InícioEm tom conciliador, Capitão Guimarães comandou assembleia decisiva na Liesa

Em tom conciliador, Capitão Guimarães comandou assembleia decisiva na Liesa

plenaria liga

A boa política prevaleceu na assembleia geral da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) que determinou a “desvirada de mesa” com a Imperatriz Leopoldinense e o Império Serrano desfilando na Série A em 2020, e, consequentemente com a manutenção do regulamento do Carnaval 2019. A disputa mexeu com pilares da Liesa que completa 35 anos neste mês. O racha ficou claro nas últimas plenárias e as feridas vão precisar de tempo para serem curadas totalmente. Porém, o primeiro passo foi dado. (Foto: Maria Zilda)

O momento do carnaval do Rio de Janeiro pedia a voz de um dos pilares da Liga. Assim, Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, guiou o comando da assembleia geral na quarta-feira, chamou os dirigentes em um discurso que durou mais de 15 minutos, relembrando na memória de todos as dificuldades da folia e terminou aplaudido por todos.

Para presidir a reunião geral na Liesa o nome do Capitão Guimarães foi apontado por um dos presentes e imediatamente foi bem recebido por todos. Antes, a ideia de um grupo de dirigentes era evitar que Jorge Castanheira comandasse a assembleia. Porém, a reação a proposta do comando com Guimarães foi consenso.

Com a experiência de quem já comandou a Liga e conhece como poucos o mundo do carnaval e seus dirigentes ele frisou que era importante a advogada representante da Imperatriz Leopoldinense acompanhar de perto da apuração dos votos que determinou a desvirada de mesa. Mostrou para os seus pares a forma imparcial de condução dos rumos da Liesa. Naturalmente, a assembleia foi conduzida em um tom equilibrado e a desvirada de mesa terminou sacramentada.

E chegou a pergunta: O presidente Jorge Castanheira teria renunciado ou não ao posto de presidente da Liesa? Foi aí que surgiu o patrono da Beija-Flor, Anísio Abraão David, dando o apoio para a manutenção de Castanheira. Foi a senha para a aclamação. Nos bastidores da Liesa, a postura de Anísio sobre Castanheira foi apontada como inédita e sinaliza um outro momento no comando da folia.

A partir daí, Capitão Guimarães indicou que era hora de correr com os preparativos para o Carnaval 2020, ou seja, fazer rapidamente o sorteio da ordem dos desfiles e sentar com a TV Globo para renovação do contrato de transmissão de 2020. Vamos falar de carnaval!

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...