O Salgueiro vai dar início à sua disputa de samba-enredo para o Carnaval 2026 com promessa de fortes emoções e obras profundamente conectadas ao enredo que homenageia a carnavalesca Rosa Magalhães. As primeiras apresentações estão marcadas para começarem nos dias 2 e 9 de agosto, com as composições divididas em duas chaves. A grande final acontecerá no dia 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião, um marco simbólico e religioso.

O presidente da escola, André Vaz, explicou a mudança da tradicional data de final: “Mudou a data que era tradicional de 11 de outubro, mas a gente escolheu 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião. Tenho certeza que foi por bem do varnaval, a mudança proposta pelo Gabriel (David, presidente da Liesa), para dar mais tempo de divulgação do samba nas plataformas digitais. E, com isso, as escolas possam arrecadar mais verbas para o carnaval”, afirmou.
O concurso, segundo o diretor de carnaval, Wilsinho Alves, seguirá o formato de chaves que já se tornou característico nas últimas edições. “Receberemos os sambas no dia 30, e na quinta-feira de manhã a gente divulga tudo. Pelo que a gente sabe dos tira-dúvidas, teremos duas chaves novamente. A primeira se apresenta no sábado dia 2 e a segunda no dia 9. A disputa mantém a torcida, sim. Obviamente, a análise é técnica, os critérios são técnicos, mas se o samba cai no gosto da escola, isso é sempre um ponto positivo”, explicou.
O carnavalesco Jorge Silveira adiantou que os compositores conseguiram captar com sensibilidade a essência do enredo que une a tradição salgueirense à genialidade da homenageada.
“Com certeza teremos uma disputa muito emocionante. A gente sente que eles entenderam o espírito do enredo, a narrativa que estamos propondo. Tem sambas que têm a pegada do Salgueiro, mas com a camada da Rosa Magalhães na construção. Vai ser um ano de fortíssimas emoções nessa disputa”, garantiu.
Silveira também detalhou o adiantado cronograma de barracão. Segundo ele, o trabalho com fantasias já está há seis semanas em andamento: “Em mais duas semanas finalizamos os protótipos. E as alegorias começaremos a trabalhar na próxima semana. Os projetos já estão encaminhados. O Salgueiro tem uma rotina de trabalho muito eficiente. No ano passado terminamos tudo com muita antecedência e isso vai se repetir. A equipe está organizada, a escola está organizada, o carnaval já está todo conceituado. Agora é botar a mão na massa e erguer no nosso barracão”.
Salgueiro Convida
Já a temporada de eventos na quadra da escola também começou com força total. O primeiro “Salgueiro Convida”, que teve como atração a Beija-Flor, reuniu grande público.
“Não surpreendeu não (a quadra cheia). A nossa quadra é bem aceita, tem ar-condicionado, boa acústica, é bem localizada. Começamos uma obra: pintamos o chão todo, vamos reformar camarotes e banheiros para deixar a quadra ainda mais linda para o público. Isso atrai turista nacional e internacional. E com a Beija-Flor, a gente sabia que ia explodir e explodiu”, comemorou André Vaz.
Carnaval 2026
No próximo desfile, o Salgueiro levará para a avenida o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, uma homenagem à eterna carnavalesca Rosa Magalhães, a maior campeã da Sapucaí.
Assinado por Jorge Silveira, em parceria com o curador Leonardo Antan, o enredo propõe um cortejo lúdico inspirado no universo criativo de Rosa, com passagens por bibliotecas encantadas, reinos imaginários e personagens dos contos de fadas, da mitologia e do folclore brasileiro.
O Salgueiro encerrará os desfiles do Grupo Especial na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro de 2026, fechando com chave de ouro a última noite da folia na Marquês de Sapucaí.