InícioGrupo EspecialFreddy Ferreira analisa a bateria da Viradouro no Carnaval 2025

Freddy Ferreira analisa a bateria da Viradouro no Carnaval 2025

Um ótimo desfile da bateria “Furacão Vermelho e Branco” da Unidos do Viradouro, comandada pelo lendário mestre Ciça. Um ritmo potente, graças a pressão sonora dos surdos e com bossas apresentando uma musicalidade expressiva.

Na cozinha da bateria da Viradouro, uma boa e pesada afinação de surdos foi notada. Ela possibilitou execuções potentes em bossas, além de dar profundidade musical aos graves. Marcadores de primeira e segunda tiveram firmeza aliada a precisão. Sublime o balanço das terceiras, principalmente nos arranjos. Repiques coesos tocaram em conjunto a um naipe de caixas de ótima ressonância. O toque bem executado feito em cima e com levada de partido alto serviu como base de sustentação rítmica para os demais naipes da bateria. Atabaques auxiliaram no preenchimento da sonoridade da parte de trás do ritmo, contribuindo com qualidade e virtude sonora em bossas.

Na parte da frente do ritmo da escola do bairro do Barreto, uma ala de chocalhos com bom volume tocou interligada a um naipe de tamborins consistente que foi preciso na execução do desenho rítmico. Um naipe de cuícas primoroso passou de forma ressonante.

As bossas eram bem conectadas ao enredo da agremiação de Niterói, além de proporcionarem bom casamento musical com o belo samba-enredo da Viradouro. Simplesmente sublime o arranjo mais extenso, iniciado na segunda do samba, sendo altamente musical. O balanço fazendo alusão ao Maracatu foi de muito bom gosto, num arranjo que ainda contou com uma retomada atrevida chamada pelos atabaques, mostrando uma louvável versatilidade rítmica da “Furacão”. A dançante bossa do refrão do meio ajudou sobretudo a impulsionar a evolução dos desfilantes da escola pela pista, além de colocar o público da Sapucaí para dançar junto.

Um ótimo desfile da bateria “Furacão Vermelho e Branco” da Viradouro, dirigida pelo consagrado mestre Ciça. Um ritmo com potência sonora do peso dos graves e com bossas altamente musicais. A última apresentação em cabine julgadora foi de grande qualidade, inclusive recebendo ovação popular dos presentes.

- ads-

Feirão de Empregos retorna à Fábrica do Samba com centenas de vagas

No dia 6 de maio de 2025, das 12h às 16h, a Fábrica do Samba, localizada na Zona Norte de São Paulo, volta a...

Rumo ao Especial: União da Ilha aposta em força renovada: ‘Para ganhar, terão que passar por cima da gente’, diz presidente

A União da Ilha do Governador já projeta um desfile vibrante para o Carnaval de 2026. Em clima de confiança e com promessas de...

Maricá apresenta time de elite em feijoada mirando o sucesso na Série Ouro

A União de Maricá mostrou na tarde da última quarta-feira que está mais forte para o Carnaval 2026.A escola realizou sua primeira Feijoada de...