728x90
InícioSão PauloEx-jogador Pedrinho faz post relacionando comissão de frente com Cristo, o diabo...

Ex-jogador Pedrinho faz post relacionando comissão de frente com Cristo, o diabo e o adiamento dos desfiles em 2021

Imagem que ele cita como de 2020 é de 2019, da encenação no Anhembi e não na Sapucaí e a teatralização de Jesus e o diabo não tem vínculo nenhum com o adiamento dos desfiles em 2021

A turma da fake news segue espalhando suas maldades contra o carnaval nas redes sociais. Novamente, a imagem da comissão de frente dos Gaviões da Fiel de 2019, que traz as imagens da luta entre Jesus e o diabo viralizou na internet. Dessa vez, quem caiu foi o ex-jogador de futebol e atual comentarista do Grupo Globo, Pedrinho, que fez um post com a imagem maldosa contra os desfiles das escolas de samba.

“Respeitem o rei dos reis!!!”, postou Pedrinho. O comentarista errou. Primeiro, a imagem que ele cita como de 2020 é de 2019. Segundo, a encenação de Jesus e o diabo não tem vínculo nenhum com o adiamento dos desfiles em 2021. Terceiro, a primeira imagem postada por Pedrinho é do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, a outra é da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

post pedrinho

A comissão de frente da escola – que encenou um duelo entre o bem e o mal, com um componente fantasiado de Lúcifer e outro como Jesus Cristo – foi alvo de dois processos e um inquérito policial, além de ofícios de repúdio e pedidos de esclarecimentos de órgãos públicos.

A juíza Camila Rodrigues Borges de Azevedo, da 19ª Vara Cível do Foro Central Cível de São Paulo, julgou improcedente a Ação Civil Pública movida pela Liga Cristã Mundial (LCM) contra a Gaviões da Fiel, que pedia R$ 5 milhões de indenização por danos morais, por “blasfêmia”. Ainda cabe recurso de apelação pela parte contrária.

Gavioes Desfile2019 22 696x464 1
A encenação da comissão de frente dos Gaviões da Fiel em 2019. Foto: Magaiver Fernandes/CARNAVALESCO

Em sua decisão, a magistrada ressaltou que o Brasil é uma república laica. ”O Carnaval e suas representações são, de fato, uma expressão artística e cultural, independentemente das valorações positivas ou negativas que cada um faça de acordo com suas individualidades”.

Ela também citou o caso do escritor José Saramago, ganhador do Nobel de Literatura e do Prêmio Camões de Língua Portuguesa, que era considerado autor de obras ‘anticatólicas’ e chegou a ser excomungado. “Do episódio, percebe-se claramente que nem sempre a arte e seus gênios estão a serviço do que se convencionou como certo, possível, aceito e admissível”, ponderou.

Em outro trecho, a juíza afirmou que “a proteção à religiosidade deve se dar de maneira objetiva quando se trata de garantir a liberdade de culto ou de banir discursos de ódio. Não é o caso dos autos, em que a autora pretende a tutela da blasfêmia. Se é uma encenação do bem contra o mal; se Jesus ao final efetivamente é derrotado ou não; se é uma crítica social ou se é uma provocação ao pensamento reflexivo: tudo isso transborda os limites da análise jurídica”, registrou.

- ads-

Tripé, iluminação e interação! Coreógrafo do Salgueiro revela detalhes da comissão de frente para o desfile oficial

O CARNAVALESCO conversou com o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, que falou sobre o acolhimento da escola e a parceria...

Nos 30 anos do ‘Jegue’ e ‘Gosto que me enrosco’, integrantes de Portela e Imperatriz relembram o desfile de 1995

Todo sambista que se preze continua cantando ao ouvir alguém entoar "Balançou, não deu certo, não, pois não passou de ilusão..." ou "Bate o...

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...