Por Diogo Cesar Sampaio
Uma comunidade mordida, que quer mostrar do que é capaz. Assim pode ser descrito o Salgueiro em seu ensaio de rua, realizado neste domingo, na Conde de Bonfim. Tendo a força do seu samba e do seu enredo como alicerces, o canto efusivo dos componentes foi o grande destaque da noite salgueirense.
“A gente fechou com chave de ouro. Não tivemos problema, não tivemos parte técnica para consertar. A gente ficou até alguns minutos sem conversar no rádio, fiquei até me perguntando se estava tudo bem, mas se ninguém está falando nada é porque está tudo certo. Fizemos um ensaio perfeito e só falta agora o desfile. Se Deus quiser, a escola está preparada para ir para Sapucaí, apresentar seu enredo, samba, alegorias, as fantasias. Uma comunidade fantástica, com um trabalho fantástico que foi feito no barracão. O Salgueiro está pronto para disputar o título”, afirmou o diretor de carnaval Alexandre Couto.
Comissão de Frente
A comissão de frente do recém-chegado à escola Sérgio Lobato repetiu o bom desempenho que já havia tido no ensaio técnico na Sapucaí. Com uma apresentação repleta de movimentos e muita dança, ela traz uma série de elementos que remetem a Xangô em sua coreografia. Seu ponto alto é quando um dos bailarinos é erguido pelo grupo, e é feito com ele um movimento de pêndulo, fazendo alusão a um machado, símbolo do orixá enredo da Academia. Um momento que arrancou aplausos e gritos do público presente.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Após ficarem por alguns meses desligados da escola, Marcella Alves e Sidclei estão de volta em grande nível. Vestidos ambos de vermelho por completo, eles fizeram durante o ensaio uma apresentação segura e sem erros. Marcella também mostrou estar em plena forma, mesmo poucas semanas depois de dar a luz.
Harmonia
A harmonia do Salgueiro foi praticamente perfeita, sendo o grande destaque da noite de ensaio. A comunidade berrou o samba a plenos pulmões, do início ao fim. Com destaque para as alas 18 e 22, ambas coreografadas, mas que não deixaram de cantar o samba um só instante. Outras alas que merecem menção pelo canto são as dos compositores, baianas e velha-guarda, segmentos que tradicionalmente não cantam tanto.
A ala 01 vale ficar ligada ao samba-enredo. Algumas pessoas ainda estavam trocando a letra da obra para o Carnaval 2019.
Samba-enredo
Quesito problemático da Academia em anos anteriores, nesse carnaval é seu grande trunfo. A obra, que já era aclamada desde a escolha, ganhou ainda mais força e popularidade durante o pré-carnaval. Hoje, não está somente na boca do desfilante, mas também do público em geral, como pode ser visto durante esse último ensaio de rua.
A parceria entre Emerson Dias e Quinho deu um brilho a mais para a obra. Durante o ensaio, a dupla defendeu o samba com mestria, e manteve o samba para cima e contagiante ao longo de toda passagem da vermelha e branca.
Bateria
Mesmo sob nova direção, a bateria Furiosa do Salgueiro conservou o seu alto padrão. No ensaio, foi responsável por levantar o público ainda mais, e levá-lo ao delírio. O ritmo acelerado combinou com o samba, e ajudou a criar um clima avassalador ao desfile treino. A execução de algumas bossas e convenções em determinados momentos da letra, como no refrão do meio, deram um molho a mais para a apresentação.
“Dentro das circunstâncias, o ensaio foi muito bom. Tirando um pouco que a rua estava muito cheia, e ela é bem estreita. A galera fica querendo invadir a bateria por causa da Viviane (Araújo, rainha de bateria), querendo entrar no meio da pista. Tirando isso, foi excelente. Graças a Deus a galera está feliz, tanto a bateria, quanto a escola inteira. E vamos trazer a vitória para o nosso Salgueiro. A bateria já está pronta e vamos à busca dos 40 pontos”, declarou Gustavo, um dos novos mestres da bateria Furiosa.
Evolução
O ritmo acelerado da bateria e do samba ditou a evolução da escola. O que não foi empecilho para uma evolução solta e alegre dos componentes, que pularam e sambaram até o final. A agremiação percorreu todo o trajeto de desfile em um pouco mais de 65 minutos, sem correr, e parando apenas durante as apresentações de comissão de frente e casal de mestre-sala e porta bandeira.
Outros Destaques
A ala tradicional do maculelê roubou a cena durante o ensaio. Com um canto muito forte, sua coreografia intensa e impactante chamou a atenção do público presente. Outro destaque do ensaio salgueirense foi a rainha, Viviane Araújo. Com um maiô cor de pele com desenhos feito de brilhos em vermelho e dourado, a beldade foi o centro dos holofotes e esbanjou carisma e samba no pé.
O Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo “Xangô”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza, na busca de seu décimo título. A Academia do Samba será a quarta escola a desfilar no domingo de carnaval, pelo Grupo Especial.