A Mocidade Alegre proporcionou uma grande festa para a comunidade na noite deste domingo. O intuito de expor as fantasias ao público foi bem feito. Dentro da Arena Morada, local utilizado para maiores eventos da agremiação, a escola montou uma passarela em formato retangular onde todos conseguiam enxergar com nitidez o contexto e a leitura do que estava sendo mostrado enquanto os modelos desfilavam. Para ficar ainda melhor, havia um telão intercalado com apresentações teatrais para explicar cada setor. O carnavalesco Caio Araújo junto da equipe de barracão foi responsável por todo o desenvolvimento das vestimentas apresentadas.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Somado a isso, houve um momento de comoção durante a cerimônia. Um grande terço foi formado e a presidente Solange Cruz junto de mestre Sombra ficou no centro do tablado, enquanto o intérprete Igor Sorriso cantava os últimos versos do samba-enredo 2025. Solange não escondeu as lágrimas e outros componentes também se emocionaram, mostrando a sinergia de quem está incansavelmente na busca pelo tricampeonato.
Galeria de fotos das fantasias da Mocidade Alegre para o Carnaval 2025
O enredo da Mocidade Alegre para o Carnaval 2025 tem como título “Quem não pode com mandinga não carrega patuá”, sendo assinado pelo carnavalesco Caio Araújo com pesquisa do enredista Léo Antan. A agremiação do Limão será a terceira a desfilar no sábado.
Coroação de um trabalho à vontade na escola
O carnavalesco da Mocidade Alegre não escondeu a emoção ao falar sobre a festa dos pilotos. Caio elogiou toda a equipe de barracão e diz que tudo feito foi para coroar o trabalho na apresentação dos figurinos para a comunidade. “O sentimento é de alegria, porque é muito bom quando a gente vê a comunidade tendo o primeiro contato com o que estamos preparando de visual. As fantasias são eles que vão defender o quesito e vão vestir. A confecção foi tranquila, a gente tinha um projeto muito certo do que a gente queria. A Mocidade tem a equipe do Fabson Rodriguez, que é um grande artista, ele faz itens no Garantido em Parintins e a gente conseguiu criar uma conexão muito grande na realização desses pilotos. A Mocidade não tem essa correria para fazer os pilotos dela, mas foi um processo muito prazeroso. Hoje a gente está aqui como uma grande peça para coroar o mesmo trabalho desenvolvido ao longo desses últimos meses”, disse.
Caio Araújo é um jovem carnavalesco. Ele estreou recentemente pela Mocidade Unida da Mooca no carnaval de 2024, onde ganhou notoriedade. Mesmo não alcançando o acesso com a agremiação da Zona Leste, a Mocidade Alegre enxergou potencial no profissional e o contratou para substituir Jorge Silveira. Aconteceu tudo rápido na carreira do artista, mas de acordo com Caio, a pressão só vem de início e, agora, quer trabalhar ao máximo para deixar a comunidade da Morada com orgulho. “Acho que no começo a gente sente a pressão, mas depois vemos que o andamento de um barracão é parecido em todas as escolas de samba. A gente para de pensar no peso do pavilhão e de conseguir o tricampeonato. Desta forma eu fico mais leve. No final das contas é isso: trabalho e mais trabalho. A única pressão que eu coloco na minha cabeça é de proporcionar um desfile no qual a comunidade da Mocidade se orgulhe. Eu quero que eles entrem na avenida batendo no peito com orgulho de ser Mocidade Alegre. Meu principal objetivo como carnavalesco é esse”, contou.
Caio falou sobre o trabalho que realiza com a presidente Solange Cruz. Segundo o profissional, os feitos que a gestora faz com a comunidade da Mocidade Alegre são de alto nível, além de mover toda a paixão pelo componente da escola. “Nós somos sambistas e gostamos muito de carnaval. Todo mundo já ouviu falar da Solange, a galera fala que ela é uma grande presidente e uma grande administradora. Você trabalhando de perto com ela, vê que tudo que dizem é verdade. Mas acho que o mais bonito com o trabalho dela é que em cada momento ela está pensando na comunidade da Mocidade. Ela conhece essa comunidade como ninguém, ela conhece essa escola como se fosse a palma da mão dela. Acho que além de uma grande administradora, é muito legal ver o respeito que ela tem por quem constrói a escola junto dela. Está sendo um desafio gostoso e interessante de ver uma lenda do carnaval trabalhando do jeito que ela trabalha”, concluiu.
