As escolas de samba prestaram homenagem para a carnavalesca Rosa Magalhães, que faleceu na noite de quinta-feira, vítima de um infarto.

rosa carnavalesca
Foto: Divulgação

Imperatriz
“O GRES Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond e de todos os seus segmentos, lamenta com profunda tristeza o falecimento da carnavalesa Rosa Magalhães, artista consagrada e maior campeã da Era Sambódromo. Neste momento, faltam palavras para definir a grandeza de Rosa e de toda a sua trajetória não só no Carnaval, mas em toda a sua carreira, ao longo dos mais de 50 anos de trabalho dedicado à arte. Falar de Rosa Magalhães é falar da história da Imperatriz, tendo em vista que, de 7 títulos conquistados pela professora, 5 foram em nossa agremiação. Rosa promoveu desfiles inesquecíveis aos olhos do público e de toda a crítica, e sempre estará marcada por sua elegância, pela entrega magistral em seus trabalhos, e principalmente por sua brasilidade nas histórias que contou ao longo de todo esse tempo. É e sempre será referência para todos os amantes do espetáculo que ela também ajudou a construir. ‘As histórias se confundem. É impossível falar de Imperatriz Leopoldinense sem falar de Rosa Magalhães. Hoje o meu coração, e de toda a escola, chora a perda da maior de todos os tempos. O Carnaval deve muito à Rosa Magalhães e nós temos muito orgulho de saber que em nossa biografia ela sempre estará. Obrigado, Rosa. Nossa eterna gratidão e amor’, afirma a presidente Catia Drumond”.

Liesa
“A Liesa lamenta profundamente a perda de Rosa Magalhães, carnavalesca que fez história no Carnaval. A arte da professora, como era carinhosamente conhecida no mundo do samba, permanecerá como legado por meio da memória de enredos geniais, alegorias brilhantes e fantasias marcantes. Desejamos os mais sinceros sentimentos aos amigos e familiares. Que Rosa descanse em paz”.

Paraíso do Tuiuti
“Não existe preto e branco quando o seu mundo era cheio de cor. Quem perde as cores hoje somos nós. O Paraíso do Tuiuti, em nome do presidente Renato Thor e toda a diretoria, vem expressar o mais profundo pesar pelo falecimento da professora Rosa Magalhães. Em momentos como este, faltam palavras em expressar o tamanho de sua grandiosidade. Para nós, só nos resta agradecer: Obrigado por muito!”

Vila Isabel
“O G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel manifesta o seu profundo pesar pela passagem da carnavalesca Rosa Magalhães, uma das maiores artistas plásticas do Brasil. Se o carnaval carioca alcançou a primazia como grande espetáculo visual, muito se deve à Rosa. Artista completa, fez história em várias agremiações, sagrou-se a maior carnavalesca campeã da Sapucaí e projetou o seu talento e profissionalismo para além da Avenida. Nossa escola tem por ela uma gratidão imensurável por ser a gênia artística à frente do nosso último campeonato em 2013. Em sua passagem pela nossa agremiação, ela nos proporcionou três desfiles muito especiais, que culminaram na conquista da terceira estrela do nosso pavilhão, com ‘A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo’. Enviamos as nossas condolências a todos os familiares e amigos nesse momento de dor e tristeza. Viva a Professora Rosa Magalhães!”

Viradouro
“A Unidos do Viradouro lamenta profundamente o falecimento da carnavalesca Rosa Magalhães e se solidariza com a família e amigos. Ao longo dos seus 77 anos, a artista dedicou 50 deles ao Carnaval. Dona de um talento ímpar, ela contribuiu para a cultura brasileira e abrilhantou a festa com desfiles memoráveis. Seu legado é eterno, professora! Descanse em paz!”

Mangueira
“A Estação Primeira de Mangueira vem a público em nome de sua presidente Guanayra Firmino e de toda a sua diretoria manifestar seu profundo pesar com a morte da carnavalesca Rosa Magalhães, aos 77 anos. Somos solidários aos seus familiares e amigos, e aos inúmeros admiradores de seu trabalho, de valor inestimável para a cultura brasileira e para o carnaval em especial. Figurinista, cenógrafa e artista plástica, Rosa foi a maior campeã da Marquês de Sapucaí. A “Professora”, como era carinhosamente chamada no mundo do samba, atuou pela Verde e Rosa no carnaval de 2014, há exatos dez anos. Detentora de tantos prêmios de muitos títulos, seu legado e pioneirismo não serão esquecidos jamais”.

Portela
“A Portela lamenta profundamente o falecimento da Carnavalesca e Professora Rosa Magalhães, aos 77 anos. Artista Plástica e especialista em indumentária e cenografia, Rosa iniciou sua carreira como carnavalesca nos anos 70. Em 1977, assinou seu primeiro desfile na Portela com o enredo “Festa da Aclamação”, onde conquistou o vice-campeonato e deu sequência em seu trabalho na Majestade do Samba no ano seguinte, assinando o enredo “Mulher à brasileira”. Após 40 anos, Rosa retorna a Oswaldo Cruz e Madureira conquistando o 4º lugar nos desfiles de 2018 “De repente de lá pra cá e dirrepente daqui pra lá” e 2019, com o enredo “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá”, uma homenagem a Clara Nunes. Rosa Magalhães fez uma linda história no carnaval carioca, a Professora da faculdade de Belas Artes conquistou sete títulos em 50 anos de carreira, sendo a única carnavalesca a ganhar um prêmio Emmy pela categoria figurino, nos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro. O presidente da Portela Fábio Pavão, o Vice-presidente, Junior Escafura, junto aos carnavalescos e toda família portelense se solidarizam com os familiares e amigos nesse momento. Descanse em paz, Rosa Magalhães”.

