O CARNAVALESCO entrevistou o novo coreógrafo da comissão de frente do Paraíso do Tuiuti, David Lima, na terceira noite de minidesfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O bate-papo se debruçou sobre sua estreia na principal divisão do carnaval carioca e os preparativos para o desfile oficial.

Durante a conversa, David Lima revelou com exclusividade ao CARNAVALESCO os protagonistas da abertura do cortejo amarelo-ouro e azul-pavão.
“Assim como trouxemos hoje, no minidesfile, a comissão de frente no dia oficial vai apresentar os eborais, entidades do Ifá afro-cubano que são pré-orixás e protegem as florestas. Por apresentarem certas deformidades, eles não conseguiram atingir o estágio de desenvolvimento pleno do orixá. Eles não são únicos, eles são vários. Quero que o público conheça essas figuras tão presentes na nossa apresentação”, confidenciou.
Com passagens por diversas escolas, como Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Santa Cruz e São Clemente, David Lima estreia em 2026 no Grupo Especial.
“Chego agora com bastante experiência, no tempo certo. Nos últimos carnavais, pude mostrar grandes trabalhos, com nota máxima e o campeonato em 2024, com a UPM, na Série Ouro. Sempre trabalhei arduamente para construir um espetáculo que traga a essência dos enredos”, explicou o artista da dança.
David relatou as negociações com a diretoria do Paraíso do Tuiuti para coordenar um dos segmentos de maior visibilidade e expectativa no carnaval atual.
“Vim dar uma força para o presidente com algumas questões da escola, de coreografia. Ele gostou muito do trabalho que eu e minha equipe fizemos e, logo depois, me chamaram para uma reunião. O presidente perguntou se eu tinha interesse, se eu estava avaliando convites. Tive outras propostas, poderia ter passado por outras escolas, mas o meu coração é amarelo e azul”, recordou.
Uma vez acertado com São Cristóvão, o coreógrafo mergulhou de cabeça no Ifá cubano para montar uma apresentação coerente e representativa.
“Eu apresentei para a diretoria, para o presidente e para o carnavalesco dois projetos e o Jack, quando viu um deles, falou: ‘É isso, é isso aqui’. Vamos ter um trabalho forte, bem dentro do enredo, construído a várias mãos. Queremos que o público entenda o que é o Ifá. Avalio, pelo samba e pelos ensaios de rua, que estamos alcançando nosso objetivo. A gente só tem recebido elogios. Nesse minidesfile, percebi uma boa recepção do público. O pessoal quer ver, entender, gravar vídeos”, analisou o novo talento.
Em êxtase após a apresentação do minidesfile, David Lima comemorou a boa fase no Tuiuti e a conexão com a escola.
“Estou maravilhado e muito feliz de estar realizando esse trabalho aqui. Cheguei à agremiação no finalzinho deste ano, agora em 2025, e me senti tão em casa, sabe? O Jack (Vasconcelos) é um carnavalesco fantástico, e o Renato (Thor) é um presidente que escuta, traz uma ideia, acrescenta. A química que a escola está construindo para esse próximo carnaval vai ser incrível”, finalizou.










