Os presidentes das doze escolas de samba do Grupo Especial e os dirigentes da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) seguem debatendo mudanças no regulamento para os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval de 2022. O site CARNAVALESCO apurou dois projetos que estão em discussão, além do fechamento das notas após cada dia de desfile, que já adiantamos há duas semanas. Lembrando que a decisão final será feita em reunião plenária ainda em novembro.

plenaria liesa
Perlingeiro e Júlio César apresentaram as propostas feitas nas reuniões anteriores. Foto: Henrique Matos/Divulgação Liesa

Um dos assuntos debatidos é o fim do descarte da nota mais baixa de cada quesito. Até o Carnaval 2020, a menor nota era descartada, evitando assim alguma distorção do julgamento. Agora, a proposta é que todas cinco notas de cada quesito entrem na contagem da pontuação final. Muitos dirigentes entendem que não é mais necessário ter o descarte e existe confinça no trabalho de Júlio César Guimarães, coordenador dos jurados para os desfiles do Grupo Especial no ano que vem.

O outro assunto debatido é a pontuação extra dada para quem se destacar em cada um dos nove quesitos. Essa é mais polêmica entre todas escolas. Ela já foi experimental, mas nunca entrou oficialmente no julgamento.

Dessa vez, a proposta é que o julgador possa dar 0,1 a mais, caso uma escola seja destaque em algum quesito. Por exemplo, em Bateria, ela poderia somar até 0,5 a mais na pontuação, se recebesse bonificação de cada um dos jurados. Uma outra proposta garantiria apenas 0,1 por quesito e a escola merecedora seria a que tivesse mais indicações dos cinco julgadores. Assim, a nota de premiação para cada quesito somaria 0,1 e não 0,5, sempre ter tanta mudança no resultado final do carnaval.

SAIBA MAIS

Governador vai inaugurar posto avançado dos Bombeiros na Cidade do Samba em 2 de dezembro

Liesa começa montagem do Sambódromo para os desfiles do Carnaval 2022

O site da Liesa informa que o presidente da Jorge Perlingeiro calcula que dentro de 15 dias, aproximadamente, a plenária da Liga Independente se reúna para analisar as sugestões de mudanças dos critérios de julgamento para os desfiles de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui