A Estácio de Sá mostrou no ensaio técnico na Sapucaí que está empenhada em mostrar que briga pelo título da Série Ouro, e deseja voltar em breve para o Grupo Especial. Após o oitavo lugar no Carnaval de 2023, a Vermelha e Branca do Morro de São Carlos está empolgada com o enredo “Chão de Devoção: Orgulho Ancestral”, desenvolvido pelo carnavalesco Marcos Paulo, e os componentes estão esperançosos com a conquista do título. O CARNAVALESCO foi atrás de alguns deles para saber como a escola e eles estão se preparando em busca de mais uma conquista.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Feliciano Júnior e Thais Romi falaram um pouco sobre o sentimento deles em busca do título.
“Eu acho que a escola em si, ela é o berço do samba, então já tem uma raiz muito forte. Eu acho que o segredo da Estácio é a comunidade, é o chão da escola. É algo tão especial, porque é algo muito raiz mesmo. E a gente está buscando isso nesse momento, sabe? Resgatar a comunidade, ter esse calor, essa sensação de que é nosso, se empoderar do que é nosso”, disse o Mestre-Sala ao final do ensaio.
Thais falou um pouco sobre a preparação da escola em relação também ao presidente Edson Marinho.
“Acho que seguir com trabalho, com muito comprometimento, respeito e muito ensaio. Eu acho que a Estácio é isso, isso que o Feliz, falou. Tem uma comunidade, um chão muito forte, então isso associado a comprometimento, que essa nova presidência, o Marinho, ele tem buscado dar continuidade ao trabalho do nosso antigo presidente, acho que é isso que a escola precisa. E seguir com muito amor”.
Em relação a preparação do casal, eles destacaram o papel que Rute Alves, porta-bandeira da Viradouro, está tendo com ambos nesses últimos meses.
“Nós temos uma preparadora, ensaiadora, que é a Rute Alves, que é a porta-bandeira da Viradouro, que tá nos lapidando, tendo todo o carinho com a gente. Podendo tá tendo essa troca de trabalho e tá sendo mágico. Até pelo trabalho dela, pelo tempo de avenida, pela estrada, pela experiência, tá sendo um momento mágico para mim, na minha trajetória de Carnaval”, destacou Feliciano.
“Muito ensaio. A gente está ensaiando desde junho que foi quando se formou essa parceria. Setembro, chegou a Rute para somar. A Rute traz uma experiência, uma bagagem. Então às vezes eu não preciso mais pensar no movimento, ela já traz, com a experiência dela, o movimento. Isso é uma oportunidade que a Estácio está me dando muito grande para poder aprender com uma gigante dessa”, frisou Thaís Romi.
O mestre Chuvisco também comentou sobre a garra e o chão que a Estácio tem para passar na Sapucaí.
“Bom, acho que não pode faltar a garra que a escola tem, o chão que a escola tem que é muito forte, acho que isso é o essencial, né? Pra toda escola que tá buscando o título, cantar o samba com vontade, evoluir, legal e os quesitos estarem todos certinhos, todo mundo fazendo o seu papel bem pra gente poder alcançar as notas máximas em todos os quesitos e sair campeão do Carnaval, se Deus quiser”.
Ele também falou da preparação da bateria em busca de conquistar o campeonato para o Leão.
“A gente tá ensaiando toda segunda-feira, agora a gente tem um mês de carnaval, a gente vai dar uma intensificada nisso, vamos botar mais um dia na semana, pra poder dar uma intensificada melhor e chegar na avenida bem, no dia nove de fevereiro, que é o desfile oficial aonde não pode ter erro e ajudar nossa escola a ser campeã do carnaval”.
Outros componentes também estão animados. Jefferson Rocha, presidente da escola mirim Inocentes da Caprichosos também irá desfilar na Estácio.
“Eu acho que é o que fez hoje. Ter alegria, ter disposição, cantar o samba, porque o samba é muito bonito, eu acho que o samba vai levantar a arquibancada, vai levantar a plateia toda, e é isso. Tem que ter essa união, essa força para fazer com que a Estácio suba. A preparação é aquela, muito ensaio, gravar o samba, cantar o samba, sentir o samba, eu acho que o mais importante não é só cantar, é sentir o samba, que é um samba muito bonito, eu acho que vai emocionar as pessoas”.
Renata Carvão, outra componente, também citou como a escola está animada com o desfile de 2023.
“Eu acho que o que é preciso ela vem fazendo muito bem. Está preparando a galera, o samba está na ponta da língua. Todo mundo cantou para caramba e a animação está grande. Eu acho que tem tudo para ganhar. A gente está participando de todos os ensaios, evita faltar e está sempre ali no seio mesmo da escola”.