estacio capa serieaA Lierj define nesta terça a ordem de desfiles da Série A para o Carnaval 2020. E dentre as 12 escolas que vão ver a sorte ser lançada na sede da entidade, todas precisarão lutar contra um tabu muito incômodo desde que os desfiles do acesso passaram a acontecer em duas noites, a partir de 2013, quando a Lierj foi criada.

Desde então nenhum desfile que aconteceu na sexta-feira de carnaval conseguiu convencer o corpo de jurados e sair consagrado campeão na quarta-feira de cinzas. Em sete carnavais organizados pela Lierj, sempre a campeã desfilou no sábado de carnaval.

Cubango Desfile2019 111Ao longo destes sete anos em que organiza os desfiles do principal grupo de acesso do carnaval carioca, a Lierj precisou fazer gradualmente uma redução no número de escolas desfilantes, afinal em 2013, devido à junção dos antigos grupos A e B, eram 19 agremiações no desfile inaugural. Por conta disso o desfile campeão do Império da Tijuca, o primeiro da Lierj, foi como a sétima escola do sábado de carnaval.

Viradouro e Estácio são as únicas escolas campeãs da Série A mais de uma vez. A vermelha e branca de Niterói venceu em 2014 como a quinta de sábado e em 2018 como a quarta. A Estácio é a única até hoje que foi campeã encerrando o carnaval, em 2015. Neste ano novo título, como terceira da segunda noite.

Outras duas agremiações conquistaram o título da Série A desfilando no sábado de carnaval. Em 2016, a Paraíso do Tuiuti, ganhou como a segunda de sábado, até hoje o desfile mais cedo a ser campeão do grupo. E no ano seguinte o Império Serrano triunfou sendo a quarta da segunda noite. Essa aliás é a posição de desfile mais campeã da Série A, duas vezes. Nenhuma outra se repetiu.

ensaio UPM 7Para o diretor de carnaval da Lierj, Cícero Costa, o fato de nenhum título ainda ter saído na sexta-feira é devido a dois fatores principais. O primeiro é o comparativo de notas entre os julgadores. O segundo é a dificuldade de locomoção pelo Rio de Janeiro em um dia ainda útil, com o trânsito complicado, principalmente para as escolas oriundas da Zona Oeste.

“Eu acredito que seja pelo comparativo de notas. Na primeira noite o julgador aguarda um pouco para as melhores notas. Mas a escola que quer ganhar mesmo tem que enfrentar isso e fazer um grande trabalho. A sexta atrapalha um pouco na questão logística, é complicado o deslocamento dos desfilantes. É um dia útil, as pessoas trabalham, a cidade fica tumultuada, devido às saídas do feriado. Quem vem da Avenida Brasil sofre muito”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui