A agradável noite de sábado (20 de setembro) na cidade de São Paulo teve, também, muita animação e fantasia na Zona Oeste da maior cidade da América Latina. A Dragões da Real apresentou os protótipos de cada ala para o mundo do samba paulistano na Caverna do Dragão, quadra da escola, na Vila Anastácio. A agremiação, que será a terceira a desfilar na sexta-feira de carnaval (primeira do Grupo Especial da folia no município), terá como enredo “Guerreiras Icamiabas – Uma lendária história de força e resistência”, assinado pelo carnavalesco Jorge Freitas. Presente em datas importantes para as escolas de samba paulistanas, o CARNAVALESCO entrevistou figuras importantes para a produção do desfile de 2026 da agremiação.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Natureza das fantasias

Ao fazer um enredo ligado aos povos originários, muitos pensam que a fantasias teriam muita predominância da cor verde – intimamente ligada às florestas. Em alguns momentos, entretanto, a Dragões da Real optou por dar mais ênfase em tons terrosos.

dragoes eventofant 1

Quando perguntado sobre tal característica dos protótipos, Jorge Freitas destacou que tais tons são tão importantes quanto o equilíbrio do primeiro ao último piloto: “Eu acho que o ponto forte das fantasias é a qualidade delas do início ao fim do nosso desfile. As cores influenciam muito porque eu quero botar o dedo na ferida e falar que nós temos que agir agora: pode ser tarde demais se a gente não parar para refletir, para pensar numa causa tão forte que é a preservação da natureza. Eu acredito muito que o desfile da Dragões não vai ser apenas um desfile bonito, mas um desfile aguerrido, com uma performance muito grande para uma narrativa tão necessária quanto a preservação das nossas matas”, comentou.

Impacto visual

Outros personagens importantes da escola ouvidos pela reportagem também destacaram o quanto estão empolgados com a plástica da agremiação para 2026. Renato Remondini, popularmente conhecimento como Tomate, presidente da instituição, foi um deles: “Todo presidente, todo diretor, todo cara que é apaixonado pelo carnaval, quando vê um trabalho, ele sempre fala que conseguiu se superar. Eu vou dizer uma coisa para você, com toda a convicção – e, ao final da jornada de hoje, eu tenho a plena convicção que todos vocês falarão isso: é o maior conjunto visual de fantasias e de alegorias que a Dragões já fez”, prometeu.

dragoes eventofant 5

Em outro momento, o principal mandatário voltou a reafirmar o quanto a estética será marcante, mas não trará problemas para o desfilante: “O visual que vocês vão ver hoje é do carnaval mais caro que a gente já fez. Talvez seja o carnaval mais volumoso, porém é leve. Você vai ver fantasias e vai perguntar da Evolução da escola, mas você vai ver o componente brincando aqui dentro usando a fantasia. Essa é a proposta da Dragões: fazer um desfile sempre solto. Na Dragões não tem esse negócio. Aqui, é proibido falar fileira, aqui é proibido falar linha, aqui é proibido o diretor de Harmonia apitar. Não tem essas coisas aqui”, destacou.

Márcio Santana, diretor de carnaval da agremiação, rasgou elogios ao carnavalesco da instituição: “A cada ano o Jorge se supera plasticamente. Ele tem uma capacidade muito grande de sintetizar aquilo que ele traz como enredo. Quando o Jorge faz o enredo para a comunidade, obviamente ele já tem toda uma estratégia plástica e de fácil leitura – é um sentimento para com o enredo e com o projeto visual que ele vai desenvolver. É um projeto impactante, são fantasias que vão causar um efeito maravilhoso na avenida, um conjunto visual muito forte, muito impactante e que, principalmente, não perde a essência dos carnavais da Dragões – que é a fácil leitura. Esse é o ponto alto desse conjunto de fantasias que foi apresentado hoje”, comentou.

dragoes eventofant 6

Força do enredo

Nas entrevistas realizadas pela reportagem, um ponto chamou atenção da reportagem: mesmo focando nas fantasias apresentadas, a temática a ser explorada pela Dragões da Real foi muito elogiada.

dragoes eventofant 2

Jorge foi um dos profissionais que destacou a história que será contada no Anhembi: “Nós temos uma narrativa muito forte, uma narrativa atual, uma narrativa necessária para, até mesmo, fazer uma transformação do Anhembi em uma voz pela luta das matas e das florestas através do empoderamento feminino – que são as guerreiras icamiabas, mote do nosso enredo, sempre com muita performance. As marias diversas, que lutam até hoje através da ancestralidade das icamiabas em busca da preservação das matas, da floresta e da Amazônia”, afirmou.

dragoes eventofant 4

Tomate, além de falar do enredo, fez uma espécie de cadeia de consequências positivas que a temática trouxe – exaltando, também, o samba-enredo da Dragões da Real para 2026: “A gente tem um enredo muito forte, com uma linha totalmente diferente do que nós nunca fizemos e do que o Jorge não fazia há mais de vinte anos, se eu não estou enganado. Nós temos um samba maravilhoso, um samba que foi um presente, mesmo. A Dragões tem Asa Branca, aquele samba aclamado por todo mundo, e voltamos a ter um samba unânime no universo do carnaval. O enredo bom vai te dar um samba bom, e o enredo bom vai te dar um visual maravilhoso”, finalizou.

Citado pelo presidente, o último desfile com temática originária assinado por Jorge Freitas foi a histórica reedição de “Lendas e Mistérios da Amazônia” no ano de 2004 – primeiro em que foram permitidos os enredos com nova roupagem. No caso, a Portela, que tinha levado para a então avenida Presidente Vargas, em 1970, tal história, voltou a utilizá-la – na segunda oportunidade, na Marquês de Sapucaí.

dragoes eventofant 8 dragoes eventofant 7 dragoes eventofant 3