O diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, foi um dos principais nomes do Carnaval 2022. Seja pelas inovações, como o programa “Seleção do Samba” e os mini-desfiles na Cidade do Samba, e, o lançamento da nova marca Rio Carnaval, ou pelas falas nas redes sociais que sempre geravam interações e polêmicas. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, ele fez um balanço sobre o trabalho, projetou novidades para temporarada do pré-carnaval 2023 e revelou novidades para o futuro.
Qual é o balanço desse seu primeiro carnaval na direção de marketing da Liesa?
“O balanço é super positivo. Acredito que conseguimos fazer muitas coisas e identificar mais os problemas de dentro da Liga. Hoje eu consigo ter um planejamento de futuro muito mais sólido e verdadeiro do que tínhamos antes. Sinto que evoluímos de forma concreta e forma que considero de grande importância”.
O que você considera como o grande projeto desenvolvido para o Carnaval 2022?
“Se eu focar exatamente qual é o meu departamento e quais são meus afazeres, é a criação da marca. Partimos dali. Com um bom trabalho de branding, nós conseguimos almejar novos e maiores patrocinadores, aumentar as receitas comerciais (como foi feito para esse ano). Com o branding também aumentamos o potencial de comunicação e diálogo do carnaval no Brasil e mundo afora”.
O que queria ter feito e teve que adiar para 2023?
“Queria mais verba para interações digitais. Esse trabalho já começou, tivemos resultados muito expressivos de crescimento no Instagram e Twitter do Rio Carnaval, mas precisamos de mais dinheiro para produzir mais conteúdos, captação e afins. Queremos ser mais modernos e tecnológicos”.
Com o contrato do Sambódromo, qual sua previsão de iniciar venda de ingressos para 2023? Seguirá sendo online, com parcelamento via cartão e pix?
“Temos algumas mudanças para fazer em vendas, mais do que já foi feito. Nós queríamos começar as vendas ainda no meio do carnaval, só que é uma ideia que tivemos que adiar por questões comerciais. Teremos que prorrogar por pouco. Acredito que no mês de junho nós abriremos a comercialização para o carnaval 2023”.
Qual sua análise sobre a parceria com a TV Globo para 2022 e o que pode melhorar para 2023?
“Melhoramos muito o contato e diálogo com a TV Globo e isso é muito oportuno e positivo para o sambista como um todo. Nossa ideia é que para 2023 a gente tenha mais possibilidades de novas comunicações, novos programas dentro de todos os canais do Grupo Globo”.
O que podemos esperar para o sorteio da ordem dos desfiles e o lançamento dos enredos?
“Eu acho que todo sorteio vai sofrer pequenas mudanças e alterações para adaptação. Nós fizemos isso na abertura do carnaval e a ideia é seguir para fazer eventos mais atraentes, atrair um público novo e estar mais adaptado ao mundo atual e o sambista tem comprado essas ideias conosco”.
O Seleção do Samba seguirá e dessa vez com público na Cidade do Samba?
“Acredito muito que sim, acredito que com público e acredito realizar ali na Cidade do Samba, mas nada ainda 100% certo”.
E os mini-desfiles em dezembro ou em janeiro?
“Acredito muito nos mini-desfiles em janeiro, penso que eles são o marco de abertura do carnaval e seria muito interessante fazer isso após o réveillon, mas isso em momento algum diz que não possamos criar outras ideias para antes do ano novo estarmos falando de carnaval e colocá-lo em evidência”.
O Gabriel David começou falando muito nas redes, apanhou e agora está mais comportado. É por aí? Ficou a lição?
Tudo é muito novo para mim e estou em evolução profissional muito grande. É um meio completamente diferente de quando eu estava na Beija-Flor, pois envolve muita política e envolve muitas pessoas. São formas de lidar e se comportar completamente diferentes. Estou aprendendo com tudo isso e estou amando. Ao mesmo tempo que estou trabalhando, me divirto com as coisas que eu amo fazer e que vamos tirar frutos disso. Sobre redes sociais, eu sou de uma geração que está ali, preciso dialogar, rir e trocar ideias e as críticas fazem parte. Internet tem muito disso e estou aprendendo a lidar, fazendo isso cada vez mais”.
Você se deu uma licença da Liga e voltou. É certa a sua permanência na Liga pós-desfiles?
“Acredito que sim. Como eu falei, tiveram motivos pessoais que me afastaram naquele momento, não tinha nada além disso. Muitas especulações. No carnaval às vezes se fala sobre tudo e se sabe pouco do que está rolando ali dentro. Temos um grupo unido e com pessoas capacitadas e voltadas para fazer um carnaval cada vez melhor, então espero continuar fazendo parte desse grupo, me empenhar para isso e fazer cada vez melhor”.
Aliás, você pensa que na próxima eleição na Liesa pode concorrer ao posto de presidente ou nem pensar?
“Não penso em ser presidente da Liga como nunca pensei em ser presidente da Beija-Flor. Eu sou movido por realizações e por sonhos e é isso que eu quero. Quero viver o carnaval cada vez melhor. O que está em volta disso, sendo diretor de marketing ou o que tiver que ser, eu estou disposto a ajudar o carnaval e é nisso que eu acredito”.