Por Matheus Morais e Rhyan de Meira

finalmarica2025 1
Foto: Rhyan de Meira/CARNAVALESCO

A União de Maricá definiu o samba da parceria de Wanderley Monteiro, Rafael Gigante, João Vidal, Vinicius Ferreira, Jefferson Oliveira, Miguel Dibo, Hélio Porto e André do Posto 7 como o vencedor para o Carnaval 2025. A escola apresentará no ano que vem o o enredo “O cavalo de Santíssimo e a coroa do Seu 7”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, que exalta a figura de Seu Sete da Lira, um famoso Exu da umbanda carioca, e de Cacilda de Assis, mãe de santo que marcou época no Rio de Janeiro. A União de Maricá, que obteve o quarto lugar na Série Ouro em 2024, tem como objetivo conquistar o título e garantir o acesso ao Grupo Especial. Em 2025, a escola será a sexta a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro.

“A emoção é inenarrável, é uma coisa especial, que mexe no nosso coração. A gente fica nervoso antes do resultado, porque é uma coisa muito ímpar ganhar um samba-enredo. E a União de Maricá já é uma escola grande, que vai galgar o Grupo Especial com certeza. A gente fica muito feliz pelo samba, pela escola, pela parceria, por tudo isso que a gente está vendo aqui. O samba todo é maravilhoso”, afirmou o compositor Wanderley Monteiro.

compositor wanderleymonteiro

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“É meu quinto samba na Maricá, mas os outros quatro tinham sido na Intendente Magalhães, e ganhar o primeiro que vai representar a escola na Sapucaí para mim é uma emoção muito grande. Estou na escola desde o começo, lá em 2015, quando a foi fundada, eu disputei todos os anos, tive a oportunidade de ganhar quatro sambas, mas ganhar esse para mim foi muito especial. Os meus parceiros sabem o quanto isso representava para mim, e eu não consigo explicar o que eu estou sentindo, é gratidão. O enredo fi muito bem explanado pelo Leandro Vieira. A gente tentou ter umas sacadas, principalmente no setor que fala da cura, o Seu Sete curava as pessoas com alegria, com a festa. Ele curava as pessoas ali quando tinha bebida, marchinha de carnaval, samba, que era o que ele gostava”, disse o compositor João Vidal.

“Essa vitória é muito importante para nós, como se fosse o nosso primeiro samba. A União de Maricá, apesar de ser uma escola nova, com poucos anos de existência, é gigante. Ela representa uma cidade, pessoas, histórias de vida. Maricá é o poder do povo, e estamos aqui para representá-la da forma que merece. Vamos dar o nosso melhor em busca do acesso. Vamos para o Especial. Na nossa parceria, não existe essa ideia de fazer só uma parte. Todos nós estamos envolvidos. O refrão é a parte que mais gosto, a parte que me define”, contou o compositor Rafael Gigante.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, Leandro Vieira contou como surgiu a ideia do enredo da União de Maricá para o desfile de 2025 e falou do andamento do trabalho para o ano que vem.

“Esse enredo já tinha o desejo de fazer. Seu Sete da Lira já estava no meu radar, é um personagem que se encaixa muito bem com todos os brasis que eu acredito. É uma personalidade com uma história, personalidade comum aos meus desejos no carnaval. Quando apareceu a oportunidade de fazer a Maricá eu achei que o Seu Sete era o enredo para aquele momento. A Maricá se apresentou para mim como o cavalo perfeito para incorporar o enredo que eu tinha guardado com a intenção de fazer. Eu estou trabalhando para tentar apresentar um trabalho à altura das expectativas e desejos da Maricá e espero poder realizae um grande carnaval. Eu não acredito em favoritismo de pré-carnaval. Eu só acredito em favoritismo depois que o desfile contece, que a escola passa inteira, bonita, com todos os seus quesitos, com a possibilidade de se apresentr como favorita. Desconheço a possibilidade de qualquer favoritismo antes de desfile”.

