Atual campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos do Viradouro, por mais um ano, tem a safra com maior número de sambas inscritos da elite do carnaval carioca. O CARNAVALESCO conversou com o diretor de carnaval da escola, Dudu Falcão, para saber os segredos da Viradouro para ter, mais uma vez, uma grande safra em número de sambas e muito elogiada no mundo do carnaval. Segundo Dudu, um conjunto de ações da escola possibilitam uma boa safra.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

dudu falcao viradouro
Foto: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

“É a certeza dos compositores em saber que aqui é uma disputa muito íntegra, muito correta e acreditar, de fato, que a escolha será do melhor. É uma sinopse muito bem trabalhada, mas voltada para o compositor, além de procurar externar da melhor maneira possível a história. O Tarcísio (Zanon) e o Gustavo (Melo) buscam que a sinopse seja clara para o compositor pegar e escrever o samba. Mas, principalmente, são as etapas do tira-dúvidas, junto com a audição, que nos ajudam a chegar em uma safra satisfatória. Juntando tudo isso, é sempre a escolha de um bom enredo e uma boa sinopse”, explicou Dudu Falcão.

Ouça os sambas que seguem na Viradouro para o Carnaval 2025

As audições, citadas por Dudu Falcão, são uma das etapas do processo realizado pela Viradouro antes do sambas serem apresentados para o público. “Depois de alguns tira-dúvidas, nos reunimos e cada parceria mostra seu samba, junto com uma parte musical e ali, nós vamos tentando achar, junto com a parceria, o melhor caminho. A maioria já chega lá com tudo muito feito e cabe só uma orientação nossa de ajuste. São três processos desses, que têm dado muito resultado. Isso tem sido, nos últimos dois anos, muito importante para o nosso resultado”, completa.

Disputa de samba

Com a grande safra, a disputa de samba da Viradouro para a escolha do samba-enredo para o carnaval de 2025 está muito acirrada. Dudu Falcão comentou sobre o que o samba campeão precisa ter para ser escolhido como hino da Unidos do Viradouro para o carnaval de 2025.

“Precisa juntar o que nós precisamos mostrar de projeto, respeitar muito bem o enredo, balançar a escola e principalmente, passar o recado correto e perfeito do nosso chão para as arquibancadas e para o mundo do samba. No final de tudo, é emocionar a Sapucaí”,
disse.

A Unidos do Viradouro será a terceira escola a desfilar no primeiro dia de desfiles (Domingo) do Grupo Especial no carnaval de 2025. A Vermelha e Branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon.