Um desfile muito bom da bateria “Super Som” do Paraíso do Tuiuti, comandada por mestre Marcão. Um ritmo equilibrado, enxuto e bem equalizado foi exibido. A grande integração musical das paradinhas merece exaltação musical, por estarem bem atreladas ao tema afro da escola e a levadas cubanas, nesse grande enredo sobre o Lonã Ifá Lukumi.

Na cabeça da bateria do Tuiuti, um naipe de cuícas ressonante deu brilho sonoro às peças leves. Uma ala de chocalhos fabulosa e de elevada técnica musical tocou juntos de um naipe de tamborins de virtude sonora coletiva. O trabalho interligado entre ambos os naipes foi um dos destaques do preenchimento da sonoridade da parte da frente do ritmo.

Na parte de trás do ritmo da “Super Som”, uma afinação de surdos acima da média foi notada. Marcadores de primeira e de segunda tocaram com firmeza e precisão. Surdos de terceira com balanço bem envolvente deram sua contribuição no ritmo e fazendo bossas. Repiques sólidos e coesos se exibiram juntos de um naipe de caixas ressonante, dividido entre as batidas reta para as peças de maior polegada e a com levada de partido alto, tocada em cima. Congas vieram no fundo da bateria do Tuiuti, sendo fundamentais em bossas, onde se apresentavam vindo para frente.

Bossas bem ligadas ao melodioso samba da escola de São Cristóvão foram exibidas, de modo preciso. Uma musicalidade intimamente vinculada ao enredo de vertente africana do Tuiuti. O toque solo das congas, junto de Cowbell e virtuosos chocalhos mostraram um arranjo solo bem desafiador, sempre bem apresentado e recebendo ovação popular quando executado. Impressionante o apuro técnico dos arranjos, além de sua exuberante musicalidade, com direito até a um clima rítmico caribenho. É possível dizer, inclusive, que a sonoridade bem dançante das paradinhas ajudou a impulsionar o belíssimo samba da agremiação do bairro imperial, além de auxiliar na evolução dos desfilantes.

Uma apresentação muito boa da bateria do Paraíso do Tuiuti, dirigida por mestre Marcão. Uma conjunção sonora valiosa foi produzida, bem identificada musicalmente com o enredo da escola. Um conjunto de bossas dançantes ajudou no aspecto energético do desfile da “Super Som”. Na última cabine julgadora, uma grande exibição foi realizada, recebendo aclamação do público e dos jurados, fechando o grande desfile da “Super Som” do Tuiuti com chave de ouro.