Durante participação no podcast “Resenha do TF”, o presidente da Liesa, Gabriel David, falou sobre as negociações para renovação do contrato com a TV Globo, responsável pelos direitos de transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O atual contrato se encerrou após o Carnaval de 2025, e, segundo Gabriel, o processo de avaliação do futuro da parceria está em andamento.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

equipe globo
Foto: Lucas Sampaio/CARNAVALESCO

“Com o conhecimento do mercado que o contrato com a Globo chegava no final após o Carnaval 2025, tivemos a procura de outras emissoras e canais de internet e streaming”, revelou o dirigente, destacando o interesse crescente de outras plataformas no maior espetáculo da Terra.

Apesar das sondagens, Gabriel reforçou a força da relação histórica com a Globo. “A parceria com a Globo é de muito tempo. É de longe a principal emissora deste país. Tem conexão histórica entre a Globo e o carnaval”, afirmou.

O presidente da Liesa também indicou que há uma tendência clara de manutenção da parceria: “Acredito muito que a permanência dessa parceria seja fundamental para os dois lados. A tendência é a renovação de contrato”.

SAIBA MAIS
* Museu do Carnaval não será mais construído na Cidade do Samba, revela Gabriel David
Noite dos Enredos do Grupo Especial do Rio será em agosto e celebrará Bira Presidente
Ingressos para arquibancadas especiais do Grupo Especial do Rio Carnaval 2026 esgotam em menos de cinco horas
Liesa propõe mudanças no formato de julgamento do Carnaval 2026; conheça algumas propostas

No entanto, ele ressaltou que os novos moldes de consumo de conteúdo ao vivo também influenciam as negociações.

“Transmissões de eventos ao vivo estão mudando radicalmente no mundo. A gente acompanha isso. O contrato também se adapta nessas mudanças. Com certeza, não será um contrato igual ao que passou. Será uma readaptação ao mercado atual”, concluiu Gabriel.

O presidente da Liesa também deixou claro que o vínculo entre a Liesa e a emissora vai além de uma simples relação comercial. “Não vejo a TV Globo como um cliente, mas como um parceiro. Ela quase que co-produz o carnaval com a gente. A representatividade e audiência da TV Globo é fundamental para o nosso resultado final e vice-versa. O resultado comercial impacta as duas e temos encontrado um modelo que isso também seja real dentro da negociação”, explicou.

A possível renovação com a Globo reforça a importância da emissora para a ampla divulgação do carnaval do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que abre margem para inovações no formato de exibição e distribuição dos desfiles.