InícioGrupo EspecialFreddy Ferreira analisa bateria da Portela no ensaio técnico na Sapucaí

Freddy Ferreira analisa bateria da Portela no ensaio técnico na Sapucaí

Um bom ensaio técnico da bateria “Tabajara do Samba” da Portela, sob o comando de mestre Nilo Sérgio. Uma apresentação segura durante o percurso garantiu o bom ritmo da Majestade do Samba, além de paradinhas bem vinculadas ao samba da azul e branca de Oswaldo Cruz.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Na parte da frente do ritmo portelense, um naipe de cuícas volumoso e de qualidade auxiliou no preenchimento das peças leves. Uma ala de agogôs correta executou um desenho rítmico pontuando a melodia do samba da Majestade, inclusive em paradinhas. Um bom naipe de chocalhos contribuiu de forma consistente com a cabeça da bateria da Portela, assim como uma ala de tamborins se exibiu em bom nível,executando um desenho rítmico com certa complexidade, acrescentando bom volume à “Tabajara”.

Na cozinha da bateria da Portela uma afinação correta de surdos foi notada. Um trabalho firme e preciso foi realizado pelos marcadores de primeira e segunda, seja fazendo ritmo ou nas paradinhas. O balanço envolvente dos surdos de terceira deu um bom molho à parte de trás do ritmo, inclusive nas bossas, onde sua acentuação musical era solicitada de modo destacado. Um bom naipe de repiques tocou com coesão, bem como uma ala de caixas com sua clássica rufada contribuiu com qualidade no ressoar dos naipes médios.

As bossas portelenses eram pautadas pelas nuances melódicas do samba da Águia. Terceiras e caixas apresentaram um nível de exigência musical maior dentro dos arranjos propostos, recebendo maior destaque, assim como o trabalho dos agogôs também pôde ser notado dentro das paradinhas, dando boa musicalidade às bossas da bateria da Portela. A boa pressão dos arranjos foi propiciada graças a uma afinação de surdos mais pesada, contribuindo com bossas que misturaram musicalidade e certa potência sonora.

portela bateria
Foto: Thomas Reis/Divulgação Rio Carnaval

A bateria “Tabajara do Samba” da Portela fez um bom ensaio técnico, dirigida por mestre Nilo Sérgio. Um ritmo portelense com sua clássica caixa rufada ecoando pela pista, com a peculiar levada portelense, dando molho inclusive nas boas participações em bossas. Uma apresentação consistente e equilibrada da “Tabajara”, que mostra que a agremiação da Rua Clara Nunes está em um caminho próspero para o tão aguardado desfile oficial.

- ads-

Freddy Ferreira analisa bateria da Vila Isabel no ensaio técnico na Sapucaí

A bateria "Swingueira de Noel" da Unidos de Vila Isabel fez um ótimo ensaio técnico, na abertura da terceira semana do grupo especial, sob...

Vídeo: análise dos ensaios da Vila Isabel, Portela e Grande Rio na Sapucaí

https://www.youtube.com/watch?v=W3UKMH_NETM

Freddy Ferreira: ‘Qual o tamanho ideal de uma bateria que desfila na Sapucaí?’

Um tema pouco explorado que merece total atenção de mestres, diretores e ritmistas é o tamanho ideal de uma bateria de escola de samba....