InícioGrupo EspecialFlavinho, o cria da Mangueira, conquista a Sapucaí e carrega legado familiar...

Flavinho, o cria da Mangueira, conquista a Sapucaí e carrega legado familiar no Carnaval 2025

IMG 20250222 203045 1

Com cabelo pintado nas cores verde e rosa, bermuda, chinelo e sem camisa, Flavio Lopes, conhecido como Flavinho, o cria da comissão de frente da Mangueira, roubou a cena no ensaio técnico da escola na Marquês de Sapucaí. Seus passinhos precisos e a energia contagiante conquistaram o público e viralizaram nas redes sociais, surpreendendo até os mais céticos em relação ao desempenho da verde e rosa no Carnaval 2025.

Nascido em uma família de mangueirenses, Flavinho carrega nas veias o samba e o orgulho da favela de onde veio. Seu tataravô, Juvenal Lopes, foi um dos fundadores da escola, seu bisavô foi baluarte da agremiação e sua avó integra a velha guarda mangueirense e, hoje, é o neto quem assume o protagonismo, à frente da comissão mantendo viva a tradição familiar. “Lá em casa é tudo verde e rosa. Não tinha como não ser mangueirense”, afirma Flavinho, em entrevista ao CARNAVALESCO.

A apresentação no ensaio técnico foi tão impactante que até mesmo Flavinho se surpreendeu com a reação do público. “Eu não imaginava que seria o espetáculo que foi. Saí com os mangueirenses me abraçando. Isso é sinal de que a escola está gostando do nosso trabalho”, disse ele. A aclamação foi tamanha que mensagens de apoio e reconhecimento inundaram suas redes sociais. Para o coreógrafo da comissão, Lucas Maciel, a performance de Flavinho foi algo inédito na Sapucaí. “Foi algo que nunca senti em 14 anos de avenida em um ensaio técnico. Ver a recepção do público, as mensagens de pessoas que se sentiram representadas, gerou um sentimento de gratidão”, completou.

IMG 20250222 203000

A preparação para o desfile oficial tem sido intensa. Flavinho, que também integra a ala de passistas da Portela, revelou que vem treinando técnicas de balé e dança afro para aprimorar seu desempenho. “Comecei a treinar mais balé e dança afro, que são as danças que as comissões de frente pedem”, explicou.

O visual ousado, com o cabelo descolorido nas cores da escola, também foi um marco. “A ideia inicial era descolorir o cabelo, ser loiro. Aí eu pensei: Por que não pode ser verde-e-rosa? Falei com o Lucas e a Karina que confiaram nessa ideia. E deu tudo certo. Fiquei muito feliz!”, contou.

IMG 20250222 202435

A comunidade mangueirense não poupou elogios. Durante uma visita ao Morro da Mangueira, onde sua avó mora, Flavinho foi abordado por moradores que já cobravam uma apresentação ainda melhor no desfile oficial. “Quando fui no barbeiro lá perto da casa da minha avó, as tias falavam comigo: ‘caraca, garoto, agora é o desfile, agora tem que fazer algo melhor do que foi no ensaio técnico’”, relembrou.

Ser cria é viver sua comunidade

Para Flavinho, ser cria vai além de nascer e crescer na favela. É sobre pertencimento, respeito e representatividade. “Ser cria é conhecer todo mundo da sua comunidade, andar de olhos fechados e saber onde está entrando na sua favela, respeitar os mais velhos, aquele moleque que dança passinho, joga bola, canta, toca um instrumento. Cria é aquele que vive a comunidade”, definiu.

Expectativa para o desfile oficial

Com a responsabilidade de liderar a comissão de frente da Mangueira, Flavinho não esconde a ansiedade para o desfile oficial. “Eu espero um desfile de muita emoção. Espero que o povo fique feliz com a nossa comissão. Estamos ensaiando muito. Mangueira pode confiar porque vamos fazer um trabalho muito lindo”, prometeu.

A apresentação de Flavinho e da comissão de frente da Mangueira já entrou para a história dos ensaios técnicos, e a expectativa é que o desfile oficial seja ainda mais emocionante. Com o legado familiar nas costas e o apoio de toda a comunidade, o cria da verde e rosa está pronto para brilhar na Sapucaí e mostrar ao mundo o orgulho de ser mangueirense.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...