728x90
InícioGrupo EspecialFuzuê do Tuiuti! Escola encerra a noite com ensaio impactante com comissão...

Fuzuê do Tuiuti! Escola encerra a noite com ensaio impactante com comissão forte e casal afiado

Bateria impressionante e os quesitos de chão também contribuíram para o teste de luz e som do Tuiuti ser um dos mais fortes da noite

Por Matheus Vinícius (Colaboraram Luan Costa, Freddy Ferreira, Luiz Gustavo, Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Raphael Lacerda, Marcos Marinho e Matheus Morais)

“Vidas trans importam vivas”. Foi com essa mensagem que o Paraíso do Tuiuti encerrou o Teste de Luz e Som na madrugada de sexta para sábado. Durante 79 minutos, passaram pela Avenida personalidades LGBTQIAPN+, como a deputada federal Erika Hilton, que discursou antes do ensaio, a deputada estadual Dani Balbi, a atriz Valéria Barcelos e a cantora Pepita, além da animada comunidade do Quilombo do Tuiuti. A comissão de frente tem sido impactante e desta vez não foi diferente. O casal Raphael Rodriguez e Dandara Ventapane deram um espetáculo à parte.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A escolade São Cristóvão será a segunda a desfilar no domingo com o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo”, desenvolvido por Jack Vasconcelos.

“Boa parte do que a gente preparou foi executada aqui. Sofremos muito para chegarmos nesse estágio, desde cedo ensaiando, um trabalho árduo, a escola mudou toda a direção de harmonia e de carnaval. É toda uma história nova, um contexto novo e a gente chega aqui no ensaio, teste final no campo de jogo e vem todo mundo dar os parabéns porque o que passou na pista foi um ensaio totalmente diferente do que fizemos no primeiro. Agora vou botar a cabeça no lugar, vamos sentar, escutar, rever, mas é satisfatório o que a gente apresenta. Se está pronto pro dia oficial, espero que sim, mas é um resultado muito bom que as pessoas vem trazendo ao longo da avenida até o final, e que no dia oficial a gente consiga fazer ainda melhor”, avaliou Rodrigo Soares, diretor de carnaval.

Comissão de Frente

tuiuti luz e som 25 3
Foto: Eduardo Hollanda/Divuglação Rio Carnaval

Inegavelmente impactante. Os coreógrafos Claudia Motta e Edifranc Alves prepararam uma coreografia que retrata a condenação de travestis a queimar na fogueira. O elenco travesti usava saias rodadas volumosas que davam um efeito interessante durante a dança. Além das travestis, há também os componentes de capuz azul que representavam de alguma forma a perseguição e o ódio. A catarse é no momento que as fogueiras “pegam fogo”. Infelizmente, o efeito de faísca dos integrantes de azul não funcionou na última cabine.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Raphael Rodriguez e Dandara Ventapane executaram uma coreografia bastante dinâmica em que o casal é capaz de demonstrar muita sintonia e muita alegria. Em alguns momentos, mestre-sala e porta-bandeira performam passos iguais, evidencia a sincronia do casal. Separadamente, pode-se elogiar os giros impecáveis de Dandara e a energia que Raphael transmite com o seu bailado.

“Fizemos tudo o que queríamos para o desfile oficial. A cada ensaio, pensamos em ajustes, porque sempre buscamos o melhor. Então, estamos sempre tentando melhorar, melhorar, melhorar para conquistar a nota máxima. Fizemos um bom ensaio, conseguimos manter o ritmo nas quatro cabines, que era um dos nossos principais objetivos. Fizemos pequenos ajustes do último ensaio técnico para este e hoje foi um teste para essas mudanças, que funcionaram muito bem. Agora, é só continuar aprimorando até o desfile”, disse a porta-bandeira.