Fantasias de nova roupagem e ótima leitura
Dando declarações mais técnicas, o diretor de carnaval Júnior Dentista revelou que a escola pensou bastante na leitura dos critérios de julgamento. O comandante da agremiação também se diz satisfeito com a roupagem da Morada, “A gente pensou muito tecnicamente na hora da construção e na idealização das fantasias. O Caio está chegando e vocês viram que é outra roupagem. O Caio colocou bem a cara dele e a gente está muito técnico. A gente pensou muito em dar leitura, porque o critério é leitura pura. Eu acho que as fantasias estão muito claras com isso e tiramos todos os riscos do desfile para poder desfilar tranquilo. Eu gostei muito do visual. Por ser um tema um pouco religioso, te limita em algumas determinadas situações. Mas o Caio foi muito feliz, eu gostei muito do conjunto das cores. Vai ser impactante”, comentou.
O diretor contou elogiou o trabalho de Caio Araújo e contou que procurou deixá-lo o mais confortável possível. Teve todo o apoio da presidente Solange e do enredista Léo Antan.“A gente deixou ele muito à vontade. O Léo Antan é um enredista que trabalha com o Jorge também no Salgueiro, deu todo o suporte para ele e a gente deu toda a liberdade para criar em cima do que ele achava que era para gente ir para o tricampeonato. Ele foi muito feliz em cima das fantasias. A escola apoiou demais e a gente até colocou mais coisas. A Solange é vaidosa demais, ela tem um bom gosto que ela põe o dedo dela também. Ele está muito feliz, porque em cima do que ele construiu, viu que a escola proporcionou condições para ele tirar do papel e colocar o que a gente viu hoje aqui. O Caio está super satisfeito, alegre e muito em casa”, declarou.
Falando do barracão, Júnior contou que está contente com o resultado e que promete emocionar na pista. “O barracão está na decoração. Acho que a maioria das escolas também. Estamos na decoração do segundo carro e está tudo muito a contento. Nós estamos muito felizes, com uma roupagem diferente do Jorge Silveira, o Caio tem um pouco mais de luxo e o Jorge é mais caricato. Nós estamos bem alegres do que estamos vendo no barracão. Vai ser um desfile emocionante”, disse.
Momento de emoção e felicidade
Como citado, nesta noite, Solange de fato se emocionou em um momento onde integrantes da escola se uniram em volta da passarela dos pilotos. A presidente esteve junto de mestre Sombra e, por todo o tablado, havia uma grande terço, simbolizando o ‘imenso cordão’, citado no samba-enredo. Solange também carregava seus tradicionais terços. “Foi incrível! Estou muito feliz primeiro com a escolha do enredo, depois com a escolha do samba e agora feliz porque a comunidade abraça as coisas aqui. A nossa prioridade é agradar os componentes, esse é o primeiro passo. Tiveram momentos em que eu me emocionei, principalmente na parte do enredo onde os patuás abençoam a nossa família. É diferente de outras escolas, mas eu sou nascida e criada aqui dentro e tem uma simbologia muito grande em tudo aquilo o que a gente faz. Foi uma grata surpresa, fiquei emocionada, chorei e foi um momento único. O legal de ser de escola de samba é se emocionar a cada ano. Quando a gente perder esse tesão, tem que parar”, afirmou a presidente.
A gestora da Morada do Samba também elogiou o trabalho do carnavalesco Caio Araújo. Mesmo jovem e vindo do acesso, a agremiação gostou do que viu nele e decidiu apostar, como sempre fez em sua trajetória no carnaval. “A Mocidade Alegre tem essa coisa de apostar. Já lançou muitos carnavalescos, como Raul Diniz, Tito Arantes, Wagner Santos, Nelson Ferreira, Zilkson Reis… A gente tem uma coisa de querer apostar no novo. O Caio foi uma pessoa que se sobressaiu, tanto é que a MUM levou. Fez uma primeira passagem lá na nossa afiliada e agora trouxe uma poesia totalmente diferente para nossa escola, no qual a gente gostou muito. Ele risca muito, desenha demais e é muito gostoso transportar o que ele coloca no papel para aquilo o que a gente quer apresentar. Está sendo uma troca muito bacana, porque ele permite que a gente também palpite”, contou.
Solange seguiu a linha do diretor Júnior Dentista e revelou que a Mocidade Alegre vem bastante diferente do que foi apresentado nos últimos carnavais. Segundo a líder da agremiação, tudo está muito adiantado no barracão. “Quero parabenizar também o Fabson por todo esse trabalho incrível e quero agradecer o Léo Antan por todo esse desenvolvimento de enredo maravilhoso. A Mocidade Alegre já está bem adiantada com as fantasias, não temos mais materiais para comprar, já está praticamente tudo em andamento e decorando carro. Estamos a mil por hora no barracão e eu garanto que vocês vão se surpreender com o que a Mocidade Alegre vai apresentar na avenida. Totalmente diferente dos últimos anos”, concluiu.