Estamos em novembro e este foi apenas o segundo ensaio de rua da Unidos do Viradouro. Ainda assim, se algum leigo estivesse na Amaral Peixoto na noite do último domingo, poderia jurar que faltam poucos dias para o Carnaval. Não é novidade para ninguém o alto nível de entrega dos componentes e a organização impecável de cada segmento que compõe a vermelha e branca, mas aquilo que é bom e enche os olhos merece ser dito, mesmo que soe redundante.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Adjetivos como “incendeia”, “incorpora” e “contagia” certamente serão repetidos ao longo desta temporada de ensaios. Isso porque o nível sobe ano após ano. Quem acompanha de perto sabe o comprometimento de cada pessoa da comunidade, e a sensação é de que, desta vez, o brilho no olhar está diferente, provavelmente por conta do enredo em homenagem ao mestre Ciça.

A verdade é que, do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute, que seguem desafiando o tempo, ao integrante da última ala, o ensaio deste domingo foi uma verdadeira aula de amor ao pavilhão. O samba, poético, mostrou sua força, aliado à interpretação marcante de Wander Pires e à apresentação pra lá de contagiante da “Furacão Vermelho e Branco”, tornou-se um dos pontos altos da noite.
Para completar, a presença da rainha Juliana Paes engrandeceu o espetáculo e levou o público ao delírio.

viradouro rua1611 4
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Em 2026 a Viradouro levará para a avenida o enredo “Pra Cima, Ciça!”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. A narrativa homenageia, uma homenagem aos 50 anos de trajetória do mestre de bateria Mestre Ciça no mundo do samba. A vermelha e branca de Niterói será a terceira escola a pisar na avenida no segundo dia de desfiles do Grupo Especial.

Ao final do ensaio o diretor executivo, Marcelinho Calil, falou ao CARNAVALESCO, segundo ele, esse é apenas o início de uma temporada que tem tudo para ser histórica, ele elogiou os componentes e acredita em uma crescente.

viradouro rua1611 1
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

“Para novembro, foi espetacular. Acho que, no geral, foi um ensaio muito bom, mesmo que fosse um dos últimos. Enfim, eu procuro levar as coisas sempre com um pouquinho de pé no chão, mas o ensaio deste domingo realmente nos encheu de confiança. Sempre tem coisa para melhorar, mas hoje eu entendi e vi um ensaio redondo, 100%. Saio daqui muito, muito, muito feliz com o que foi apresentado neste domingo. Acho que tudo funcionou perfeitamente. Foi um domingo muito feliz aqui em Niterói”, pontuou Marcelinho.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

viradouro rua1611 5
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Julinho e Rute seguem impecáveis no comando do pavilhão da vermelho e branca. No ensaio deste domingo, a dupla mostrou mais uma vez por que é tão longeva no carnaval. O alto nível da dança é perceptível até para os mais leigos, e o público que acompanhou o treino aplaudiu os dois em todas as apresentações.

Pensando nas mudanças previstas para o próximo ano, com a chegada da cabine espelhada, já foi possível notar uma preparação cuidadosa: na coreografia, o pavilhão foi apresentado para os dois lados, sempre com muita técnica e elegância. Com entrega, carisma e refinamento, Julinho e Rute foram mais uma vez um dos pontos altos da noite, provando que o tempo parece não passar para eles.

viradouro rua1611 14
Foto: Vinícius Ximenes/Divulgação Viradouro

Harmonia e Samba

Ano após ano, o carro de som da Viradouro segue aprimorando seu desempenho. Sob a direção de Hugo Bruno e a voz marcante de Wander Pires, já é possível perceber que o samba está exatamente no tom que a escola gosta. A obra, aliás, parece ter sido feita sob medida para Wander: poética, de letra preciosa e capaz de conduzir com maestria a história de Mestre Ciça.

Os elogios ao carro de som se estendem à bateria de Ciça, que já demonstra total sintonia com o samba. As bossas são inúmeras, entre elas um grande paradão que antecede o refrão principal que fez o canto da comunidade explodir. Durante todo o ensaio, o canto se manteve firme e constante. E vale lembrar: este foi apenas o segundo treino. Até o Carnaval, a tendência é crescer ainda mais.

viradouro rua1611 6
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Evolução

Organização é a palavra ideal para definir a Viradouro. Mesmo a tantos dias do desfile oficial, já foi possível observar uma escola grandiosa, com alas muito bem preenchidas e acompanhadas de perto pelos diretores de harmonia. Cada componente sabe exatamente o seu papel e evolui com precisão, sem acelerar ou reduzir o ritmo. Até mesmo a entrada e a saída da bateria no recuo foram executadas com total segurança.

viradouro rua1611 7
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Outro ponto que evidencia esse alto nível de organização foi a demarcação das cabines de jurados ao longo da Amaral Peixoto, simulando com maestria a avenida principal dos desfiles. Essa preparação reforça o quanto a Viradouro está focada em entregar um espetáculo impecável.

Outros Destaques

viradouro rua1611 3
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Neste ensaio, os holofotes foram todos para ela: Juliana Paes. A atriz, que retoma o posto de rainha após anos reinando à frente da bateria, participou do seu primeiro ensaio de rua da temporada. Visivelmente emocionada, brilhou do início ao fim, cumprimentou o público e interagiu com Ciça e seus ritmistas. Foi um retorno triunfal às ruas de Niterói, marcado por muito carisma, presença e uma recepção calorosa da comunidade.

viradouro rua1611 2
Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Veja mais imagens do ensaio (Foto: Vinícius Ximenes/Divulgação Viradouro)

viradouro rua1611 13 viradouro rua1611 12 viradouro rua1611 11 viradouro rua1611 10 viradouro rua1611 9 viradouro rua1611 8