leandrovieira marica

Diretor de carnaval da União de Maricá, Wilsinho Alves, falou do projeto da escola para o Carnaval 2025. “A Maricá vai desfilar com 1.500 componentes, três alegorias que é o número máximo do grupo, a comissão de frente provavelmente vai ter um elemento cenográfico, mas ainda está sendo decidido. A gente não vai trazer o tripé. Com todo respeito a todas as outras escolas, eu acho o enredo da União de Maricá o melhor enredo do ano. Temos um samba diferente, mais alegre, debochado, como era o Seu Sete da Lira. Nossa equipe é estrelada, com grandes profissionais de barracão e de ateliê. O trabalho aqui acontece, a gente tem uma comunidade, a Maricá é uma escola de dez anos com comunidade, é muito forte, a nossa organização e a nossa equipe são os trunfos da Maricá”.

wilsinho marica

O presidente da União de Maricá, Juliano Oliveira, ao CARNAVALESCO não descartou o favoritismo da escola em 2025 e prometeu muito trabalho.

“A escola é a favorita. Temos nove anos de existência, mas perdemos dois para a pandemia, então, temos efetivamente sete anos de atividade. Em pouco tempo, uma escola da região dos lagos conseguiu chegar na Sapucaí. No último ano, que foi o primeiro em que desfilamos, ficamos em quarto lugar, por alguns décimos, o que nos tirou do título. O enredo é a coroa do nosso projeto. Quando o Leandro Vieira nos apresentou essa ideia, abraçamos o enredo com tudo. Estamos apostando muito nele para conquistar o título da Série Ouro. O Leandro Vieira é um grande carnavalesco, na minha opinião, um dos melhores do Rio de Janeiro. Ele já ganhou vários títulos no carnaval do Rio, e o trouxemos para somar ao nosso corpo técnico aqui na União de Maricá. Tudo o que estamos projetando vamos entregar com muito êxito e muito trabalho”.

finalmarica2025 6

Em entrevista ao CARNAVALESCO, mestre Esteves fez balanço do desfile de 2024, projetou a apresentação para o desfile do ano que vem e o favoritismo da escola.

“Rapaz, a expectativa que eu tinha foi superada em 200%, foi o melhor possível. Tenho certeza de que, para 2025, vamos dobrar esse resultado. Com muito trabalho, dedicação e humildade, vamos voar ainda mais alto. Estou preparando algumas surpresas, vai ter uma corimba com umas novidades que vão ser bem interessantes. Não fico pensando nesse favoritismo. Vou um degrau de cada vez, conversando com a bateria e subindo aos poucos. A gente vai desfilar com foco e determinação, a consequência vem depois. Primeiro, temos que fazer o nosso papel e dar o nosso melhor na avenida, sem pensar só no título. Claro que queremos ser campeões, mas o principal é desfilar bem e apresentar um grande espetáculo para o samba”.

finalmarica2025 7

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício e Giovanna, conversou com o CARNAVALESCO e contou a expectativa da fantasia feita por Leandro Vieira, a experiência que a dupla possui, e, claro, o favoritismo da Maricá.

“Pedimos ao Leandro Vieira que nos presenteasse com uma fantasia de altíssima qualidade, como ele já vem desenvolvendo no Grupo Especial há alguns anos. Ele fez exatamente o que pedimos. Não fizemos nenhum retoque, não mexemos em nada, só agradecemos. Vamos usar um figurino de qualidade impressionante, como ele já apresenta no Especial. Sobre a nossa parceria, todo ano é importante treinar e continuar se dedicando. Por mais que o movimento seja muito tradicional, sempre há uma pitada de diferença, uma inovação, uma criatividade a mais. Isso justifica o ensaio, principalmente com o enredo que a escola está trazendo. Não tem muito o que comentar sobre favoritismo, pois o projeto já nasce favorito, e não dá para negar que isso é uma realidade. Ao mesmo tempo que sabemos que a escola é favorita, estamos nos empenhando para fazer o nosso melhor Carnaval em 2025 e ajudar a escola. Sabemos da responsabilidade e do empenho necessários, mas temos certeza de que faremos uma entrega à altura na quarta-feira de cinzas”, disse o mestre-sala.

