Um ano sem Carnaval, sim. Mas sem samba, jamais. É justamente da saudade da folia e do apreço pelo ritmo e pilar da cultura brasileira que surge “Pelas Quadras do Samba”, a websérie documental  que marca a estreia da temporada 2021 do canal Papo de Música. Criado há dois anos, o programa semanal idealizado e apresentado pela jornalista e radialista Fabiane Pereira é conhecido por suas entrevistas com representantes da música brasileira. Agora, no novo projeto, ela faz um mergulho  no universo de sambas-enredo por meio de conversas  com alguns dos principais representantes do meio. Nos dias 9 e 12 de março, quem abre alas é Dudu Nobre e Fred Camacho, compositores da Unidos da Tijuca e Salgueiro, respectivamente, falam sobre a função do samba, seus diferentes tipos e os sambas vencedores de suas escolas. Além deles, Azeitona, Jorge Machado, Haroldo Costa e Helena Theodoro, integrantes de diferentes gerações das agremiações, participam do quadro fixo “A História do Samba”, que traz lembranças afetivas resgatadas pelas canções preferidas dos dois convidados.

“O samba é o ritmo mais popular do Brasil e ampliar esse contato com um gênero que é uma das bases da produção cultural nacional é sempre importante”, conta Fabiane Pereira, que recebe uma consagrada tríade de convidados a cada episódio, sempre formada por um aclamado artista do samba e dois integrantes da ala dos compositores da Velha Guarda da escola de coração do convidado.

dudu

Após o papo de estreia com Altay Veloso, nos próximos episódios a apresentadora ainda conversa com Manu da Cuíca, Dudu Nobre, Fred Camacho, Pretinho da Serrinha, Magal, Martinho da Vila, Daniel Gonzaga, Andrezinho e Mauro Diniz. “O Papo de Música sempre foi um espaço pra abraçar as sonoridades nacionais, tanto tradicionais quanto contemporâneas. E acho que essa série mostra muito bem como só existe renovação musical quando há referência à memória que os ritmos despertam”, conclui.

Além de ficar disponível  no YouTube, o “Pelas Quadras do Samba” ainda se desdobrará em episódios de podcast, no Spotify; e em um e-book. O livro estará disponível a partir de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui