InícioGrupo EspecialEmoção toma conta de Neguinho em ensaio técnico da Beija-Flor: 'Esse samba...

Emoção toma conta de Neguinho em ensaio técnico da Beija-Flor: ‘Esse samba é tudo que a gente queria’

Ele é craque da voz. Se a gente quiser fazer um paralelo com outros setores, na MPB tem aquela música do rei Roberto Carlos, amigo pessoal e enredo da Beija-Flor em 2011, em que Neguinho pode dizer “esse cara sou eu”. No futebol, dá para usar em relação ao cantor, aquela frase que o Romário costumava usar para ele mesmo “quando eu nasci papai do céu apontou para mim e disse ‘você é o cara'”. Neguinho, além de tudo, um cara simples, visto na Praça da Apoteose, no carinho e na paciência com que tirava fotos com o público ao final do ensaio técnico. Ele não se refere a si desta forma, mas sabe o tamanho que alcançou ao longo dos mais de 50 anos no carnaval. Uma lenda.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

beija flor ensaio tecnico 2
Foto: Allan Duffes/CARNAVALESCO

Curtindo os últimos momentos, após anunciar que este será o último carnaval à frente do carro de som, este ensaio técnico da Beija-Flor, que pode ter sido o último, visto que não há confirmação de que o cantor estará presente no teste de luz e som da Sapucaí, dia 22 de fevereiro, às vésperas do desfile oficial, neste possível último treino, o intérprete teve dificuldade para segurar a emoção. Com a voz embargada, agradeceu ao público e partiu para o samba junto com o carro de som da Soberana, reforçado esse ano com cantores experientes como Nino do Milênio e Leozinho Nunes.

Sobre a emoção, Neguinho não perde também o humor e a simpatia, ao dizer que só conseguiu estar ali por conta de remédio, admitindo a dificuldade de conciliar a emoção com a parte técnica de ter que guiar o canto da Beija-Flor no ensaio.

“Eu estou aqui sobre o efeito de dois tranquilizantes e, ainda assim, não consegui segurar a emoção. Vamos ver no dia do desfile. Eu vou tomar quatro (risos), para ver se eu consigo cantar”, brincou o intérprete.

Sobre o carro de som, Neguinho define que a confiança na nova geração, deu mais certeza ao cantor em sua importante decisão.

“Eles são maravilhosos, a rapaziada é boa. Quem sabe rezar, não xinga a Deus. Eles estão firmes, é por isso que a gente está parando, para dar oportunidade a eles. É a vez deles”.

Desde 1976 como intérprete oficial da Beija-Flor de Nilópolis, colocando a escola inclusive no sobrenome, Neguinho, nesse período de quase 50 anos na escola, nestes, em mais de 30, teve ao lado uma outra figura que se tornou a cara da Azul e Branca da Baixada: Laíla. O carnaval de 2025, de certa forma, unirá mais uma vez de forma mais intrínseca essas duas lendas do carnaval carioca, que tantos títulos geraram para a escola. Pode ser que seja a última vez na passarela do samba, quem sabe, mas certamente será história. Sobre a relação com Laíla, Neguinho falou um pouquinho ressaltando a importância do saudoso sambista em sua vida e sua carreira.

“Foi ele que me projetou para o mundo do samba, para cantar. A primeira vez que eu cantei profissionalmente foi no Bloco Bola Preta. Foi ele que me incentivou, que me deu força, foi o primeiro produtor do meu disco, na gravadora, e eu não poderia deixar de participar dessa homenagem a esse irmão, amigo, competente carnavalesco”.

E, com aquele que deve ser o último samba que Neguinho cantará na Avenida, pelo menos como intérprete oficial, o cantor parece satisfeito por encerrar sua trajetória.

“Esse samba é tudo que a gente queria, com certeza esse samba vai nos proporcionar disputar o título. É tido como o melhor do carnaval 2024. Espero que ele possa nos levar ao título”.

Em 2025, a Beija-Flor será a segunda escola da segunda noite de desfiles do Grupo Especial com o enredo “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os sambas”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo.

- ads-

Baianas abrem o desfile da Estácio de Sá no Carnaval 2025

A escola do Morro do São Carlos foi buscar na Amazônia a história que levará para seu desfile no próximo carnaval; com o enredo...

Brilhante retorno de Thais Paraguassú é o destaque do primeiro ensaio técnico da Independente Tricolor

Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins  (Colaboraram Will Ferreira, Gustavo Lima, Nabor Salvagnini e Naomi Prado) A Independente Tricolor realizou no último domingo...

Harmonia e evolução marcam o ensaio da Primeira da Cidade Líder

Por Naomi Prado e fotos de Fábio Martins A Primeira da Cidade Líder realizou seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi para o carnaval...