Os coreógrafos Handerson Big e Marlon, responsáveis pela comissão de frente da Niterói, conversaram com o CARNAVALESCO e adiantaram que o público pode esperar uma abertura marcada pela emoção e pela força da trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, tema do desfile da escola em 2026. Questionados sobre qual caminho a comissão de frente seguirá, se emocional ou biográfico, Big garantiu que as duas dimensões caminham juntas.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

coreografos niteroi
Foto: Carolina Freitas/CARNAVALESCO

“Eu acho que é pelo lado emocional. Mas que não deixa de ser uma biografia. A história de vida do presidente Lula emociona. O que ele passou e representou para o brasileiro emociona. O que a gente colocar sobre ele lá, com certeza, vai pegar todos pela emoção”.

Marlon completou, revelando como o enredo o atravessa pessoalmente: “Com certeza é emoção e biografia. Falar de uma pessoa que fez muito pela vida de muita gente me atravessa de verdade. Eu fiz parte do Bolsa Família, Bolsa Escola, ProUni… Por isso, falar de um cara que me trouxe tantos benefícios é motivo de muita alegria e emoção. Eu me sinto tocado todos os dias que ensaio essa comissão de frente com meu parceiro Big. Não consigo mensurar. É realmente arrepiante”.

Os coreógrafos também destacaram o que consideram indispensável transmitir ao público. Para Big, é impossível dissociar a imagem do presidente de sua defesa do país.

“O Lula representa a democracia, a defesa de um Brasil soberano, a defesa de que a gente não precisa de mitos falsos. Nada falta quando a gente fala de Lula, porque ele é necessário dentro dessa temática”.

Marlon reforçou o simbolismo de superação presente na trajetória do homenageado: “É possível para qualquer um. Esse cara mostrou que é possível vir do meio do mato, de Garanhuns para São Paulo, viajar 13 dias, trabalhar na metalurgia, virar líder sindical, chegar à presidência, ser preso, ser preso de novo e voltar a ser presidente. Se um cara conseguiu, é possível para qualquer um”.

A dupla também comentou o desafio de transformar a essência do enredo em espetáculo de abertura, responsabilidade sempre atribuída à comissão de frente. Big ponderou que, no caso da Acadêmicos de Niterói, o próprio homenageado facilita a missão.

“Esse é um grande debate. Mas, de certa forma, resumir o enredo na comissão de frente é bom. E, mesmo que a síntese não esteja toda ali, a comissão também conta uma parte do enredo. Para nós é supertranquilo, porque a história do Lula, qualquer espectro dela colocado na comissão, já pode ser entendido como síntese. Ele, por si só, é uma síntese”.

Marlon concordou de imediato: “É isso aí que meu parceiro falou. Ele (Lula) é muito grande”.

Entre emoção, homenagem e experiência pessoal, a comissão de frente da Acadêmicos de Niterói promete arrepiar a Sapucaí e abrir o desfile de 2026, extraindo toda a potência de um enredo que, segundo seus coreógrafos, fala diretamente ao coração do brasileiro.