Mocidade
“Ah, professora. Por muitos anos, formamos uma rivalidade incrível na avenida ao lado da minha co-irmã @imperatrizleopoldinenseoficial. Mas, muito mais que disputas de títulos, nós fizemos a história. Você fez parte de capítulos que jamais esqueceremos. Tô de luto, triste, arrasada. Daqui, seguimos por tudo que você sempre acreditou. Eu, meu Mago Renato e todos nós amantes do carnaval. Perdemos muito. Descanse em paz, Rosa Magalhães”.

Beija-Flor
“Não é só o samba que perde uma grande ícone do carnaval; a cultura brasileira perde uma grande expoente. Em 1974, Brasil ano 2000, tivemos a honra de ter a Rosa em nosso solo. Deixará saudades. Vá em paz professora!”

Grande Rio
“O samba se despede de uma de suas maiores artistas. É com imenso pesar que a Grande Rio se despede da carnavalesca Rosa Magalhães. Seu legado é marca fincada na história do nosso o Carnaval. Descanse em paz, eterna professora”.

Unidos da Tijuca
“Perdemos Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, a carnavalesca Rosa Magalhães, maior campeã do Sambódromo, tendo conquistado sete títulos. Rosa Magalhães era professora, figurinista, cenógrafa e artista plástica. Inspirou diversas gerações de artistas e profissionais ligados à arte e à cultura. Seu trabalho como professora nas instituições de ensino de arte formou inúmeros profissionais que hoje contribuem para a cena artística do Brasil. Seu legado será importal. A Unidos da Tijuca presta condolências aos familiares e amigos. Vá em paz, Rosa!”

Unidos de Padre Miguel
“Com profundo pesar, lamentamos o falecimento da brilhante carnavalesca Rosa Magalhães. Rosa foi uma verdadeira lenda do carnaval carioca, cujas contribuições e inovações marcaram a história dos desfiles das escolas de samba. Neste momento de dor, nossos pensamentos e orações estão com seus familiares e amigos. Nossa eterna gratidão e saudade”.

Liga-RJ
“É com imenso pesar que a Liga RJ lamenta o falecimento da grande carnavalesca Rosa Magalhães, aos 77 anos. Rosa dedicou sua vida à arte e à cultura do samba, deixando um legado que ecoará para sempre em nossos corações. Sete vezes campeã do Grupo Especial, Rosa também emprestou o seu talento ao Grupo de Acesso. Em 1987, foi vice-campeã e conquistou a ascensão no então Grupo 2 com a Tradição, no enredo “Sonhos de Natal”. Em 2010, ela desenvolveu o desfile do Império Serrano, intitulado “João das Ruas do Rio”. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade e nossos mais profundos sentimentos aos familiares, amigos e a fãs. Rosa Magalhães, obrigado por tudo. Sua estrela continuará a brilhar em nossos corações e na Avenida”.

União da Ilha
“O mundo do carnaval perde a sua maior expoente e referência feminina em desfiles. Faleceu na noite desta quinta-feira, a carnavalesca Rosa Magalhães, aos 77 anos, vítima de infarto. Maior vencedora de títulos na era do Sambódromo, com sete títulos, ao longo de 50 anos de carreira, Rosa assinou o enredo da União da Ilha de 2010, “Dom Quixote de Lá Mancha. O Cavalheiro dos Sonhos Impossíveis”, quando manteve a nossa escola no Grupo Especial. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento tão difícil. A União da Ilha prestará um minuto de silêncio antes da apresentação dos sambas 2025, na quadra, neste sábado. Outras homenagens dessa lendária artista plástica, professora, figurinista e cenógrafa ao longo desta sexta-feira”.

Império Serrano
“Com tristeza, o Império Serrano recebeu a notícia do falecimento da carnavalesco Rosa Magalhães, aos 77 anos, nesta noite. No Império, Rosa foi campeã com histórico “Bum Bum Paticumbum Prugurundum”, em 1982, ao lado de Lícia Lacerda, e desenvolveu o enredo “João das Ruas do Rio”, em 2010. Fica aqui a nossa gratidão por tudo que você, Rosa, fez pelo Carnaval, pela contribuição na nossa história e à arte. Seja luz! Obrigado por tudo!”

Porto da Pedra
“O sentimento instantâneo que surge no peito de cada sambista neste momento é de saudade. Estamos desolados com a partida de Rosa Magalhães. Uma das grandes artistas de nossa festa, contribuiu para a formação de uma geração de foliões e artistas, além de enfileirar títulos e prêmios. Que seu legado seja sempre celebrado por todos nós. A eterna rosa do carnaval. Desde já, saudade, Rosa”.

Arranco
“Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento da Mestra Rosa Magalhães. Responsável por embalar carnavais memoráveis, ela seguirá viva em nossos corações e memórias por encantar diversas gerações com sua arte. Condolências da família Arranco aos amigos e familiares”.

Acadêmicos de Niterói
“Hoje o carnaval perde a professora. A maior vencedora do Sambódromo nos deixa, mas seu legado e ensinamentos serão imortais. Descanse em paz, Rosa Magalhães”.

LUTO NO CARNAVAL! MORRE ROSA MAGALHÃES, MAIOR CAMPEÃ DO SAMBÓDROMO