A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) passou por mudanças em março. Terminou a gestão de Jorge Castanheira e começou o comando de Jorge Perlingeiro. Uma pessoa, fundamental na relação com todas escolas de samba, seguiu na nova diretoria. Elmo José dos Santos, ex-presidente da Estação Primeira de Mangueira, continua como diretor de carnaval da Liesa. Ao site CARNAVALESCO, ele abordou o momento da Liga, o que vem pela frente no carnaval e falou também sobre o processo para escolha dos sambas-enredo de um carnaval que está previsto para fevereiro de 2022, mas que depende do avanço da vacinação no país. Veja abaixo o papo na íntegra.

Troca na direção da Liesa

“É um momento de transição, mas de forma tranquila. O Jorginho (Castanheira) recebeu uma das maiores homenagens que o Capitão Guimarães fez em uma plenária. Foram mais de 37 anos de serviços prestados. Os presidentes aplaudiram de pé. Ele deu um até logo. Eu trabalho com o Perlingeiro na coordenação do carnaval há mais de 20 anos e nos falamos pelo olhar. Agora, a gente terá a experiência com a juventude. Vamos olhar para floresta para florescer. Acredito que com essa junção vamos fazer o maior espetáculo de todos os tempos. O Perlingeiro tem várias ideias para Liga”.

Transição

“Tivemos várias reuniões e o Jorginho passou todos os detalhes do funcionamento da Liga. É um cara muito organizado. Ele vai estar sempre balizando, como grande benemérito da Liga, não deixando nunca a gente na mão. Isso só vai nos fortalecer”.

Entrada dos jovens na Liesa

“A juventude na Liga traz garotos cheios de ideias e o marketing. Isso é importante. Precisamos disso para o carnaval crescer cada vez mais. Sempre com o balizamento do Conselho Superior da Liga. A gente não tinha o marketing na Liga e agora vamos ter. A gente tem a experiência e o jovem tem a força. Estamos juntando a fome com a vontade de comer”.

Legado

“Tenho a sensação de felicidade ao saber que o trabalho deu continuidade. Alguém plantou e durante essa plantação, após a árvore florescer, tem horas que as pernas não ajudam mais. Aí vem a mudança natural. A juventude chega e a mudança é natural. Quando em uma escola de samba você chega ao posto de baluarte é como ser um general de cinco estrelas. Tenho um orgulho muito grande em contar para os meus netos que um dia eu participei e ajudei a semear o maior espetáculo da terra”.

elmo oculto

Lives para escolhas dos sambas

“Na verdade, nós demos entrada na secretaria estadual de Cultura, pela Lei Aldir Blanc, mas só quatro escolas foram contempladas (Viradouro, Mocidade, Grande Rio e Beija-Flor). Através do deputado Chiquinho da Mangueira conversamos com a secretária Danielle Barros e com o governador Cláudio Castro. Conseguimos completar todas escolas que estavam faltando com o Fundo Estadual de Cultura. O edital deve sair no próximos dias para o dinheiro cair na conta ainda em abril. Já estamos pensando em como vamos fazer essas lives para escolhermos os sambas-enredo, que é contrapartida desse dinheiro carimbado pelo governo. A transmissão pelo Globoplay não está descartada. O presidente Perlingeiro está em contato com a Globo para reacender isso e depois da transição conversamos mais. A TV Globo sempre foi nossa grande parceira. Se juntarmos todas as forças é melhor para o samba. É nesse momento que os parceiros precisam estar de braços dados, lado a lado, ombro a ombro”.

Desinterdição da Cidade do Samba

“Já tivemos uma reunião com o prefeito Eduardo Paes, a secretaria de Infraestrutura, e o comandante do Corpo de Bombeiros. Vamos fazer um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para sanar esse problema, estar dentro da legislação e desinterditarmos a Cidade do Samba”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui