A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) concedeu a Medalha Tiradentes, a maior comenda do estado, ao empresário Gabriel David, diretor de Marketing responsável pelos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. A entrega da honraria aconteceu nesta quarta-feira, durante sessão presidida pelo deputado Rodrigo Amorim (PTB), autor da homenagem aprovada pela Casa. Gabriel tem 24 anos e está entre os mais jovens agraciados com o título.
Participaram da homenagem o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT); Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, a Liesa e Almir Reis, presidente da Beija-Flor de Nilópolis. Da azul e branca, também estiveram Selminha Sorriso, porta-bandeira; Rodney, mestre de bateria e Dudu Azevedo, diretor de Carnaval.
Gabriel atuou como conselheiro da agremiação da Baixada Fluminense antes de passar a ocupar, no ano passado, a direção de Marketing da Liesa. Na função, foi o responsável pela criação da premiada marca Rio Carnaval, utilizada para divulgar a festa no Brasil e mundo afora. E também atuou fechando novos patrocínios e buscando mais apoio à TV Globo por meio da criação do programa “Seleção do Samba”, que exibe preparativos para os desfiles em outubro.
“Com o título de comendador e o reconhecimento desta Casa, espero continuar criando novas oportunidades para o Carnaval do Rio, para a indústria cultural do estado e para a cena artística dele”, disse Gabriel em seu discurso na Alerj, completando: “Farei tudo o que puder para garantir oportunidades como as que eu tive para todos aqueles que também buscam ser pessoas, profissionais e cidadãos ainda melhores”.
Em suas falas, Perlingeiro e Almir Reis destacaram a vocação de Gabriel para auxiliar na condução do espetáculo da Marquês de Sapucaí. O presidente da Liesa se referiu ao diretor como “extremamente articulado, competente e de grande utilidade” para a entidade. O mandatário da Beija-Flor, por sua vez, destacou qualidades de gestão e atributos pessoais.