A Independente Tricolor retornou ao Grupo Especial após vice-campeonato em 2022, e conquistou o 7ª lugar, ficando perto do desfile das campeãs, o que não foi nenhuma surpresa para a comunidade da jovem agremiação da Zona Norte de São Paulo.
Para falar de Independente, precisamos relembrar que em 2018, a agremiação esteve no Grupo Especial, mas um problema no elemento alegórico da comissão de frente, complicou o carnaval que vinha forte e acabou sendo rebaixada. Em 2019 ficou em quarto lugar no Acesso I e em 2020 não concorreu devido ao fogo no barracão. Assim foi moldando a comunidade guerreira da Independente.
No comando artístico da Independente nos últimos carnavais, Amauri Santos chegou em 2022 e foi vice-campeão do Acesso I com o enredo: “Brava Gente… É hora de acordar!”. Estreou no Grupo Especial de São Paulo em 2023, e com um carnaval forte “Samba no Pé, Lança na Mão, Isso é uma Invasão!”.
Em conversa com o site CARNAVALESCO, Amauri Santos fez questão de analisar sobre o desempenho da agremiação no carnaval de 2023, quando passou perto de uma colocação inédita para uma recém-promovida.
“Aprendi que a Independente é uma escola que corre atrás, que quer fazer carnaval, não posso dizer que quer ser grande, pois já considero ela grande. E não perde para nenhuma escola do especial, vai nos dar estrutura para fazer um belíssimo carnaval, assim como deu no carnaval passado que estava chegando no grupo, e agora se reforça um pouco mais, a confiança aumenta, a confiança dos componentes. E acredito que tem tudo para a gente brigar, chegar, nossa intenção agora é voltar nas campeãs”.
Conversando com carnavalescos pelas quadras, sempre é citado sobre a importância da continuidade no trabalho, e Amauri é um dos profissionais que tem tido uma sequência na Independente Tricolor. Mesmo que entre idas e vindas dentro da escola nos últimos carnavais, no carnaval de 2022, o projeto começou com Fábio Gouveia, e iria iniciar com Anselmo Brito o de 2023. Mas neste último foi totalmente com sua cara, e contou um pouco sobre essa ligação na escola tricolor.
“Meu terceiro carnaval, e acho que fortalecendo cada vez mais essa união minha com a escola”, e ressaltou sobre a importância da continuidade “Minha relação é muito boa, e é o que você falou, vamos lapidando os olhares com a escola, por mais que não exista perfil de escola. A gente vai aprendendo a trabalhar em cada escola que passamos. Com a Independente não será diferente, peguei no acesso, nós fomos para o primeiro ano do Especial e neste ano estou sentindo tudo mais fortalecido. A minha empatia com a escola e a empatia da escola comigo, acredito que está dando muita liga”.
O que esperar a Independente e Amauri no carnaval de 2024: “Um belíssimo carnaval, forte, e a Independente vai surpreender muito, uma escola jovem que está demonstrando uma força, característica própria, e o enredo africano veio a calhar, para mostrar justamente essa versatilidade”, e sobre ele próprio disse: “Aprendizado a cada dia”.
Para 2024, a Independente Tricolor trará o enredo ‘Agojie, A Lâmina da liberdade!’, homenageará o único exército feminino, que surgiu na África, e é somente o segundo enredo afro da escola. O sorteio da ordem de desfile acontecerá no dia 19 de junho, mas a Independente Tricolor já sabe que desfilará na sexta-feira, 9 de fevereiro, resta saber em qual colocação. Será a primeira vez que não abrirá um dia no Grupo Especial como foi em 2018 e 2022.