Um ótimo ensaio técnico da bateria “Furacão Vermelho e Branco” da Unidos do Viradouro, comandada pelo mestre e enredo, Ciça. Um ritmo vinculado a própria trajetória do lendário mestre foi apresentado, com bossas potentes e dançantes, que ajudaram a impulsionar o melodioso e inspirado samba da Viradouro. Nem a chuva foi capaz de murchar a animação dos ritmistas, que literalmente “caíram dentro”.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Na parte da frente do ritmo da Viradouro, um naipe de cuícas de altíssima técnica musical exibiu um toque ressonante. Uma ala de chocalhos de ótima qualidade coletiva exibiu um toque interligado a um naipe de tamborins de nítida virtude sonora, executando um desenho rítmico pautado pelas nuances do melodioso samba-enredo da escola do bairro do Barreto. O trabalho envolvendo as peças leves mostrou imensa qualidade musical, preenchendo a sonoridade dos agudos com potência sonora.

Na cozinha da bateria “Furacão Vermelho e Branco”, uma boa e pesada afinação de surdos foi notada. Marcadores de primeira e de segunda tocaram com a firmeza tradicional, mas de modo seguro. Surdos de terceira consistentes ficaram responsáveis pelo balanço envolvente, inclusive em bossas. Repiques coesos tocaram de forma integrada a um naipe de caixas bastante ressonante, com a tradicional batida com levada de partido alto.
Bossas bastante vinculadas as variações melódicas do belo samba da agremiação foram executadas corretamente. Conversas rítmicas que valorizam o trabalho de mestre Ciça com um conceito musical vinculado a sua própria história, repletas de pressão sonora de surdos e paradinhas de impacto. Um conjunto de bossas criado sob medida para um samba que exalta o próprio mestre.
Uma ótima apresentação da bateria da Viradouro, dirigida pelo mestre e tema da escola, o icônico Ciça. Um ritmo praticamente identitário foi produzido, com bossas que dignificam a criação rítmica tão vinculada a carreira musical de Ciça. Além das bossas potentes e da boa conjunção sonora exibida, é simplesmente diferente quando o clima de emoção contagia os ritmistas. Animados e empolgados com a homenagem, os ritmistas da “Furacão Vermelho e Branco” não só apresentaram um grande ritmo, como deixaram a espontaneidade tomar conta do treino e literalmente se divertiram enquanto tocavam. Uma bateria da Viradouro que arrancou aplausos e deixou otimista quem presenciou esse grande ensaio.









