InícioGrupo EspecialFreddy Ferreira analisa a bateria da Portela no Carnaval 2025

Freddy Ferreira analisa a bateria da Portela no Carnaval 2025

Um desfile muito bom da bateria “Tabajara do Samba” da Portela, comandada por mestre Nilo Sérgio. Um ritmo consistente, equilibrado e com pressão sonora dos surdos foi exibido. Uma bateria portelense com condução rítmica bem integrada à obra da Majestade do Samba foi notado.

Na parte de trás do ritmo da Águia, uma boa afinação de surdos foi percebida. Marcadores de primeira e segunda tocaram com firmeza, mas segurança. O balanço envolvente das terceiras portelenses foi admirável em ritmo e também nas execuções de bossas. Repiques tocaram com coesão junto de um naipe de caixas ressonante, com sua tradicional batida rufada ecoando com qualidade.

Na cabeça da bateria “Tabajara”, cuícas com virtude sonora fizeram um trabalho sólido. Um naipe de chocalhos com trabalho coletivo louvável fez bom ritmo, sem firulas. Uma ala de tamborins funcional executou seu desenho rítmico com eficiência. Agogôs corretos fizeram uma convenção bem musical, pautada pelas nuances melódicas do samba da azul e branca de Oswaldo Cruz.

Bossas baseadas nas variações do samba portelense foram percebidas. Bom nível de exigência musical envolvendo o naipe de caixas e terceiras, que cumpriram a risca as execuções, exibindo qualidade rítmica nos arranjos. O impacto sonoro das paradinhas era proporcionado pela afinação mais pesada. Com isso foi possível notar uma impactante pressão dos surdos, acrescentando profundidade musical às bossas.

Muito bom o desfile da “Tabajara do Samba” da Portela, dirigida por mestre Nilo Sérgio. Uma bateria portelense com impacto musical da pressão sonora dos surdos deixou as execuções de bossas e suas retomadas potentes. Uma bateria da Portela com equilíbrio entre os naipes e boa consistência musical coletiva. Um desfile que tem tudo para mostrar que a “Tabajara” segue sendo um dos quesitos fortes e de segurança da majestosa Portela.

- ads-

Marcus Ferreira sobre enredo da Ilha para o Carnaval 2026: ‘inédito e diferente de tudo que já fiz’

Pelo segundo ano responsável pelo carnaval da União da Ilha, Marcus Ferreira, conversou com o CARNAVALESCO sobre o enredo da escola para o Carnaval...

‘Podem esperar uma gestão inclusiva e de união entre os presidentes’, diz novo presidente da Liga-SP

Na noite da última segunda-feira, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo elegeu sua nova diretoria executiva em Assembleia Geral Extraordinária...

Liga-RJ abre venda de arquibancadas para os desfiles da Série Ouro no Carnaval 2026; veja ordem oficial

Com o sorteio da ordem dos desfiles da Série Ouro para o Carnaval 2025 realizado a venda dos ingressos começou. As arquibancadas custam R$...