728x90
InícioGrupo EspecialForça de matamba! Mangueira mostra chão forte e samba quente em último...

Força de matamba! Mangueira mostra chão forte e samba quente em último treino antes do ensaio técnico na Sapucaí

Samba da verde e rosa mostra constante crescimento e impulsiona canto da escola

Em mais um ensaio na Visconde de Niterói, o último antes do ensaio técnico no próximo sábado na Marquês de Sapucaí, a Mangueira deixou ótimas impressões e mostrou que seu samba cresce a cada semana, impulsionado pelo ótimo entrosamento entre os intérpretes Marquinhos Art’Samba e Dowglas Diniz, que estão formando a dupla pelo terceiro ano consecutivo. Principalmente, a segunda parte do samba que é um retrato mais urbano e atual chega com muita facilidade ao componente, potencializando o canto e o funcionamento do samba. A escola apresentou um chão aguerrido e com gogó afiado em praticamente todas as alas, e apesar do samba ter uma maior explosão de canto na segunda passada, toda a obra é entoada com força pelos seus componentes. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Matheus Olivério e Cynthia Santos foi outro destaque do ensaio, competentes e carismáticos, receberam muito carinho do público presente.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A Mangueira se prepara para fechar o domingo de carnaval do Grupo Especial, com o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França, estreante na agremiação.

Comissão de Frente

mangueira rua2601 7
Foto: JM Arruda/Divulgação Mangueira

A escola vem apresentando em seus ensaios uma comissão pautada quase que integralmente na dança, sem elementos ou adereços. A coreografia criada por Lucas Maciel e Karina Dias usa elementos de danças de origem africana e tem como momento de maior clímax um dos componentes no meio da roda executando passos de dança de rua, recebendo muitos aplausos do público. Uma coreografia limpa e bem realizada.

Mestre-sala e Porta-bandeira

mangueira rua2601 4
Foto: JM Arruda/Divulgação Mangueira

Uma apresentação de extremo vigor, característica marcante de Matheus e Cynthia, acrescentada de emoção e representatividade ao enredo contado. O resultado foi um show assistido por quem estava na Visconde de Niterói. Matheus dançou de forma visceral, com muita expressividade no olhar, e Cynthia com seus giros potentes e ao mesmo tempo com uma pitada de leveza ao seu bailado. No trecho final do refrão principal, “orgulho de ser favela”, a emoção e orgulho de ambos era visível. O público os ovacionou, reação que fez jus ao nível da apresentação realizada.

Samba e Harmonia

Conjunto que funcionou com notória potência durante todo o ensaio. A largada do samba já dá o tom de como ele passa no ensaio, e o rendimento foi mantido até o final da apresentação. Art’Samba e Dowglas mostraram categoria na sustentação do samba e também no casamento entre suas vozes, que funcionam de forma excelente juntas, com o bom apoio dos demais intérpretes do carro de som da escola. A primeira parte do samba é mais poética, a segunda parte tem construção de versos mais diretos utilizando termos atuais como no verso “a moda é ser cria”, sendo que essa parte do samba é que inicia o ápice do rendimento do mesmo no ensaio, chegando nos dois refrãos que pulsam no cantar dos mangueirenses, proporcionando uma excelente harmonia. Raros foram os componentes que deixaram a desejar em relação ao canto. Mangueira incorporou a força de matamba.

mangueira rua2601 3
Foto: Luiz Gustavo/CARNAVALESCO

Dowglas Diniz falou ao CARNAVALESCO sobre o desempenho do samba no ensaio e da expectativa para o ensaio técnico no próximo sábado

“O rendimento do samba foi o que você viu hoje, graças a Deus, estamos conseguindo colocar tudo que a gente está trabalhando na prática na rua, a comunidade está cantando o samba com o coração mesmo, porque esse é o samba para todo mangueirense. Então eu espero que sábado seja um dia maravilhoso pra nós, para gente celebrar tudo aquilo que a gente está construindo até o momento. Estou muito feliz com o desempenho do samba, muito feliz com a comunidade, com a nossa forma de trabalhar, eu acredito que tem tudo a dar certo para a Estação Primeira de Mangueira no carnaval 2025”.

Evolução

mangueira rua2601 5
Foto: JM Arruda/Divulgação Mangueira

A Mangueira passou quente pela Visconde de Niterói, uma evolução com ritmo forte e alas sem espaçamento. A escola vem bastante coreografada em seu início, o que costuma ser um ponto de atenção, porém a evolução destas alas fluiu muito bem, sem ser uma coreografia engessada ou que desse mais lentidão ao andamento da escola. Do segundo setor em diante as alas vieram mais soltas e desfilaram com muita animação.

Outros Destaques

mangueira rua2601 6
Foto: JM Arruda/Divulgação Mangueira

A ala de crianças, com algumas bem novas chamou a atenção pelo canto na ponta da língua e pela alegria dos pequenos. A bateria, de Rodrigo Explosão e Taranta Neto, executou suas bossas durante todo o ensaio para esquentar a escola. Durante uma passada inteira, apenas surdo e tamborim fizeram a sustentação do ritmo, deixando o restante para o canto dos componentes.

- ads-

Série Barracões SP: A grande jogada da Rosas de Ouro para contar a história dos jogos

A Rosas de Ouro convida o mundo do samba a conhecer a história dos jogos. Buscando o reflorescer para voltar aos tempos áureos, a...

Série Barracões SP: Primeira da Cidade Líder exalta Oxóssi nos 40 anos do renascimento de Pai Tinho no candomblé

Quatro décadas do nascimento espiritual de um babalorixá muito querido pelos sambistas paulistanos. No carnaval de 2025, a Primeira da Cidade Líder levará para...

Série Barracões SP: Inspirada na música ‘Clareou’, X-9 Paulistana transmitirá mensagem de resiliência no Anhembi

A epidemia de transtornos relacionados à saúde mental é uma realidade que não pode ser ignorada. Inspirada nos versos da música consagrada na voz...