O enredo da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no carnaval de 2026 gerou grande repercussão não apenas no mundo do Carnaval, como também no meio político em diferentes níveis. Primeira a desfilar no domingo de carnaval, a Azul e Branca da Cidade Sorriso levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Na festa de lançamento do samba-enredo da escola, na quadra do Fluminense Atlético Clube, no Centro de Niterói, o CARNAVALESCO conversou com políticos presentes sobre a homenagem que será feita pela Azul e Branca. O clima era de celebração ao enredo da Acadêmicos de Niterói.
Um dos políticos presentes foi o vereador de Niterói Anderson Pipico (PT), que já foi presidente de honra da escola. Pipico celebrou o enredo e destacou a cidade como um lugar de “resistência política e democrática”.
“Em primeiro lugar, a gente está muito feliz com essa escolha. A história do presidente Lula é, antes de qualquer coisa, uma história de superação, de luta, de vitória e de compromisso com o povo brasileiro. Eu acho que o enredo da Niterói retrata tudo isso”, afirmou.
“Em Niterói, fica ainda mais especial, porque aqui o Lula venceu a eleição tanto no primeiro quanto no segundo turno da última disputa. É uma cidade que é forte na resistência política e democrática. Por isso, acho que a Niterói traz um enredo bonito, que conta a trajetória de
um homem que superou todas as dificuldades e chegou a Presidente da República”, completou Anderson Pipico.
Também marcou presença no lançamento do samba-enredo da Acadêmicos de Niterói a deputada estadual Verônica Lima (PT), que tem bases eleitorais na cidade. “Estou muito feliz, não só por ser uma escola da minha cidade, da nossa amada Niterói”, celebrou a deputada.
“O presidente Lula é um grande homem, um grande brasileiro, um estadista, um presidente que colocou o Brasil como um país reconhecido internacionalmente, como uma grande nação. Ele tirou milhões de brasileiros da miséria, colocou a juventude preta e periférica nos bancos das universidades públicas, criou programas de transferência de renda que tiraram milhões da extrema pobreza e devolveram dignidade. O presidente Lula é um grande brasileiro que merece demais essa homenagem”, salientou Verônica Lima.
Feliz com o enredo, o também vereador da cidade de Niterói, Sylvio Mauricio (PT) afirmou que o enredo reconhece “a importância do presidente Lula e da sua contribuição para o Brasil”.
“É entender o que é o Brasil hoje, depois dos governos Lula e o que era o Brasil antes. Antes, era um país que estava no mapa da fome, com uma desigualdade social ainda mais brutal. Agora, a gente vê um Brasil mais justo, soberano, que defende a nossa independência, os nossos interesses e, acima de tudo, o nosso povo. Acho que a Acadêmicos de Niterói acerta muito nessa grande homenagem ao presidente Lula. É um enredo que não fala só do Lula, porque o Lula representa o povo brasileiro. Ao falar dele, a gente também está falando do povo trabalhador, do povo brasileiro”, completou.
Políticos prometem apoio para Acadêmicos de Niterói ter uma quadra própria
Uma das grandes dificuldades da Acadêmicos de Niterói, oriunda da antiga Acadêmicos do Sossego, é a falta de uma quadra de ensaios próprios. Atualmente, a escola utiliza o espaço do Fluminense Atlético Clube, no Centro de Niterói, para realizar suas atividades. O CARNAVALESCO questionou os políticos presentes no lançamento do samba-enredo sobre a possibilidade de ajuda para a construção de um espaço próprio para a Azul e Branca. Tradicionalmente, a Prefeitura de Niterói apoia institucional e financeiramente às escolas de samba do município.
“A questão da quadra é fundamental. Todo mundo quer ter um teto, e a Niterói quer e merece. A escola já mostrou que merece ter um espaço definitivo, e nós vamos brigar por isso”, respondeu o vereador Anderson Pipico.
“Obviamente que a gente sempre vai lutar por isso. A Prefeitura de Niterói tem sido uma grande parceira das escolas de samba e da cultura popular. Essa é uma luta que precisa ser feita, para que esse apoio também chegue à Acadêmicos de Niterói. Assim, a escola poderá avançar ainda mais e conquistar a sua quadra, fortalecendo não só a Niterói, mas todas as escolas de samba da nossa cidade”, completou.
Representante da cidade de Niterói na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada Verônica Lima também prometeu apoiar a escola na luta pela quadra. “Acho que a Prefeitura de Niterói tem que ajudar a escola a ter uma quadra definitiva. Assim como a Viradouro tem, assim como a Acadêmicos do Cubango têm, a Acadêmicos de Niterói merece e precisa. Certamente, pode contar comigo nessa luta. A caneta não está na minha mão, sou deputada, mas o que eu puder fazer para somar esforços nessa reivindicação, que é muito justa, eu vou fazer”.
“O carnaval também movimenta a economia local, a economia criativa. São centenas de pessoas que vivem do carnaval. Então, o carnaval não é só a alegria do povo, como também movimenta a nossa economia. É muito justo que a gente fomente e garanta espaço físico para as grandes escolas, como é a Acadêmicos de Niterói”, completou.
Primeira a desfilar no domingo de carnaval, a Azul e Branca da Cidade Sorriso levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo.









