728x90
InícioGrupo EspecialGrande RioEmbalada e confiante, Grande Rio faz ensaio de rua marcado por excelência...

Embalada e confiante, Grande Rio faz ensaio de rua marcado por excelência dos quesitos

Uma noite de gala em Duque de Caxias. Em mais um ensaio de rua na avenida Brigadeiro Lima e Silva, na noite do último domingo, a Acadêmicos do Grande Rio mostrou a força de seu chão e a excelência dos quesitos. O canto forte, a evolução correta e o show de musicalidade do carro de som e da bateria evidenciaram uma agremiação que tem entrado na Passarela do Samba para ficar nas cabeças. Ao fim do treino, o diretor de carnaval, Thiago Monteiro, analisou o desempenho da escola e comentou os preparativos para os dois dias de ensaio técnico na Marquês de Sapucaí.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Destaco a organização da escola, a bateria, o carro de som e a forma como a escola tem se comportado não só no canto, mas com postura dentro desta passarela. Em relação ao ensaio técnico, o nome já diz: é ensaio. Vamos lá para treinar. O que acontecer de positivo ou negativo não vai afetar em nada a nossa preparação. Teremos duas oportunidades de ouro para a gente ver o ‘campo de jogo’ e o ‘reconhecimento do gramado’ – mas é lógico que não deixaremos de blindar o público”, comentou.

griorua2601 7
Foto: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

Em 2025, a Tricolor Caxiense levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Pororocas Parawaras: As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. A escola será a terceira a desfilar na inédita terça-feira de carnaval.

griorua2601 9
Foto: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

Mestre-sala e Porta-bandeira

griorua2601 8
Foto: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

Responsável por abrir o desfile caxiense, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Daniel Werneck e Taciana Couto, mais uma vez, deu um espetáculo à parte. O bailado encantador unido à delicadeza de cada movimento impressiona. Assim como nos ensaios anteriores, a coreografia trouxe traços do carimbó, mas sem perder a essência da dança do quesito. Juntos, Daniel e Taciana parecem flutuar pelo chão caxiense e se somam ao nível de excelência no qual a Tricolor da Baixada chegou.

Harmonia

Os componentes sustentaram o canto ao longo das quatro cabines de julgadores. Dizer que a comunidade caxiense foi o grande destaque da noite é “chover no molhado”. Isso porque o canto forte se tornou parte de um padrão de excelência alcançado pela Grande Rio em busca da tão sonhada segunda estrela. Este feito é resultado de um samba escolhido e abraçado pelo povo ainda nas disputas, além do ótimo trabalho do departamento musical da agremiação. A garra do carro de som – liderado por Evandro Malandro – e da bateria da Grande Rio – comandada por Fafá – elevam ainda mais a excelência do quesito no carnaval da escola.

griorua2601 5
Foto: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

Ao fim do ensaio, Evandro destacou, mais uma vez, a força do canto dos componentes. Agora, é se preparar para os ensaios técnicos da Sapucaí.

“Estou cada vez mais arrepiado com o canto da comunidade. A comunidade cantando isso tudo foi muito bacana. Estou muito feliz com o rendimento do ensaio de hoje. Começamos a ensaiar na rua muito cedo, isso ajudou para afiar as coisas e render o que vem rendendo. O que falta é sentir a Sapucaí cantando a plenos pulmões esse samba”, avaliou Evandro.

Evolução

griorua2601 3
Foto: Léo Cordeiro

Alegres, livres e soltos, mas sem perder a organização. O chão da Grande Rio mostrou a garra do povo de Caxias e aproveitou cada metro da Brigadeiro Lima e Silva. Até os componentes das alas não coreografadas ostentam o gingado. Ala a ala, foi possível identificar que muitos componentes portavam adereços de mãos, como bambolês de bastões iluminados.

Samba-enredo

griorua2601 4
Foto: Léo Cordeiro

Tornou-se um hit caxiense. O hino cresce a cada ensaio, seja na quadra ou na rua. Neste domingo, o samba-enredo foi ecoado pelos componentes a plenos pulmões e até por quem acompanhou o ensaio pelas grandes da avenida. Destaque para o trecho “Se a Boiúna se agita/ É banzeiro! Banzeiro!”, que evidencia a força do canto da escola e a alegria do componente.

Outros destaques

griorua2601 6
Foto: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

Destaque para a bateria comandada pelo “major” mestre Fafá, que forma uma união espetacular com o carro de som comandado por Evandro Malandro. A precisão rítmica da bateria da Grande Rio é notável, com cada instrumento – do surdo ao repique – passando pelo tamborim e cuíca, desempenhando seu papel de maneira única, mas sempre com o foco na coesão do conjunto. Disparadamente, um dos melhores ensaios do quesito nesta temporada.

“Não tivemos pressa para passar as nossas paradinhas e ideias. A gente foi com calma, limpando e acertando o que era bom e o que não era. Graças a Deus, vem dando certo. A gente viu o que não estava dando certo e o que estava – até mesmo com o Evandro, porque é de suma importância essa interação da bateria com ele. Esperamos conseguir, mais uma vez, a manutenção dos 40 pontos e somar junto com a escola para, se Deus Quiser, trazer esse título para Caxias”, analisou o mestre de bateria.

griorua2601 10
Foto: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

“O ensaio teve uma energia muito boa. A bateria, graças a Deus, está evoluindo cada vez mais. Estou muito feliz com o desempenho deles. Até brinquei e falei que eles iriam ‘desbloquear’ a festa com a rainha, no fim de semana, caso tivessem um bom desempenho hoje. Já estou avisando que está desbloqueada e que terá festa para a bateria – do jeito que eles merecem”, completou Fafá.

O mestre de bateria também comentou sobre a expectativa para os ensaios técnicos. O primeiro treino da agremiação na Marquês de Sapucaí está marcado para o dia 8 de fevereiro. Já o segundo acontece no dia 23 do mesmo mês.

griorua2601 1
Foto: Léo Cordeiro

“A gente espera que no dia oito possa fazer um bom treino, assim como no dia 23. É um ensaio para acertar. Vi muitos comentários na internet, ontem, sobre as baterias. Acredito que as pessoas não entendem que é o ensaio, e você tem ali para ajustar. Vamos trabalhar firmes e fortes para acertar e, se Deus quiser, mais uma vez fazer um grande desfile”, afirmou.

Vale destacar a presença da rainha de bateria Paolla Oliveira, aclamada e tietada pelos caxienses ao longo de todo o ensaio. As musas Alane, Luciene Santinha, Thainá Oliveira e Karen Lopes também estiveram no treino.

- ads-

Tripé, iluminação e interação! Coreógrafo do Salgueiro revela detalhes da comissão de frente para o desfile oficial

O CARNAVALESCO conversou com o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, que falou sobre o acolhimento da escola e a parceria...

Nos 30 anos do ‘Jegue’ e ‘Gosto que me enrosco’, integrantes de Portela e Imperatriz relembram o desfile de 1995

Todo sambista que se preze continua cantando ao ouvir alguém entoar "Balançou, não deu certo, não, pois não passou de ilusão..." ou "Bate o...

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...