InícioSérie OuroEntre Ratos e Engrenagens: A Alegoria Crítica do Porto da Pedra

Entre Ratos e Engrenagens: A Alegoria Crítica do Porto da Pedra

A Porto da Pedra trouxe como primeira alegoria em seu desfile o abre-alas “Distopia Fordista”, com o tradicional Tigre no carro. A alegoria trouxe um tom crítico logo no primeiro setor da escola, chamado “Tapajós: Das Origens à Distopia Que Ergueu a Cidade Arredia”.

tigre

Com as cores cinza e vermelho, a primeira alegoria do Tigre de São Gonçalo representou o sistema de produção em massa criado por Henry Ford, que, diferente dos povos indígenas, que viviam sua relação com o mundo e a natureza em comunhão, os não indígenas tinham uma visão extremamente racional e econômica, com o consumo em massa baseado em processos automatizados, linha de produção, exploração de trabalhadores e produção em série. Totalmente oposto ao modo de vida dos povos originários.

O capitalismo, como o centro e causa maior desse problema, é reproduzido no carro, que apresenta um bicho feroz na sua frente, o tigre, em um carro sem cor, sem a beleza da natureza, que apenas visa o metal-capital.

Os componentes da alegoria vieram fantasiados de ratos, simbolizando o trabalho desenfreado e explorador dos trabalhadores. O ator Amin Richan, de 21 anos, estreou na Porto da Pedra na composição do abre-alas e contou ao carnavalesco a crítica que a alegoria traz.

tigre2

“Esse carro é sobre o fordismo e fala sobre exploração, tanto que tem o explorador com o seu chicote em cima do carro, que está explorando a gente, os ratos que estão trabalhando nessa produção em série, exploratória, e seguem sofrendo nesse mundo sem felicidade, com tristeza, depressão, causada pela exploração”, contou o ator.

O coordenador e coreógrafo da alegoria, Breno Silva, detalhou a concepção da alegoria e tudo aquilo que ela veio representando.

“O carro é todo baseado no filme Tempos Modernos, do Charlie Chaplin. E a ideia é a gente trazer justamente esses movimentos de fábrica, como era o fordismo, onde tudo era mecânico e sem parar. E é um carro repleto de ratos, ratos trabalhadores, que estão aqui justamente servindo ao Ford. Podem reparar que o carro está infestado de ratos, e eles vão transitar a todo momento, fazendo essa movimentação, trabalhando. Eles interagem com a escultura do Ford que está lá em cima. É basicamente uma representação do trabalho exploratório”, disse o coreógrafo, de 29 anos.

A professora Daiane Colli veio compondo o carro e falou sobre as críticas que cercam a concepção da alegoria e algumas das camadas sobre a crítica ao capitalismo devastador, que tanto destruiu e ainda destrói as nossas matas.

tigre3

“Nós viemos representando os ratos. O nosso carro representa uma fábrica abandonada na floresta amazônica. E nós somos os ratos que ainda estamos trabalhando nessa fábrica como operários, aqueles operários que são sempre submetidos a trabalhos exaustivos, trabalhando sempre na mesma coisa. Nós somos essas pessoas meio fantasmas, meio o que sobrou dessa fábrica. Além disso, o carro vem criticando o capitalismo exacerbado, que vem destruindo a floresta, que não pensa nas pessoas que estão habitando ali e, assim como o samba diz, a sua engrenagem passa por cima de tudo que aquele lugar tinha antes de a fábrica existir”, declarou a professora, de 27 anos.

Alegoria e crítica se misturaram no desfile da Porto da Pedra, trazendo à avenida uma reflexão sobre o impacto do capitalismo na floresta e na vida das pessoas. A representação dos ratos operários evidenciou a exploração desenfreada, enquanto a ausência de cores no carro reforçou a frieza desse sistema.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...