A Independente Tricolor escolheu o samba-enredo que irá embalar o Carnaval de 2026. Em uma disputa diferente, os sambas finalistas não se apresentaram. Houve apenas o anúncio do intérprete oficial, Chitão Martins. Todo o processo de eliminatórias foi realizado internamente e divulgado pela internet, até chegar aos sambas 3 e 6, que foram para a decisão. A expectativa era grande, mas o favoritismo foi confirmado. Uma obra que foi aclamada nas redes sociais desde o início e que foi eleita o hino da escola para o próximo carnaval. O samba é assinado pelos compositores: Cláudio Russo, Silas Augusto, Turko, Dário Silva, Zé Paulo Sierra, André Malheiros e Fábio Souza. A família tricolor tem como enredo “Ngoma, a primeira festa no amanhã do mundo”, assinado por uma comissão de carnaval. Dentro do projeto para o desfile do ano que vem, a festa marcou o primeiro contato com a comunidade. Sendo assim, houve promessas de inovação, entrega e união, com o objetivo de retornar a Independente Tricolor ao Grupo Especial. O novo comandante da bateria “Ritmo Forte”, mestre Higor, foi apresentado para a comunidade e agradeceu à diretoria pela recepção que tem tido desde quando acertou sua ida para a Vila Guilherme.

independentetricolor final26 4
Fotos: Gustavo Lima/CARNAVALESCO

Samba que ‘se escolheu’

O diretor de carnaval, Raphael Maslionis, contou o processo de eliminatórias da escola. Segundo ele, o samba-enredo foi escolhido a partir do momento em que os finalistas foram levados para os segmentos e departamentos participarem da dinâmica. “Quando conversamos lá atrás no projeto, já era vontade da escola trazer mais opções e uma maior pluralidade de sambas. Foram 12 parcerias convidadas para evitar esse choque. A arrecadação do Grupo de Acesso para os compositores ainda é muito baixa. Oito parcerias se inscreveram, e escolhemos quatro para a próxima fase, que foram gravadas na voz do Chitão. Desses quatro, selecionamos dois sambas com linhas distintas. O samba 6 era o mais convencional em alguns aspectos, e o 3 cresceu bastante dentro da quadra, momento em que o trouxemos para uma audição com a comunidade, bateria e ala musical, para que os segmentos e departamentos se manifestassem. O samba 3 foi o que se escolheu”, explicou.

independentetricolor final26 3
Diretor de carnaval, Raphael Maslionis

Para garantir uma safra de qualidade, o segredo é oferecer ao compositor uma sinopse bem construída, além de liberdade para compor. Maslionis também falou sobre a ideia do enredo e o trabalho que foi desenvolvido em cima dele. Vale ressaltar que não há carnavalesco assinando o desfile da Independente Tricolor. “Eu trouxe a ideia inicial, que passou por alguns ajustes no meio do processo. O Fernando Baggio chegou ao time um pouco depois, propôs alguns ajustes no começo do enredo para fortalecer a parte de criação. Foi um trabalho da escola, vamos colocar assim. Eu trouxe essa ideia e, juntos, fomos ajustando, e hoje conseguimos um bom resultado de samba para a nossa escola”, comentou.

independentetricolor final26 6

Escolha criteriosa e promessa de briga pelo título

Danilo Zamboni, diretor-geral da agremiação, revelou que a escolha foi feita com bastante rigor. O gestor também comentou que, apesar de ser uma final entre dois sambas, uma junção não foi cogitada. “Estamos muito felizes. Sempre tentamos inovar em alguma coisa. A escolha foi criteriosa. Houve um empate, e pensamos bem no que era melhor para a escola. Muitas vezes, um samba tem uma parte mais bonita, o outro tem outra parte melhor, mas em nenhum momento foi cogitada uma junção. Agora, é trabalhar bastante. A Independente é uma escola forte, e nosso objetivo principal é retornar ao Grupo Especial”, declarou.

independentetricolor final26 2
Danilo Zamboni, diretor-geral da agremiação

Zamboni também destacou a importância de valorizar a cultura brasileira, como a escola fará com o enredo “Ngoma, a primeira festa no mundo”. Ele afirmou que a Independente Tricolor vai brigar pelo título do Grupo de Acesso. “É um enredo forte, que fala da primeira festa do mundo, dos tambores africanos. Isso mexe muito com a nossa história e cultura. O Brasil precisa disso, a gente precisa valorizar as nossas raízes. Apostamos nisso e temos a convicção de que faremos um grande desfile. Com todo respeito às outras escolas, nosso objetivo é disputar o título”, afirmou.

independentetricolor final26 5

Samba valente

O intérprete Chitão Martins avaliou a escolha de forma positiva, tanto pela diretoria quanto pela comunidade. “A Independente já vinha de um tempo com encomendas de sambas, e este ano o presidente quis fazer uma disputa. Ficamos muito felizes com o resultado. Tinha dois sambas na final, e qualquer um deles poderia ganhar, o que daria um resultado legal. Mas optamos por um samba que achamos que combina com o Carnaval do Acesso. Fizemos um ensaio na terça-feira com a comunidade, e os dois sambas estavam muito bem cantados. Hoje, percebemos a resposta do público. Estamos felizes por escolher um samba que agradou à diretoria e à comunidade”, comentou.

independentetricolor final26
Intérprete Chitão Martins

Dentro das características melódicas da obra, o cantor também destacou que o samba se encaixa muito bem na sua voz, por suas características. “É um samba valente, do jeito que eu gosto de cantar, com refrões fortes, sempre atacando. Sabemos que o Acesso será mais disputado do que nos anos anteriores. Queríamos um samba forte para chegar com tudo na pressão”, concluiu.

Felicidade de um compositor

independentetricolor final26 7

Turko, um dos compositores que assinou a obra vencedora, contou o sentimento de vencer a disputa na agremiação. O experiente escritor de sambas-enredo tem a sua primeira vitória na Independente Tricolor e esbanja felicidade, torcendo pela volta da comunidade da Vila Guilherme ao Especial. “É uma satisfação enorme, ainda mais em uma escola que vem de um processo diferente. A gente ficou muito feliz já com o resultado quando terminamos a obra. É um enredo excelente e veio essa vitória para coroar. Nós estamos transbordando de felicidade. A nossa parceria nunca havia participado de nada na Independente, e é uma satisfação enorme vencer o concurso de primeira. Ficamos ainda mais contentes porque o resultado estava estampado na comunidade. O povo explodiu no momento do anúncio. Quando a bateria, comunidade e diretoria estão satisfeitos com o samba, já é meio caminho andado para o sucesso do carnaval. Com uma certa experiência, nós já sabemos esses caminhos. A Independente Tricolor é uma escola gigante e tem tudo para voltar ao Grupo Especial do carnaval de São Paulo”, finalizou.

independentetricolor final26 8