finalmarica2025 3

“Eu sempre sonhei que o Leandro Vieira fizesse uma roupa para mim. Esse sonho está sendo realizado neste ano de 2025. Estou sendo contemplada por esse carnavalesco maravilhoso, que é campeão. Ele desenhou uma roupa belíssima, tanto para mim quanto para o Fabrício. Eu, graças a Deus, consegui trabalhar com quase todos os carnavalescos, criando meus figurinos, e ele agora é mais um. A minha parceria com o Fabrício traz a sintonia do olhar, da mão, de tudo. Além disso, queremos muito que esse favoritismo se justifique na avenida, estamos trabalhando ainda mais. Existe uma conexão entre a estrutura que a escola oferece e o dia a dia dela. Há uma ligação entre a estrutura, os segmentos e a comunidade, que nos abraça. Os ensaios de rua são muito legais, nos motivam bastante, e, nesse ambiente, estamos de mãos dadas com a União de Maricá, construindo mais um pedacinho da história dela”, comentou a porta-bandeira.

Para o desfile de 2025, a União de Maricá terá três intérpetes: Nino do Milênio, Matheus Gaúcho e Bico Doce. Eles conversaram com o CARNAVALESCO sobre o trabalho em trio, o samba e o favoritismo da agremiação.

“Trabalhar em trio é interessante, porque traz uma energia diferente, a gente se complementa no palco. Às vezes dá trabalho alinhar as ideias, mas no fim o resultado é muito bom. A gente queria um samba que a comunidade cante junto, que motive a escola inteira. Tenho certeza que temos algo muito especial. O mestre Esteves é um cara que exige muito, mas ao mesmo tempo sabe ouvir. Ele busca sempre o melhor da gente e da bateria. Essa parceria fortalece o trabalho como um todo, e acho que estamos numa sintonia que só vai crescer”, assegurou Bico Doce.

finalmarica2025 5

“O importante é que a gente consegue alinhar as vozes e o estilo, e isso traz um impacto muito forte para a escola. Cada um de nós traz algo único, e acho que essa é a graça de um trio. A troca é muito intensa, e isso fortalece a apresentação. Acho que o carnaval desse ano tem tudo para superar o anterior. Trabalhar com o Mestre Esteves é uma honra. Ele tem uma visão muito forte do que quer da bateria e do que ela precisa entregar para a escola”, contou Matheus Gaúcho.

“Estou muito feliz com tudo. Vou para o meu segundo ano com o mestre Esteves. Temos um grande samba. Espero que o carnaval desse ano seja superior ao do ano passado”, completou Nino do Milênio.

finalmarica2025 4

Como passaram os sambas na final

Parceria de Wanderley Monteiro bem conduzida por Charles Silva, e animada, com destaque para a segunda parte, em especial para o trecho de subida para o refrão “No palco do Chacrinha tem fumaça” em diante, assim como os refrões da obra que foram bem cantados pela torcida do samba que foi bem constante durante a apresentação.

Parceria de Babby do Cavaco teve Tem-Tem Jr. e Wic Tavares como intérpretes na final. Com a torcida cantando constantemente, a obra teve uma boa apresentação na final. Os refrões cumpriram bem o papel de empolgar, especialmente, o refrão final. Destaque para o bis já na cabeça do samba “Seu 7 não bebe, o omê trabalha”, assim como a segunda do samba.

Parceria de Marquinho Paloma foi conduzida por Marquinho Art’Samba. A terceria obra da noite teve os refrões como destaque da apresenração. Destaque também para a cabeça do samba bem melódica e que chamou a atenção durante a execução do samba, iniciada com “Deu meia noite, o galo já cantou…”.

Parceria de Claudio Mattos teve Tinga comandando a execução do samba. Bem melodico em geral, tem destaque o refrão do meio da obra, onde essa parte melódica é destacada, assim como no início da segunda parte. O refrão final também é bem melodico, assim como a cabeça do samba e o bis iniciado com “Vovó Cambinda baixou pra defumar”.