Na leitura da sinopse do enredo da Unidos do Porto da Pedra para o Carnaval de 2026, no Dia Internacional da Prostituta, 02 de junho, o enredista da escola, Diego Araújo, falou sobre a proposta da Vermelha e Branca para o carnaval de 2026. O Tigre será a sexta escola a desfilar no sábado de carnaval da Série Ouro, com o enredo Das Mais Antigas da Vida, o Doce e Amargo Beijo da Noite”, que aborda a história da prostituição, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes. De acordo com Diego Araújo, a ideia do enredo partiu de um sonho antigo do carnavalesco Mauro Quintaes. Na década de 1990, em sua primeira passagem pela Porto da Pedra, Mauro pensou uma trilogia de enredos (loucos, ladrões e prostitutas), que não pôde ser concretizada à época.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

diego pp
Enredista da escola, Diego Araújo. Foto: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

“O enredo é um sonho do Mauro, ele fecha uma trilogia dele, de loucos, ladrões e as prostitutas que chegam agora mais de 20 anos depois. É um enredo que teve que esperar o tempo dele para que ele não fosse vulgarizado, a Porto da Pedra, em 98, o enredo dos ladrões foi visto de uma forma que as pessoas não conseguiram entender. E agora, para o carnaval de 2026, a gente tem a oportunidade de ressignificar a palavra puta, ressignificar esses corpos que são marginalizados, eles estão na rua e as pessoas invisibilizam”, disse Diego Araújo.

SAIBA MAIS
* ‘Todo mundo sempre teve uma puta guardada dentro de si’, diz Mauro Quintaes sobre enredo da Porto da Pedra para o Carnaval 2026
* Com canal direto com Mauro Quintaes, Porto da Pedra apresenta regras da disputa de samba para o Carnaval 2026

Em entrevista ao CARNAVALESCO, Diego também falou sobre o processo de pesquisa e criação do enredo da Porto da Pedra para o carnaval de 2026. O enredista explicou como será o desenvolvimento do tema na avenida no sábado de carnaval da Série Ouro.

“O processo todo de criação e pesquisa eu recebi do Mauro algumas informações dele, do ano original, do que ele sonhava e a gente foi costurando nas conversas o que a gente podia trazer, como a gente atualizaria esse enredo, como a gente traz para o discurso atual do carnaval. A ideia foi passear pela prostituição pelo profano e pelo sagrado, as pombagiras, os satiros, a questão mais espiritual, depois a prostituição na corte, no luxo, mas também na zona do mangue no Rio de Janeiro, personagens históricos de televisão e no final, a luta contemporânea”, explicou.

“A gente está criando esse manifesto, o enredo se torna um manifesto em defesa desses corpos que estão na rua. Defender essas mulheres, ouvi-las e não fazer desse carnavaluma chacota nem algo jocoso, é algo muito sério. São corpos reais que estão na rua e precisam que a gente dê vez e voz a eles”, completou.

Parceria com Mauro Quintaes

No carnaval de 2026, Mauro Quintaes e Diego Araújo completam cinco carnavais de parceria profissional, que se iniciou no Império de Casa Verde, em São Paulo. Diego, enredista da Porto da Pedra, afirma se sentir muito feliz com o momento e os resultados da parceria.

“Eu sou muito feliz. Eu falo para o Mauro que nesses cinco anos que estamos juntos, desde o Império de Casa Verde, chegar aqui hoje, neste quarto ano de Porto da Pedra e como resultados positivos, me deixa muito feliz. Ele me tirou muito da minha zona de conforto em alguns momentos para a criação de enredo. O Mauro me dá liberdade de pensar com ele, de pensar junto dele, ele capitaneia tudo isso, é o grande mentor disso tudo. Sou muito grato a ele pela oportunidade”, contou.

Em 2026, a Unidos do Porto da Pedra será a sexta escola a desfilar no sábado de carnaval da Série Ouro, com o enredo “Das Mais Antigas da Vida, o Doce e Amargo Beijo da Noite” , de Mauro Quintaes, com pesquisa de Diego Araújo.