tirar a foto do CD. Nós acertamos de novo e o pessoal da Mancha Verde ficou muito feliz. Eu vi um pessoal ano passado dizendo que a Liga não se preocupa com as pessoas, porque nós não colocamos o rosto dos componentes, mas isso é uma tremenda bobagem, porque um carro abre-alas ele é um símbolo de milhares de pessoas. É o orgulho de milhares de pessoas que batalharam para chegar no desfile com aquele carro na avenida e ganhar o carnaval. Dos 34 presidentes, tenho certeza que o sonho deles é ver o abre-alas estampado na capa do CD do carnaval, porque isso quer dizer que você foi campeão do carnaval”, declarou.

As faixas de sambas-enredo das escolas para o próximo carnaval foram disponibilizadas nas plataformas digitais e CD físico. Em 2021 e 2022, a Liga adotou um modelo diferente, no qual cada agremiação gravou o seu samba, passa para a entidade e ela juntou todas as trilhas-sonoras. Anteriormente, estava sendo gravado na Fábrica do Samba. Jairo falou sobre a mudança. “Nos últimos dois carnavais esse foi o modelo encontrado. A gente tem saudade de montar a tenda e fazer as gravações ao vivo. Não desistimos disso. É porque no ano passado tivemos pandemia. Evitamos a aglomeração. Em 2022 o carnaval foi em abril e tudo ficou muito corrido para fazer aquela logística de montar. Agora com o carnaval voltando para fevereiro, vamos dar uma respirada. Em abril nós terminamos o carnaval e em maio já tivemos que pensar em outro. Mas ficou muito legal, as escolas tiveram bastante cuidado com o produto. Mas a gente sabe que tem que voltar a seguir um padrão. Só que vamos focar em fazer o maior carnaval de São Paulo novamente e depois vamos sentar e conversar para ter um álbum ainda melhor para 2024”, comentou.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....