Um ensaio técnico exemplar da bateria “Medalha de Ouro” da Estácio de Sá, comandada por mestre Chuvisco. Um ritmo que contou com pressão sonora de uma afinação mais pesada de surdos, além de um leque recheado de paradinhas que atrelaram a bateria ao enredo da vermelha e branca do morro do São Carlos. Cabe ressaltar que ritmistas, diretores e o próprio mestre vieram de cara pintada, com maquiagem indígena.
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Na cabeça da bateria da Estácio de Sá, um naipe de tamborins de imensa virtude sonora mostrou um trabalho caprichado. Uma boa ala de agogôs tocou com segurança, assim como um naipe de cuícas de qualidade também contribuiu no preenchimento das peças leves. Uma ala de chocalhos de inegável técnica tocou usando um cocar, assim como todos os diretores de bateria incluindo o mestre Chuvisco, entrando de vez no clima do enredo.
A cozinha da bateria estaciana apresentou sua tradicional afinação de surdos mais pesada, que contou com marcadores de primeira e segunda eficientes e firmes. Surdos de terceira deram um balanço único ao ritmo do Velho Estácio. Repiques de alta técnica se uniram a caixas de guerras de valor sonoro inestimável, com sua levada de partido alto ressoando com imensa qualidade.
Bossas bastante atreladas ao enredo com uma pegada florestal foram muito bem concebidas. Todas as criações musicais são profundamente conectadas ao aguerrido samba-enredo estaciano. Numa delas, parte dos tamborins adentra o corredor, para a realização de um trecho solo que conta com uma subida. Já na bossa do refrão do meio, todos os diretores vão para a frente da bateria “Medalha de Ouro” para tocarem juntos maracas, numa levada musical indígena. Um leque de paradinhas recheado da bateria da Estácio garantiu uma passagem potente por toda a pista. Bossas que se aproveitaram sobretudo da pressão sonora proporcionada pela afinação pesada dos surdos.
Uma apresentação bastante notável da bateria “Medalha de Ouro”, dirigida por mestre Chuvisco. Um ritmo estaciano exemplar foi apresentado, com boa pressão de surdos, caixas de guerra ressonantes e um conjunto de bossas bem conectado ao tema do Berço do Samba. Não importa em que grupo esteja, é sempre especial ver uma bateria da Estácio de Sá com um trabalho destacado.