InícioGrupo EspecialEdição de 12 anos do Roteiro dos Desfiles homenageia Nelson Sargento e...

Edição de 12 anos do Roteiro dos Desfiles homenageia Nelson Sargento e Laíla

O libreto Roteiro dos Desfiles lança sua edição especial, nos dias 6 e 7 de novembro e dedica o espaço de suas capas para homenagear os sambistas Nelson Sargento e Laíla, mortos recentemente por complicações da Covid 19.

Capa Laíla

A professora pós-doutora em Estudo da Linguagem Juliana Barbosa, autora do livro “Nelson Sargento e as redes criativas do samba”, dedica ao sambista um artigo, baseado nas frases filosóficas do compositor, onde afirma que “Nelson Sargento foi, ao mesmo tempo, historiador e a história do samba”.

Ao rito de homenagens, a mestre de bateria Laísa Lima, filha de Luís Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, descreve, com a cadência rítmica que lhe é peculiar, a alma de um senhorzinho rabugento, cheio de guias no pescoço, que nem sempre era mau-humorado, mas sábio e que nos deixou um rico legado; porque “todo sambista tem um pouco de Laíla”.

Contudo, são legados que nos ensina contarmos a “história que a História não conta”: função das Escolas de Samba, que desfilam tantas histórias pela avenida e do Roteiro dos Desfiles, que, ao longo dos seus 12 anos, registra tudo isso, construindo um acervo da tradição das agremiações carnavalescas, da cultura e memória do carnaval carioca.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...