728x90
InícioGrupo EspecialBateria da Portela representa Oxossi em desfile sobre o Baobá

Bateria da Portela representa Oxossi em desfile sobre o Baobá

Portela04aOxossi, o caçador, é o orixá padroeiro da bateria da Portela. E a Tabajara do Samba entrou na avenida com o figurino que o representa. O caçador da flecha certeira os protege, quando cruzam as “florestas sagradas”, sendo aquele que caça com as boas influências e as energias positivas.

Por todo o continente, as diversas etnias africanas travam disputas desde os tempos imemoriais. Com conflitos ritualizados que regem a interação com diferentes grupos.

Para o Mestre de bateria da Portela, Nilo Sérgio, vir representando o padroeiro é sentir ele mais próximo e que o axé dele os ajude a pegar os 50 pontos. O mestre conta o que sentiu quando soube do figurino.

“Quando o Renato mostrou para mim, eu falei: já comprei, é essa que quero. Oxóssi para a bateria da Portela é tudo, representa muita coisa. Ele nos abençoa e sempre, e hoje também está olhando por nós”.

Portela04bJá o ritmista Jean, de 24 anos, considera como uma emoção inexplicável estar na bateria da azul e branca de Madureira. Criado dentro do samba, vir representando a Portela na avenida é algo surreal. Ele explica a importância de estar vestido de Oxossi na bateria:

“É muito importante, pois sou ogã na minha religião que é o candomblé. Oxossi faz parte da minha vida e representar ele na escola que me abraçou há alguns anos é incrível, como se fosse da família”.

Depois de dois anos sem carnaval, voltar a Sapucaí é algo que todo ritmista queria fazer. E estavam com uma grande expectativa de que tudo desse certo. Para o técnico de informática e também ritmista da Tabajara do Samba, Thiago, de 25 anos, estar de volta a Marquês é algo mágico, ainda mais vindo vestido do orixá protetor da bateria. “É muito especial estar aqui novamente e homenageando o nosso padroeiro que sempre vem nos abençoando e hoje ele fez isso também”, comenta.

O toque de caixa da bateria da Portela é uma saudação a Oxossi, o caçador. O Mestre Nilo Sérgio explica como funciona a batida: “A batida de caixa da Portela é como se fosse o toque de Aguerê junto com a rufada. O que é uma marca registrada já da nossa bateria”.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....