InícioGrupo EspecialFuzuê total! Tuiuti realiza ensaio com canto forte e comunidade vibrante

Fuzuê total! Tuiuti realiza ensaio com canto forte e comunidade vibrante

Com ensaio de rua realizado no feriado de São Sebastião, padroeiro da escola, o 'Quilombo do Samba' dá mais um passo rumo ao Carnaval 2025

Em um dia recheado de atividades por conta da festa de seu padroeiro, o Paraíso do Tuiuti encerrou o 20 de janeiro realizando mais um ensaio de rua em São Cristóvão, com forte presença da comunidade. Feliz e bem animada, a agremiação teve um treino com os componentes leves e cantando muito o samba para o próximo carnaval, em que levará para a avenida o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, do carnavalesco Jack Vasconcelos, sendo a segunda a desfilar na terça-feira de carnaval, o inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O presidente Renato Thor falou sobre o ensaio do Tuiuti estar sendo justo no dia de seu padroeiro São Sebastião, e uma análise do mesmo sobre o ensaio.

“Hoje foi uma jornada dupla e deu tudo certo. É dia do nosso padroeiro, dia de São Sebastião, todo ano a gente faz esse evento do Cozido de São Sebastião oferecendo de graça para a comunidade e recebemos Grande Rio, Salgueiro, um show com o artista Renan Oliveira e logo após o nosso ensaio de rua, e mais uma vez o Paraíso do Tuiuti mostra que está com vontade, a comunidade comprou o samba e está empenhada, mesmo hoje começando um pouco mais tarde, você vê a comunidade presente cantando, gritando o samba e o Paraíso do Tuiuti cada vez se preparando mais para alcançar o seu objetivo”.

“Ensaio muito bom. Essa virada de ano já traz um ânimo diferenciado pra gente, é cultural da escola esperar essa virada do ano para a comunidade vir mais, para os componentes estarem mais presentes. Então, é uma crescente, onde o ensaio de semana passada já foi muito bom, hoje foi muito bom, apesar de ser um dia longo, o dia do padroeiro da escola, ter atividade o dia inteiro na escola, mas a avaliação é muito boa. A escola está crescendo muito em relação a tudo. Tudo que a gente está testando hoje, a gente testou outra coisa, e o quê estamos testando, a escola tá correspondendo. Então, é manter nessa crescente”, afirmou Rodrigo Soares, um dos diretores de carnaval da agremiação, sobre o ensaio desta segunda.

Comissão de frente

tuiut rua2001 1
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Comandada por Cláudia Motta e Edifranc Alves, os integrantes da comissão do Tuiuti realizaram uma coreografia que descrevia o enredo com os movimentos, de forma a contar a história de Xica, representada por quatro integrantes da comissão, com uma apresentação forte e bem potente.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Raphael e Dandara, mais uma vez, demonstraram o entrosamento do casal ao se apresentarem hoje com a dança envolvente e graciosa, bem tradicional com alguns movimentos relativos a trechos do samba quando cantados.

Harmonia

O Quilombo do Samba cantou muito na noite deste feriado. As alas vieram com o samba na ponta da língua, mantendo o samba firme enquanto a bateria ficou uma passada inteira sem tocar. A voz da escola, Pixulé, com seu carro de som, deixaram o samba no ritmo certo para o canto do componente em todo o tempo do ensaio.

“É um ensaio maravilhoso, em que a comunidade está cantando, não só a comunidade, o povo, o mundo do samba que veio hoje para cá e está cantando Xica Manicongo, isso para mim é mais que gratificante, é maravilhoso. O ponto alto desse ensaio é justamente o povo cantando”, comentou Pixulé ao fim do ensaio de rua da escola.

Evolução

tuiut rua2001 2

A escola de São Cristóvão esteve com seus componentes bem animados e soltos nesta segunda-feira, ao longo do ensaio pelas ruas de São Cristóvão. As alas passaram bem, com algumas coreografadas, como a primeira ala após o casal e a ala imediatamente atrás da bateria da escola.

Samba-enredo

Pixulé mais uma vez comandou brilhante o Tuiuti mantendo o bom rendimento que o samba vem apresentando nos ensaios em São Cristóvão, com o povo cantando bem os versos escritos por Cláudio Russo e Gustavo Clarão.

Outros destaques

tuiut rua2001 3

A “SuperSom” sob o comando de mestre Marcão deu novamente um show durante o percurso seguido pela escola, com momentos como o apagão durante uma passada inteira do samba, entre outras bossas e ritmos realizados. Mayara Lima, rainha da bateria, veio à frente, com seu samba na ponta do pé encantando os espectadores do ensaio de rua da agremiação.

- ads-

Mestre Klemen Gioz comemora sincronia entre canto e bateria da Dragões da Real

Mestre de bateria da Ritmo Que Incendeia, bateria da Dragões da Real, desde meados de 2022, Klemen Gioz tem muito para falar sobre a...

Ensaios técnicos da Série Ouro na Sapucaí começam no domingo

Um dos momentos mais esperados pelos apaixonados por carnaval está chegando: a temporada de ensaios técnicos. Pelos próximos quatro domingos, a Marquês de Sapucaí...

Carnaval de São Paulo 2025: Concurso que definirá a Corte acontece na sexta

O concurso que vai eleger o Rei Momo, a Rainha e duas Princesas da Corte do Carnaval de São Paulo 2025 será realizado na...