tuiuti luz e som 25 2
Foto: Eduardo Hollanda/Divuglação Rio Carnaval

“Não existe outra palavra senão superação. Aliás, não acho, eu tenho certeza! Esse vai ser o melhor carnaval da minha vida. Além de estar me superando em tudo, hoje posso dizer que tenho a melhor equipe do mundo ao meu lado. Além dos meus pais, tenho a Aline, nossa cerimonialista e harmonia, que nos acompanha; a Katia Casanova, nossa coreógrafa; o Arnaldo Gomes, meu fisioterapeuta – o cara que me faz andar, que manda em mim nessa última temporada, junto com o Rafael Japa. Esses dois foram essenciais para me colocar na avenida. Óbvio que temos força de vontade, temos fé, mas esses dois caras foram fundamentais. Fora minha parceira, com quem estou indo para o quinto ano de parceria. A cada dia, nossa sintonia fica mais sólida. Ela é a parceira da minha vida! Estamos juntos o tempo todo, olho no olho, dando nosso melhor. Não está sendo fácil. Não vou mentir e dizer que é um mar de rosas. A cada dia, é uma superação, uma vitória. Hoje foi mais uma. E agora, o próximo “jogo” é no dia 4, que é a final. Hoje foi a semifinal. No dia 4, é a final. E, com certeza, vamos sair campeões dessa avenida”, completou o mestre-sala.

Harmonia e Samba

A composição de Cláudio Russo e Gustavo Clarão permite que o carro de som de Pixulé faça um ótimo trabalho. Comparado com o ensaio técnico, neste Teste de Luz e Som, a comunidade do Tuiuti desfilou mais aguerrida com um canto mais regular. Os trechos mais forte sobre “Eu travesti” e o refrão principal.

O intérprete avaliou o desempenho do carro de som e da harmonia nesse último fim de semana de ensaios.

tuiuti luz e som 25 5
Foto: Vitor Melo/Divuglação Rio Carnaval

“A avaliação é toda positiva. A escola está pronta. Só vir o desfile e deixar o povo cantar. Esse ensaio de hoje foi para consertar alguns errinhos do outro. Deu tudo certo. A harmonia está perfeita, carro de som, bateria, a escola cantando. Não tem mais o que falar”, disse Pixulé

Evolução

tuiuti luz e som 25 4
Foto: Eduardo Hollanda/Divuglação Rio Carnaval

O Tuiuti executou um desfile bem fluido, sem problemas de evolução. Os desfilantes estavam animados por estar desfilando este samba e este enredo. A escola passou compacta e fechou seu tempo em 79 minutos.

Bateria e Outros destaques

Uma bateria “Super Som” do Paraíso do Tuiuti de mestre Marcão com uma parte da frente do ritmo de imenso destaque. Um naipe de chocalhos altamente técnico executou um desenho rítmico complexo com categoria. Cuícas ressonantes e tamborins eficientes também auxiliaram no grande trabalho das peças leves. Na cozinha da bateria do Tuiuti, uma boa afinação de surdos deu amparo musical para o destacado toque das terceiras. Caixas consistentes e repiques coesos auxiliaram no preenchimento da sonoridade na parte de trás do ritmo. Bossas com pressão sonora e seguindo as nuances melódicas do samba mostraram valor sonoro. Destaque para a bossa do Reggae no refrão do meio, numa bela elaboração musical. Uma bateria “Super Som” que mostrou ser possível sonhar com as notas máximas no desfile oficial.

tuiuti luz e som 25 1
Foto: Eduardo Hollanda/Divuglação Rio Carnaval

“Chega a dar lágrima nos olhos. Porque quando você vê o seu trabalho concluído, não só o seu, mas o de toda essa rapaziada aí… É quase três e meia da manhã, tem gente que ainda vai trabalhar daqui a pouco, mas, mesmo assim, estão aqui, comprometidos, presentes em todos os ensaios. Eu fico muito grato em ver esse trabalho finalizado. E não é só meu, é deles! Quem comanda são eles. A gente só passa o que tem que ser feito. Então, é só gratidão por essa rapaziada. Esses caras merecem muito”.

- ads-

Tijuca realiza último ensaio técnico na Sapucaí mostrando organização e casal inspirado

Por Luiz Gustavo (Colaboraram Matheus Vinícius, Freddy Ferreira, Raphael Lacerda, Luan Costa, Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Marcos Marinho e Matheus Morais) A Unidos...

Debate: expectativa para os desfiles do Acesso 2 do Carnaval 2025 de São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=nla3ioDO-hY https://carnavalesco.com.br/com-entrada-franca-e-apuracao-no-mesmo-dia-grupo-de-acesso-ii-abre-oficialmente-o-carnaval-de-sao-paulo/

Independente feliz! Mocidade brinca de desfilar, comunidade dá show e último ensaio antes do desfile oficial deixa boas credenciais

Por Luan Costa (Colaboraram Matheus Vinícius, Freddy Ferreira, Raphael Lacerda, Luiz Gustavo, Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Marcos Marinho e Matheus Morais) O Carnaval...