728x90
InícioSão PauloDupla de mestres da Mancha Verde enaltece forte trabalho realizado na escola

Dupla de mestres da Mancha Verde enaltece forte trabalho realizado na escola

Logo na estréia, trabalho de Cabral e Vinny alcançou nota máxima no quesito, ajudando a escola a ocupar a quinta colocação e voltar no desfile das campeãs

A Mancha Verde estreou com uma dupla de mestres em 2024. A confiança do presidente Paulo Serdan na substituição de mestre Guma deu certo. Não é novidade na agremiação trabalhar desta forma – Durante muito tempo, a ‘Mais Querida’ teve os mestres Moleza e Caju à frente da ‘Puro Balanço’ e, agora, uma nova dupla assumiu a batucada da escola. O trabalho de início com os mestres Cabral e Vinny teve mudanças, gabaritou o quesito Bateria e os músicos se tornaram uma das revelações do último carnaval. Os parceiros conversaram com o CARNAVALESCO e falaram sobre a intensidade de 2024, as notas, mudanças na bateria e a escola com os jovens.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

mestres mancha
Foto: Fábio Martins/CARNAVALESCO

Objetivo alcançando

De acordo com mestre Vinny, o trabalho intenso foi fundamental para obter o sucesso no último carnaval, especialmente nas notas conquistadas. “Nada é por acaso e nada é em vão. A gente tinha muita certeza do que estava preparando para a avenida, do que a escola precisava, do que a bateria precisava e do que a gente precisava fazer para dar o resultado. Graças a Deus veio o resultado, fruto de muito trabalho. A gente ficou lisonjeado com as notas. Claro que é emocionante no primeiro ano estrear em um Grupo Especial com nota 40, mas a gente sabia que a nota era consequência do trabalho. Foi muito tranquilo, a gente sabia que precisava dar o resultado e saímos satisfeitos da avenida”, disse Vinny.

Mestre Cabral segue a linha de Vinny e ressalta que, mesmo com o objetivo alcançado, melhorias precisam ser feitas. “Isso é fruto de muito trabalho. Para a gente foi muito gratificante, a gente saiu de lá satisfeito, mas mesmo sabendo que precisamos trabalhar muito ainda, tem muita coisa para acertar”, ressaltou.

Mudanças na bateria

Como citado, a dupla assumiu no último carnaval após a saída do mestre Guma, que ficou à frente da ‘Puro Balanço’ desde de 2020. Devido a isso é natural que mudanças ocorram na audição da bateria. O mestre Cabral explicou: “A gente mudou algumas coisas. O chocalho a gente trocou o material do instrumento para ele ficar mais pesado e o som saiu um pouco mais alto. A afinação nós deixamos um pouco mais baixa. Nós gostamos muito do grave, mas para isso a gente teve que trabalhar um pouco mais as caixas, um volume agudo para a bateria não ficar muito pesada e não arrastar. Demos um grau de dificuldade nas bossas também, deixando elas mais ousadas. A gente quer fazer isso durante o passar dos anos, trabalhando mais a bateria, tirar da zona de conforto. A gente tá trabalhando bastante nisso”, comentou.

Cabral ainda ressalta que a dupla é muito grata ao Guma. O maestro diz que concorda bastante com Vinny e, mesmo quando há um desencontro, conseguem achar um denominador comum. “Eu cheguei aqui com o Guma em 2022. O Vinny já estava aqui com ele em 2020. Já foi um salto muito grande no trabalho. Mas a gente tem um gosto muito parecido. Não é igual, mas é muito parecido. Mesmo quando a gente se desencontra da formação, a gente consegue se equilibrar e encaixar. É muito parecido. Sobre o Guma, ele foi um excelente mestre, nos ajudou demais e se não fosse ele a gente não estaria aqui. Nós temos um jeito mais agressivo de trabalhar. Agressivo como? De insistência, de deixar tudo limpo e no mínimo detalhe”, explicou.

Vinny completa dizendo que sempre há coisas para melhorar, mesmo após os desfiles. O mestre fala sobre ‘inflamar’ a bateria, o que significa colocar um astral maior dentro da batucada. “Uma conversa que tivemos um tempo atrás é o que a gente sempre falou: Talvez daqui a 30 anos a gente nem esteja satisfeito. É satisfeito até a página 2, até a faixa amarela. A bateria parou de tocar e já debatemos que isso ou aquilo podia ser melhor. Essa é a nossa forma de trabalhar. A gente tem essa pegada mais agressiva de inflamar a bateria, de trazer o clima e o amor que todo mundo sente aqui pela ‘Puro Balanço’, que é um nome já forte no carnaval e o nome da Mancha Verde. A gente tenta sempre mostrar isso e sempre jogar para cima. A bateria tem respondido muito bem e está sendo gratificante demais”, afirmou.

Trabalho com jovens

A Mancha realizou escolinha de bateria na metade de 2024 em diante. Cabral revelou que foi um clima leve, apesar de também deixar claro para os alunos que bateria é algo sério. Segundo o mestre, o objetivo é ter 100% dos ritmistas da casa. “Para a gente é muito bom, porque nós passamos para eles que bateria é um negócio sério, mas eles estão aqui para diversão, para deixar realmente o clima leve. Eles vêm numa pegada impressionante. Ensinamos com paciência, porque tem gente que não tem. A gente explica para eles que é tempo ao tempo, às vezes as pessoas têm mais dificuldades para aprender, mas é normal. A nossa vontade é de ter 100% da Mancha, mas não conseguimos. O importante é que eles sempre vêm com garra e vontade”, concluiu Cabral.

Vinny completa que tratam a escolinha como uma categoria de base, se empenhando desde sempre, mesmo quando passar para a fase da bateria. “Para gente esse trabalho com jovens é fundamental. A gente trata como uma categoria de base mesmo, preparando eles já para a bateria. A gente fala desde o início que ingressar na escolinha não tem vaga cativa, não tem vaga garantida na bateria, o processo é longo, o trabalho é árduo, mas quem se dedicar, ter um bom empenho e se destacar, é óbvio que vai ingressar para desfilar com a gente. É gratificante olhar para a bateria e ter a maioria dos ritmistas que saíram da escolinha, que é o que a gente formou, não vindo cheio de vício e sim tocando da forma que queremos para a Puro Balanço”, finalizou Vinny.

- ads-

Paulo Barros fala sobre carreira no Grupo Especial e desfiles marcantes ao longo dos anos. ‘Cada carnaval que faço me traz alegrias particulares’, afirma

Paulo Barros chega ao seu terceiro carnaval consecutivo na Vila Isabel e comemora seu vigésimo primeiro desfile como carnavalesco no Grupo Especial. O CARNAVALESCO...

ibis Styles Barra Funda: hotel estratégico para o Carnaval 2025 com sabores e benefícios exclusivos

O ibis Styles São Paulo Barra Funda está localizado em um dos principais pontos da cidade de São Paulo. A Avenida Marquês de São...

Série Barracões SP: em aquarela, Dragões da Real canta o ciclo da vida

O carnaval de São Paulo foi imensamente impactado no dia 16 de abril de 2024. Jorge Marcos Freitas Neto, o Jorginho Freitas, filho de...